PROVER EDUCAÇÃO COM OPORTUNIDADES IGUAIS E INCLUSÃO SOCIAL É ASSUNTO CADA VEZ MAIS VEM DEBATIDO, PELA NECESSIDADE DE GARANTIR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E IGUALITÁRIA A TODOS OS ALUNOS. O PRINCIPAL DESAFIO É OFERECER CONDIÇÕES EQUÂNIMES DE ACESSO A RECURSOS DE APRENDIZAGEM, ESPECIALMENTE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), QUE, DURANTE A PANDEMIA, FORAM PRIMORDIAIS PARA A CONTINUIDADE DAS AULAS E ATIVIDADES EDUCACIONAIS. O USO DOS FERRAMENTAS ELETRÔNICAS, APLICATIVOS (WHATSAPP, GOOGLE MEET E INSTAGRAM) E RECURSOS DE COMUNICAÇÃO, FORAM INDISPENSÁVEIS PARA O APRENDIZADO E INTERAÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES. OS PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, “INSERÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DA INFORMÁTICA – UMA ABORDAGEM ENVOLVENDO TODA COMUNIDADE” E “DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DE OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS – OPI AREIA”, FORAM EXECUTADOS, TENDO COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB, UTILIZANDO METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS, ATIVIDADES MOTIVADORAS, CONTSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS LÚDICOS, PLANEJAMENTO E PROMOÇÃO DE EVENTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS, PARA ALUNOS E FAMILIARES, ALÉM DE CONSTRUÇÃO DE BLOG E SITE, QUE SERVIRAM DE REPOSITÓRIO DOS MATERIAIS DISPONIBILIZADOS NOS PROJETOS, PARA ACESSO GRATUITO PELA COMUNIDADE. COMO RESULTADOS, FORAM OBSERVADOS QUE O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS MELHOROU CONSIDERAVELMENTE, BEM COMO A APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FORAM MARCANTES. AS AÇÕES PROMOVIDAS POSSIBILITARAM AUMENTAR O VÍNCULO DOS ALUNOS COM AS ESCOLAS, DIMINUINDO SOBREMANEIRA A EVASÃO ESCOLAR. A COMUNIDADE TRABALHADA VIVE EM GRANDE VULNERABILIDADE SOCIAL, E AS AÇÕES EXECUTADAS POSSIBILITARAM A INCLUSÃO SOCIAL E MELHORIA NO APRENDIZADO, PELA ESTUDANTES DA COMUNIDADE.