EDUCAÇÃO INCLUSIVA, UTILIZANDO RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AREIA-PB, EM TEMPOS DE PANDEMIA
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72886 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 251 "inscrito_id" => 980 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, UTILIZANDO RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AREIA-PB, EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "PROVER EDUCAÇÃO COM OPORTUNIDADES IGUAIS E INCLUSÃO SOCIAL É ASSUNTO CADA VEZ MAIS VEM DEBATIDO, PELA NECESSIDADE DE GARANTIR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E IGUALITÁRIA A TODOS OS ALUNOS. O PRINCIPAL DESAFIO É OFERECER CONDIÇÕES EQUÂNIMES DE ACESSO A RECURSOS DE APRENDIZAGEM, ESPECIALMENTE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), QUE, DURANTE A PANDEMIA, FORAM PRIMORDIAIS PARA A CONTINUIDADE DAS AULAS E ATIVIDADES EDUCACIONAIS. O USO DOS FERRAMENTAS ELETRÔNICAS, APLICATIVOS (WHATSAPP, GOOGLE MEET E INSTAGRAM) E RECURSOS DE COMUNICAÇÃO, FORAM INDISPENSÁVEIS PARA O APRENDIZADO E INTERAÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES. OS PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, “INSERÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DA INFORMÁTICA – UMA ABORDAGEM ENVOLVENDO TODA COMUNIDADE” E “DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DE OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS – OPI AREIA”, FORAM EXECUTADOS, TENDO COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB, UTILIZANDO METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS, ATIVIDADES MOTIVADORAS, CONTSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS LÚDICOS, PLANEJAMENTO E PROMOÇÃO DE EVENTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS, PARA ALUNOS E FAMILIARES, ALÉM DE CONSTRUÇÃO DE BLOG E SITE, QUE SERVIRAM DE REPOSITÓRIO DOS MATERIAIS DISPONIBILIZADOS NOS PROJETOS, PARA ACESSO GRATUITO PELA COMUNIDADE. COMO RESULTADOS, FORAM OBSERVADOS QUE O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS MELHOROU CONSIDERAVELMENTE, BEM COMO A APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FORAM MARCANTES. AS AÇÕES PROMOVIDAS POSSIBILITARAM AUMENTAR O VÍNCULO DOS ALUNOS COM AS ESCOLAS, DIMINUINDO SOBREMANEIRA A EVASÃO ESCOLAR. A COMUNIDADE TRABALHADA VIVE EM GRANDE VULNERABILIDADE SOCIAL, E AS AÇÕES EXECUTADAS POSSIBILITARAM A INCLUSÃO SOCIAL E MELHORIA NO APRENDIZADO, PELA ESTUDANTES DA COMUNIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 02: Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESCOLAS PÚBLICAS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA19_ID980_20102020135320.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA VERÔNICA COSTA MIRANDA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MIRANDA" "autor_email" => "marciamirandapb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72886 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 251 "inscrito_id" => 980 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, UTILIZANDO RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AREIA-PB, EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "PROVER EDUCAÇÃO COM OPORTUNIDADES IGUAIS E INCLUSÃO SOCIAL É ASSUNTO CADA VEZ MAIS VEM DEBATIDO, PELA NECESSIDADE DE GARANTIR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E IGUALITÁRIA A TODOS OS ALUNOS. O PRINCIPAL DESAFIO É OFERECER CONDIÇÕES EQUÂNIMES DE ACESSO A RECURSOS DE APRENDIZAGEM, ESPECIALMENTE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), QUE, DURANTE A PANDEMIA, FORAM PRIMORDIAIS PARA A CONTINUIDADE DAS AULAS E ATIVIDADES EDUCACIONAIS. O USO DOS FERRAMENTAS ELETRÔNICAS, APLICATIVOS (WHATSAPP, GOOGLE MEET E INSTAGRAM) E RECURSOS DE COMUNICAÇÃO, FORAM INDISPENSÁVEIS PARA O APRENDIZADO E INTERAÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES. OS PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, “INSERÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DA INFORMÁTICA – UMA ABORDAGEM ENVOLVENDO TODA COMUNIDADE” E “DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DE OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS – OPI AREIA”, FORAM EXECUTADOS, TENDO COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB, UTILIZANDO METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS, ATIVIDADES MOTIVADORAS, CONTSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS LÚDICOS, PLANEJAMENTO E PROMOÇÃO DE EVENTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS, PARA ALUNOS E FAMILIARES, ALÉM DE CONSTRUÇÃO DE BLOG E SITE, QUE SERVIRAM DE REPOSITÓRIO DOS MATERIAIS DISPONIBILIZADOS NOS PROJETOS, PARA ACESSO GRATUITO PELA COMUNIDADE. COMO RESULTADOS, FORAM OBSERVADOS QUE O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS MELHOROU CONSIDERAVELMENTE, BEM COMO A APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FORAM MARCANTES. AS AÇÕES PROMOVIDAS POSSIBILITARAM AUMENTAR O VÍNCULO DOS ALUNOS COM AS ESCOLAS, DIMINUINDO SOBREMANEIRA A EVASÃO ESCOLAR. A COMUNIDADE TRABALHADA VIVE EM GRANDE VULNERABILIDADE SOCIAL, E AS AÇÕES EXECUTADAS POSSIBILITARAM A INCLUSÃO SOCIAL E MELHORIA NO APRENDIZADO, PELA ESTUDANTES DA COMUNIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 02: Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESCOLAS PÚBLICAS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA19_ID980_20102020135320.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA VERÔNICA COSTA MIRANDA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MIRANDA" "autor_email" => "marciamirandapb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }