O NÚMERO DE ADOLESCENTES QUE FAZEM USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS AUMENTA EXPONENCIALMENTE NO BRASIL. É FATO QUE, AS TRANSFORMAÇÕES PERTINENTES NESSE MOMENTO DA EXISTÊNCIA HUMANA PODEM VULNERABILIZAR O INDIVÍDUO, APROXIMANDO-O DO MUNDO DAS DROGAS. DIANTE DISSO, A ESCOLA SE APRESENTA COMO AMBIENTE QUE CONCENTRA MUITOS DESSES ADOLESCENTES E PODE SUBSIDIAR A IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE PREVENÇÃO. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA PROMOVER REFLEXÃO ACERCA DO USO DE DROGAS NO CONTEXTO ESCOLAR POR MEIO DE RODAS DE CONVERSA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A ATIVA DO TIPO PROBLEMATIZAÇÃO PARA PROMOVER REFLEXÃO ACERCA DO USO DE DROGAS NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA, BRASIL, NO PERÍODO DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2019. NO PRIMEIRO MOMENTO FOI CONSULTADA A SECRETÁRIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, SEGUIDA PELA VISITA A ESCOLA. NESTA FORAM REALIZADAS CHAMAMENTOS AOS ESTUDANTES QUE DESEJASSEM PARTICIPAR DAS RODAS DE CONVERSA NO CONTRA TURNO DAS AULAS CURRICULARES. NOS ENCONTROS REALIZADOS FOI PERCEPTÍVEL O INTERESSE DE PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES QUE ADERIRAM MAIS FACILMENTE APÓS A CRIAÇÃO DE VÍNCULO, CHAMAMENTO E OFERTA ACESSÍVEL DO CONTEÚDO PROPOSTO. PAULATINAMENTE FORAM SE POSICIONANDO ENQUANTO SUJEITOS, PROPONDO TEMÁTICAS E ATIVIDADES. AS INTERVENÇÕES DEMONSTRARAM A DISPONIBILIDADE DOS ASSISTIDOS AO LONGO DO PROCESSO E INDISPENSÁVEL IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA ESCOLA, EM ESPECIAL QUANTO ÀS DROGAS NO CONTEXTO DA ADOLESCÊNCIA.