INCLUSÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA EM SENHOR DO BONFIM-BA
0 of 0"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 72487 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 978 "titulo" => "INCLUSÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA EM SENHOR DO BONFIM-BA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ABORDA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. SEU OBJETIVO FOI COMPREENDER COMO A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS ESTÁ SENDO CONTEMPLADA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES NOS CURSOS DE LICENCIATURAS (MATEMÁTICA, PEDAGOGIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, E TEATRO) NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (DEDC) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB/CAMPUS VII, SENHOR DO BONFIM. O ESTUDO BASEOU-SE NAS IDEIAS DE MENDES (2006), PIMENTEL (2011), MITTLER (2003), MANTOAN (2003), GATT (2009). FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA DO TIPO QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA. OS DADOS DA PESQUISA MOSTRARAM QUE OS CURSOS DE LICENCIATURA PREVEEM EM SEUS PPCS E NAS GRANDES CURRICULARES O COMPONENTE CURRICULAR LIBRAS, O QUE DEMONSTRA UM CUIDADO EM ATENDER A COMUNIDADE SURDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO ENTANTO, CONSTATAMOS QUE SOMENTE ELA NÃO GARANTE UMA FORMAÇÃO PARA ATENDER TODAS AS DIVERSIDADES PRESENTE NO ESPAÇO ESCOLAR. COM ISSO, FICA EXPLICITO A NECESSIDADE DE UMA REFORMULAÇÃO CURRICULAR NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NO SENTIDO DE GARANTIR UMA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE OS COMPONENTES DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, NO QUAL A TEMÁTICA SOBRE INCLUSÃO EDUCACIONAL SEJA CONTEMPLADA DE FORMA TRANSVERSAL, CONTRIBUÍDO ASSIM PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA IDENTIDADE DO PROFESSOR, NO QUAL ESTARÁ CENTRADA NA PERSPECTIVA DAS DIVERSIDADES. ◀O PRESENTE ARTIGO ABORDA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. SEU OBJETIVO FOI COMPREENDER COMO A INCLUSÃO EDUCACION ▶" "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, INCLUSÃO EDUCACIONAL, LICENCIATURAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA9_ID978_27102020184751.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IDEILTON ALVES FREIRE LEAL" "autor_nome_curto" => "IDEILTON LEAL" "autor_email" => "mateusideilton@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 72487 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 978 "titulo" => "INCLUSÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA EM SENHOR DO BONFIM-BA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ABORDA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. SEU OBJETIVO FOI COMPREENDER COMO A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS ESTÁ SENDO CONTEMPLADA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES NOS CURSOS DE LICENCIATURAS (MATEMÁTICA, PEDAGOGIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, E TEATRO) NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (DEDC) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB/CAMPUS VII, SENHOR DO BONFIM. O ESTUDO BASEOU-SE NAS IDEIAS DE MENDES (2006), PIMENTEL (2011), MITTLER (2003), MANTOAN (2003), GATT (2009). FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA DO TIPO QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA. OS DADOS DA PESQUISA MOSTRARAM QUE OS CURSOS DE LICENCIATURA PREVEEM EM SEUS PPCS E NAS GRANDES CURRICULARES O COMPONENTE CURRICULAR LIBRAS, O QUE DEMONSTRA UM CUIDADO EM ATENDER A COMUNIDADE SURDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO ENTANTO, CONSTATAMOS QUE SOMENTE ELA NÃO GARANTE UMA FORMAÇÃO PARA ATENDER TODAS AS DIVERSIDADES PRESENTE NO ESPAÇO ESCOLAR. COM ISSO, FICA EXPLICITO A NECESSIDADE DE UMA REFORMULAÇÃO CURRICULAR NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NO SENTIDO DE GARANTIR UMA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE OS COMPONENTES DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, NO QUAL A TEMÁTICA SOBRE INCLUSÃO EDUCACIONAL SEJA CONTEMPLADA DE FORMA TRANSVERSAL, CONTRIBUÍDO ASSIM PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA IDENTIDADE DO PROFESSOR, NO QUAL ESTARÁ CENTRADA NA PERSPECTIVA DAS DIVERSIDADES. ◀O PRESENTE ARTIGO ABORDA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. SEU OBJETIVO FOI COMPREENDER COMO A INCLUSÃO EDUCACION ▶" "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, INCLUSÃO EDUCACIONAL, LICENCIATURAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA9_ID978_27102020184751.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IDEILTON ALVES FREIRE LEAL" "autor_nome_curto" => "IDEILTON LEAL" "autor_email" => "mateusideilton@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }