ESTE TRABALHO VISA ELUCIDAR COMO FOI A ELABORA??O DE UMA SALA VIRTUAL NO MOODLE, ASSOCIADA A UMA PROPOSTA DE SEQU?NCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI), DURANTE UMA FORMA??O CONTINUADA OFERECIDA A PROFESSORES DE CI?NCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE/MS. A PESQUISA-FORMA??O ? A METODOLOGIA ADOTADA NESTE TRABALHO E PARA A COLETA DE DADOS UTILIZAMOS AS ENTREVISTAS E AS GRAVA??ES REALIZADAS NA FORMA??O CONTINUADA. NOS RESULTADOS, POIS CONSTATAMOS QUE A UTILIZA??O DOS SIMULADORES, NO AMBIENTE FOI UM DIFERENCIAL NA PR?TICA DOCENTE, AS AULAS FICARAM MAIS DIN?MICAS E ATRATIVAS PARA OS ALUNOS, O QUE OS TORNOU PARTICIPANTES ATIVOS DO PROCESSO DE CONSTRU??O DO SEU CONHECIMENTO E, NAS SALAS VIRTUAIS, HOUVE A POSSIBILIDADE DE UNIR TEORIA E A PR?TICA, HAJA VISTA QUE AS ESTA??ES DO ANO E A INCID?NCIA DOS RAIOS SOLARES FORAM VISUALIZADAS POR MEIO DOS SIMULADORES VIRTUAIS.