O PRESENTE ARTIGO RESULTA DE PESQUISA REALIZADA COM 24 ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE
UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE PARINTINS/AM, CUJO OBJETIVO PAUTOU-SE EM AVALIAR A IMPLEMENTAÇÃO DE
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A MORFOLOGIA DA FLOR EM LABORATÓRIOS
VIVOS. O ESTUDO CONTOU COM A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS NA ESCOLA E UM ESPAÇO NÃO FORMAL. A METODOLOGIA
ADOTADA NA PESQUISA DEU-SE QUALITATIVAMENTE COM A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E OS INSTRUMENTOS PARA A
COLETA DE DADOS A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI BASEADA EM
ARAÚJO (2014) SEGUINDO CINCO ETAPAS: PASSEIO PELA TRILHA, COLETA DE FLORES, PRODUÇÃO DE TEXTO,
MONTAGEM DE UM ÁLBUM SOBRE A MORFOLOGIA DAS FLORES, ORIENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS
SOBRE MORFOLOGIA DAS FLORES. OS DADOS OBTIDOS FORAM ANALISADOS QUALITATIVAMENTE A PARTIR DA SEQUÊNCIA
DIDÁTICA. OS FUNDAMENTOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PROPOSTA POR AUSUBEL SERVIRAM
COMO BASE TEÓRICA ÀS ANÁLISES DOS DADOS OBTIDOS. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO APONTAM QUE A
IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS E
AULAS DE CAMPO É IMPORTANTE NA DISCIPLINA CIÊNCIAS NATURAIS, POIS PROMOVE A APRENDIZAGEM
SIGNIFICATIVA DO CONTEÚDO ESCOLAR.