O TERRITÓRIO EM SALA DE AULA ESTÁ BASEADO, ENTRE O QUERER ENSINAR E O QUERER APRENDER, O QUERER RESPEITAR E O NÃO RESPEITAR, O SILENCIAR E O QUERER BAGUNÇAR, ENTRE O BRINCAR E O PRESTAR ATENÇÃO NA EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR. OBJETIVO DA PESQUISA É ANALISAR ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO SUCESSOR E ANTECESSOR DE UM NÚMERO NATURAL, ASSIM COMO CONCEITUAR O QUE É SUCESSOR E ANTECESSOR. A PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO E FOI REALIZADA SEGUNDO A METODOLOGIA DE ANÁLISE DE ERROS (BRUM E CURY, 2013; FELTES, 2007). O PÚBLICO ALVO DESSA PESQUISA SÃO ALUNOS DO SEXTO ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ALICE DE MELO VIANA, LOCALIZADO NO DISTRITO DE RUA NOVA – BELÉM/PB. PARTICIPARAM DA PESQUISA, 21 ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS NESSA INSTITUIÇÃO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DAS OBSERVAÇÕES E DOS REGISTROS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS, CULMINANDO COM A APLICAÇÃO DE ALGUNS PROBLEMAS SOBRE O CONTEÚDO. A ANÁLISE DOS RESULTADOS DEMONSTRA QUE OS ALUNOS COMETEM ERROS NÃO APENAS PELA INCOMPREENSÃO DO CONCEITO DE SUCESSOR E DE ANTECESSOR DE UM NÚMERO NATURAL, MAS DEVIDO A CERTA CONFUSÃO NO PROCESSO DE SOLUÇÃO DAS OPERAÇÕES. EM SUMA, TERRITÓRIO EDUCACIONAL É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUEM QUER REFLETIR OS ERROS E OS ACERTOS COMETIDOS PELOS ALUNOS.