NASCIMENTO, Rogério José Melo et al.. . Anais IV CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/72623>. Acesso em: 23/11/2024 00:17
É NOTÓRIO QUE A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SENSÓRIO-MOTORA É UM DOS PILARES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA, NO ENTANTO, POR SER UMA CONQUISTA RELATIVAMENTE RECENTE ESSA FORMA DE SE EDUCAR TEM DEIXADO DIVERSAS LACUNAS, FATO ESSE LIGADO A PROBLEMAS, COMO FALTA DE QUALIFICAÇÕES E DÉFICITS ORÇAMENTÁRIOS, A QUAIS IMPEDEM A REALIZAÇÃO DE MUITAS ATIVIDADES. VISTO ESTA PROBLEMÁTICA, O ESTUDO PROPÔS A REALIZAÇÃO DE UMA DINÂMICA QUE NÃO GERA GASTOS, E PODE SER USADA COMO FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL COM TURMAS DE BOTÂNICA NO ENSINO BÁSICO. O ARTIGO PARA SER CONCRETIZADO ADOTOU EM SUA METODOLOGIA UM ESTUDO DOCUMENTAL PARA SITUAR O LEITOR EM COMO ENCONTRA-SE A INCLUSÃO DE PESSOAS CEGAS NO BRASIL, E EXPLICOU DE FORMA SUCINTA COMO A DINÂMICA PODE SER REALIZADA, DISCUTINDO EXEMPLOS. AO FINAL DO TRABALHO NOTOU-SE UMA GRANDE POTENCIALIDADE NA PROPOSTA, FICANDO COMO IDEIA PARA REALIZAÇÕES POSTERIORES EM SALA DE AULA.