AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM ACOMPANHAM AS MAIS VARIADAS CLASSES, NÃO IMPORTANDO CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, SOCIAIS, ECONÔMICAS, GÊNERO, CREDO OU QUAISQUER OUTRAS ESPECIFICIDADES. NESTE ÍNTERIM CABE UMA INVESTIGAÇÃO NAS DIFICULDADES EM MATEMÁTICA APRESENTADAS POR CRIANÇAS QUANDO ADENTRAM NO ENSINO FUNDAMENTAL II, ONDE PASSAM A TER UM PROFESSOR POR MATÉRIA E SE DEPARAM COM PROBLEMAS MATEMÁTICOS QUE NÃO ESTAVAM FAMILIARIZADAS, GERANDO, POR VEZES, UMA REPULSA PARA COM A DISCIPLINA. ESTA PESQUISA VEM ANALISAR AS INFLUÊNCIAS, POSITIVAS E/OU NEGATIVAS, DOS(AS) PROFESSORES(AS) DOS ANOS INICIAIS (1º AO 5º ANO) NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES E ESTABELECER UM PARALELO COM AS DIFICULDADES E FACILIDADES APRESENTADAS POR ESTES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO).