A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS
PÚBLICAS BRASILEIRAS
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72362 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 108 "inscrito_id" => 659 "titulo" => """ A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA\r\n DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS\r\n PÚBLICAS BRASILEIRAS """ "resumo" => """ O TRABALHO EXP?E DADOS ACERCA DA INCLUS?O DA PESSOA COM DEFICI?NCIA NAS ESCOLAS P?BLICAS BRASILEIRAS. O OBJETIVO ? ANALISAR DE QUE FORMA ESSES SUJEITOS \r\n DESENVOLVEM SUAS INTERA??ES NO ESPA?O ESCOLAR, EM ESPECIAL NO INTERIOR DA SALA DE AULA, NAS TURMAS DAS S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, E SE ESSES PROCESSOS EST?O SENDO TRABALHADOS DE ACORDO COM AS PROPOSTAS DE UMA\r\n EDUCA??O INCLUSIVA NA REFERIDA ETAPA DE ENSINO DA EDUCA??O B?SICA. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DO M?TODO QUANTIQUALITAVO, QUE CONTOU COM A REALIZA??O DE UMA PESQUISA QUE FOI APLICADA EM SEIS ESCOLAS DA REDE P?BLICA DE ENSINO DA REGI?O URBANA DE BEL?M, CAPITAL\r\n DO ESTADO DO PAR?, NA REGI?O NORTE DO BRASIL. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA COLETA DE DADOS FORAM OBSERVA??ES ABERTAS E OBSERVA??ES PONTUAIS DAS A??ES DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS NESSAS ESCOLAS E, AINDA, A APLICA??O DE UMA ESCALA DE PROXIMIDADE ENTRE OS ALUNOS COM DEFICI?NCIA OU N?O, OBJETIVANDO IDENTIFICAR O POTENCIAL DE SOCIALIZA??O E INTERA??O ENTRE ESSES ALUNOS. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE, MESMO QUE HAJA ALGUMA INTERA??O ENTRE OS ALUNOS COM DEFICI?NCIA, OS QUE N?O APRESENTAM DEFICI?NCIA E OS PROFESSORES, AS RELA??ES DE SOCIALIZA??O DESSES SUJEITOS N?O S?O CAPAZES DE FAZER COM QUE AS CRIAN?AS COM E SEM DEFICI?NCIA DESENVOLVAM RELA??ES AFETIVAS, RESULTANDO NO QUE SE CONSIDERA UM ESTADO DE INVISIBILIDADE SOCIAL DOS EDUCANDOS QUE\r\n APRESENTAM ALGUM TIPO DE DEFICI?NCIA NO INTERIOR DESSAS SALAS DE AULA. """ "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, INTERAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO, PESSOA COM DEFICIÊNCIA, AFETIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA6_ID659_06062020160533.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA MARINHO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "BIANCA SOUZA" "autor_email" => "bmarinho2015@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72362 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 108 "inscrito_id" => 659 "titulo" => """ A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA\r\n DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS\r\n PÚBLICAS BRASILEIRAS """ "resumo" => """ O TRABALHO EXP?E DADOS ACERCA DA INCLUS?O DA PESSOA COM DEFICI?NCIA NAS ESCOLAS P?BLICAS BRASILEIRAS. O OBJETIVO ? ANALISAR DE QUE FORMA ESSES SUJEITOS \r\n DESENVOLVEM SUAS INTERA??ES NO ESPA?O ESCOLAR, EM ESPECIAL NO INTERIOR DA SALA DE AULA, NAS TURMAS DAS S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, E SE ESSES PROCESSOS EST?O SENDO TRABALHADOS DE ACORDO COM AS PROPOSTAS DE UMA\r\n EDUCA??O INCLUSIVA NA REFERIDA ETAPA DE ENSINO DA EDUCA??O B?SICA. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DO M?TODO QUANTIQUALITAVO, QUE CONTOU COM A REALIZA??O DE UMA PESQUISA QUE FOI APLICADA EM SEIS ESCOLAS DA REDE P?BLICA DE ENSINO DA REGI?O URBANA DE BEL?M, CAPITAL\r\n DO ESTADO DO PAR?, NA REGI?O NORTE DO BRASIL. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA COLETA DE DADOS FORAM OBSERVA??ES ABERTAS E OBSERVA??ES PONTUAIS DAS A??ES DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS NESSAS ESCOLAS E, AINDA, A APLICA??O DE UMA ESCALA DE PROXIMIDADE ENTRE OS ALUNOS COM DEFICI?NCIA OU N?O, OBJETIVANDO IDENTIFICAR O POTENCIAL DE SOCIALIZA??O E INTERA??O ENTRE ESSES ALUNOS. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE, MESMO QUE HAJA ALGUMA INTERA??O ENTRE OS ALUNOS COM DEFICI?NCIA, OS QUE N?O APRESENTAM DEFICI?NCIA E OS PROFESSORES, AS RELA??ES DE SOCIALIZA??O DESSES SUJEITOS N?O S?O CAPAZES DE FAZER COM QUE AS CRIAN?AS COM E SEM DEFICI?NCIA DESENVOLVAM RELA??ES AFETIVAS, RESULTANDO NO QUE SE CONSIDERA UM ESTADO DE INVISIBILIDADE SOCIAL DOS EDUCANDOS QUE\r\n APRESENTAM ALGUM TIPO DE DEFICI?NCIA NO INTERIOR DESSAS SALAS DE AULA. """ "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, INTERAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO, PESSOA COM DEFICIÊNCIA, AFETIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA6_ID659_06062020160533.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA MARINHO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "BIANCA SOUZA" "autor_email" => "bmarinho2015@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }