O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE PESSOAS SURDAS EM FOCO
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72544 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 253 "inscrito_id" => 952 "titulo" => "O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE PESSOAS SURDAS EM FOCO" "resumo" => "O PRESENTE PROJETO É DE CUNHO QUALITATIVO E DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA AMPARADO NA ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTÍFICOS QUE TRATAM DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE PESSOAS SURDAS, A PARTIR DE UM RECORTE TEMPORAL QUE COMPREENDE O PERÍODO DE 2006 A 2018, ABORDANDO O TEMA, O\u{A0} USO DE RECURSOS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PAUTADOS NA INCLUSÃO DAS PESSOAS COM SURDEZ. COMO CRITÉRIO PARA OBTENÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA FORAM LEVANTADAS AS SEGUINTES HIPÓTESES. COMO É O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA PESSOA SURDA? E COMO O DOCENTE PODE FACILITAR ESSE SUPRACITADO DO ALUNO UTILIZANDO RECURSOS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS? OBJETIVAMOS POR MEIO DESTA PESQUISA APRESENTAR A REALIDADE DO ENSINO REGULAR E DAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA PESSOA SURDA. DA PESQUISA RESULTOU QUE EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS TEM POR PREMISSA O VISUAL COMO PARTE INTEGRANTE DA CONSTITUIÇÃO LINGUÍSTICA. EM VIRTUDE DISTO, É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE TODO O MATERIAL DIDÁTICO, BEM COMO A PRÁTICA PEDAGÓGICA, CONSIDERE ESSA ESPECIFICIDADE QUE FAZ PARTE DA CONSTITUIÇÃO BILÍNGUE DAS PESSOAS COM SURDEZ. O MANUSEIO DESSES RECURSOS NO PROCESSO DE ENSINO É IMPORTANTE PARA DESCONSTRUIR O MODELO DE EDUCAÇÃO TRADICIONAL, QUE TEM COMO CARACTERÍSTICA A FIGURA DO/A PROFESSOR/A COMO CENTRALIZADOR/A DO SABER ACADÊMICO/ESCOLAR." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, PESSOAS SURDAS, LIBRAS, MATERIAL DIDÁTICO ALTERNATIVO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA7_ID952_26102020122505.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANUZA ROCHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VANUZA ROCHA DA SILVA" "autor_email" => "silvarochavanuza@gmail.co" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE (UNINASSAU CPV)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72544 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 253 "inscrito_id" => 952 "titulo" => "O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE PESSOAS SURDAS EM FOCO" "resumo" => "O PRESENTE PROJETO É DE CUNHO QUALITATIVO E DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA AMPARADO NA ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTÍFICOS QUE TRATAM DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE PESSOAS SURDAS, A PARTIR DE UM RECORTE TEMPORAL QUE COMPREENDE O PERÍODO DE 2006 A 2018, ABORDANDO O TEMA, O\u{A0} USO DE RECURSOS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PAUTADOS NA INCLUSÃO DAS PESSOAS COM SURDEZ. COMO CRITÉRIO PARA OBTENÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA FORAM LEVANTADAS AS SEGUINTES HIPÓTESES. COMO É O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA PESSOA SURDA? E COMO O DOCENTE PODE FACILITAR ESSE SUPRACITADO DO ALUNO UTILIZANDO RECURSOS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS? OBJETIVAMOS POR MEIO DESTA PESQUISA APRESENTAR A REALIDADE DO ENSINO REGULAR E DAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA PESSOA SURDA. DA PESQUISA RESULTOU QUE EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS TEM POR PREMISSA O VISUAL COMO PARTE INTEGRANTE DA CONSTITUIÇÃO LINGUÍSTICA. EM VIRTUDE DISTO, É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE TODO O MATERIAL DIDÁTICO, BEM COMO A PRÁTICA PEDAGÓGICA, CONSIDERE ESSA ESPECIFICIDADE QUE FAZ PARTE DA CONSTITUIÇÃO BILÍNGUE DAS PESSOAS COM SURDEZ. O MANUSEIO DESSES RECURSOS NO PROCESSO DE ENSINO É IMPORTANTE PARA DESCONSTRUIR O MODELO DE EDUCAÇÃO TRADICIONAL, QUE TEM COMO CARACTERÍSTICA A FIGURA DO/A PROFESSOR/A COMO CENTRALIZADOR/A DO SABER ACADÊMICO/ESCOLAR." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, PESSOAS SURDAS, LIBRAS, MATERIAL DIDÁTICO ALTERNATIVO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA7_ID952_26102020122505.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANUZA ROCHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VANUZA ROCHA DA SILVA" "autor_email" => "silvarochavanuza@gmail.co" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE (UNINASSAU CPV)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }