ESTE ARTIGO TRATA DA INCLUS?O DA PESSOA COM DEFICI?NCIA NA ESCOLA P?BLICA BRASILEIRA. O TRABALHO FOI
REALIZADO A PARTIR DE DADOS LEVANTADOS EM UMA PESQUISA REALIZADA NAS S?RIES INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL DE CINCO ESCOLAS DA REDE P?BLICA, LOCALIZADAS EM BEL?M, CAPITAL DO ESTADO DO PAR?, NA
REGI?O NORTE DO BRASIL. O OBJETIVO ? VERIFICAR DE QUE FORMA SE PROP?E A INCLUS?O DOS ALUNOS COM
DEFICI?NCIA NESSAS ESCOLAS E QUAIS OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES E DIRETORES PARA A EFETIVA??O
DA INCLUS?O DESSES SUJEITOS NO ESPA?O ESCOLAR. PRETENDE-SE AINDA VERIFICAR OS ENFRENTAMENTOS DOS ALUNOS
COM DEFICI?NCIA NO AMBIENTE ESCOLAR E COMO SE ESTABELECEM AS RELA??ES ENTRE OS ALUNOS COM E SEM
DEFICI?NCIA NO INTERIOR DA SALA DE AULA. PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, UTILIZOU-SE A ABORDAGEM
QUALIQUANTITAVA, QUE CONTOU COM UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E UMA PESQUISA IN LOCUS, A FIM DE
POSSIBILITAR OBSERVA??ES E QUESTION?RIOS COM PERGUNTAS SEMIESTRUTURADAS FEITAS COM PROFESSORES,
DIRETORES E ALUNOS COM E SEM DEFICI?NCIA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE PROFUNDAS INTERFER?NCIAS
PEDAG?GICAS DEVEM SER FEITAS NO ATUAL MODELO DE EDUCA??O PROPOSTO PELAS ESCOLAS PESQUISADAS PARA SE
OBTER UMA EDUCA??O MINIMAMENTE INCLUSIVA E, AINDA, INDICAM QUE S?O NECESS?RIAS ALGUMAS
REFORMULA??ES ESTRUTURAIS NO MODELO DE INCLUS?O ESCOLAR APRESENTADO, NA BUSCA DE GARANTIR AOS ALUNOS
COM DEFICI?NCIA AS CONDI??ES B?SICAS PARA SEU DESENVOLVIMENTO E SUA INCLUS?O DENTRO DAS SALAS DE AULA
DAS ESCOLAS DA REDE P?BLICA DE ENSINO.