ESCOLA DA PONTE: UM NOVO JEITO DE ENSINAR E APRENDER. ANÁLISE DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO MUNDIALMENTE RECONHECIDA.
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72454 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 136 "inscrito_id" => 725 "titulo" => "ESCOLA DA PONTE: UM NOVO JEITO DE ENSINAR E APRENDER. ANÁLISE DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO MUNDIALMENTE RECONHECIDA." "resumo" => "BOA PARTE DA FORMAÇÃO CIDADÃ DE UM INDIVÍDUO SE DAR ATRAVÉS DA ESCOLA, É O LUGAR ONDE QUANDO CRIANÇAS, APRENDEMOS REGRAS BÁSICAS DE DISCIPLINA, ÉTICA E SOLIDARIEDADE, APRENDEMOS A COMPARTILHAR E A TER RESPONSABILIDADES, E NO DECORRER DOS ANOS, ESSA SE TORNA NOSSA SEGUNDA CASA. É O LOCAL ONDE SOMOS MOTIVADOS A DAR “ASAS À IMAGINAÇÃO” E A CONSTRUIR UM PENSAMENTO CRÍTICO DIANTE UM DETERMINADO TEMA. INFELIZMENTE SABEMOS QUE PELO MENOS NO BRASIL A EDUCAÇÃO NÃO É UMA DAS MELHORES, E POR MAIS QUE EXISTEM DIVERSAS PESQUISAS VOLTADAS A METODOLOGIA DE ENSINO, A ADOTADA ATUALMENTE NÃO NOS ENTREGA BONS RESULTADOS. E FOI QUESTIONANDO ESSA FORMA TRADICIONAL DE SE ENSINAR QUE SURGE UMA NOVA ESCOLA COM UM MODELO DE ENSINO PARA LÁ DE INOVADOR: A ESCOLA DA PONTE, LOCALIZADA EM PORTUGAL E TENDO COMO IDEALIZADOR O PROFESSOR JOSÉ PACHECO. ESSA INSTITUIÇÃO NÃO SEGUE UM PADRÃO DE ENSINO BASEADO EM SÉRIES, MÓDULOS OU CICLOS E NÃO HÁ PROFESSORES RESPONSÁVEIS POR DISCIPLINAS OU TURMAS ESPECIFICAS. LÁ, OS ALUNOS NÃO SÃO DIVIDIDOS POR TURMAS, PELO CONTRÁRIO, SÃO MOTIVADOS A TRABALHAREM JUNTOS E ASSIM DESENVOLVEREM UM PROJETO DE PESQUISA DENTRO DE UMA DETERMINADA ÁREA DE CONHECIMENTO. SERIA POSSÍVEL QUE ESSA METODOLOGIA FOSSE ADOTADA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS? QUAIS SERIAM OS DESAFIOS? O PRESENTE TRABALHO CONSISTE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EXPONDO AO LEITOR UM BREVE HISTÓRICO DA METODOLOGIA DE ENSINO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS E SUA EFICÁCIA DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ANALISANDO TAMBÉM O SISTEMA DE ENSINO DA ESCOLA DA PONTE EM PORTUGAL, INSTITUIÇÃO MODELO MUNDIALMENTE RECONHECIDA." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 10: Educação, Inclusão e Envelhecimento" "palavra_chave" => "ESCOLA DA PONTE, EDUCAÇÃO, METODOLOGIA, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA10_ID725_29062020033918.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO ENRRIQUE SILVA PEIXOTO" "autor_nome_curto" => "PEDRO ENRRIQUE" "autor_email" => "pedroenrriquesp@hotmail.c" "autor_ies" => "UNOPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72454 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 136 "inscrito_id" => 725 "titulo" => "ESCOLA DA PONTE: UM NOVO JEITO DE ENSINAR E APRENDER. ANÁLISE DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO MUNDIALMENTE RECONHECIDA." "resumo" => "BOA PARTE DA FORMAÇÃO CIDADÃ DE UM INDIVÍDUO SE DAR ATRAVÉS DA ESCOLA, É O LUGAR ONDE QUANDO CRIANÇAS, APRENDEMOS REGRAS BÁSICAS DE DISCIPLINA, ÉTICA E SOLIDARIEDADE, APRENDEMOS A COMPARTILHAR E A TER RESPONSABILIDADES, E NO DECORRER DOS ANOS, ESSA SE TORNA NOSSA SEGUNDA CASA. É O LOCAL ONDE SOMOS MOTIVADOS A DAR “ASAS À IMAGINAÇÃO” E A CONSTRUIR UM PENSAMENTO CRÍTICO DIANTE UM DETERMINADO TEMA. INFELIZMENTE SABEMOS QUE PELO MENOS NO BRASIL A EDUCAÇÃO NÃO É UMA DAS MELHORES, E POR MAIS QUE EXISTEM DIVERSAS PESQUISAS VOLTADAS A METODOLOGIA DE ENSINO, A ADOTADA ATUALMENTE NÃO NOS ENTREGA BONS RESULTADOS. E FOI QUESTIONANDO ESSA FORMA TRADICIONAL DE SE ENSINAR QUE SURGE UMA NOVA ESCOLA COM UM MODELO DE ENSINO PARA LÁ DE INOVADOR: A ESCOLA DA PONTE, LOCALIZADA EM PORTUGAL E TENDO COMO IDEALIZADOR O PROFESSOR JOSÉ PACHECO. ESSA INSTITUIÇÃO NÃO SEGUE UM PADRÃO DE ENSINO BASEADO EM SÉRIES, MÓDULOS OU CICLOS E NÃO HÁ PROFESSORES RESPONSÁVEIS POR DISCIPLINAS OU TURMAS ESPECIFICAS. LÁ, OS ALUNOS NÃO SÃO DIVIDIDOS POR TURMAS, PELO CONTRÁRIO, SÃO MOTIVADOS A TRABALHAREM JUNTOS E ASSIM DESENVOLVEREM UM PROJETO DE PESQUISA DENTRO DE UMA DETERMINADA ÁREA DE CONHECIMENTO. SERIA POSSÍVEL QUE ESSA METODOLOGIA FOSSE ADOTADA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS? QUAIS SERIAM OS DESAFIOS? O PRESENTE TRABALHO CONSISTE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EXPONDO AO LEITOR UM BREVE HISTÓRICO DA METODOLOGIA DE ENSINO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS E SUA EFICÁCIA DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ANALISANDO TAMBÉM O SISTEMA DE ENSINO DA ESCOLA DA PONTE EM PORTUGAL, INSTITUIÇÃO MODELO MUNDIALMENTE RECONHECIDA." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 10: Educação, Inclusão e Envelhecimento" "palavra_chave" => "ESCOLA DA PONTE, EDUCAÇÃO, METODOLOGIA, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA10_ID725_29062020033918.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO ENRRIQUE SILVA PEIXOTO" "autor_nome_curto" => "PEDRO ENRRIQUE" "autor_email" => "pedroenrriquesp@hotmail.c" "autor_ies" => "UNOPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }