Artigo Anais do I CONEIL

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-92-4

COMPREENSÃO LEITORA: PROCESSOS COGNITIVOS E ENSINO

Palavra-chaves: PROCESSOS COGNITIVOS, COMPREENSÃO, LEITURA, ENSINO, Comunicação Oral (CO) AT 05: Linguagem e cognição: diálogos em perspectivas
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PARTIU DO PRESSUPOSTO DE QUE, DADA A COMPLEXIDADE QUE ENVOLVE O ATO DE LER, O MESMO NÃO ACONTECE DE FORMA ESPONTÂNEA, E SABENDO-SE QUE “SEM COMPREENSÃO, A LEITURA PERDE TODO O SENTIDO” (BRANDÃO, 2006), ACREDITA-SE QUE AS MEDIAÇÕES FEITAS EM SALA DE AULA PELOS PROFESSORES SÃO NECESSÁRIAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE (MIGUEL; PÉREZ; PARDO, 2012). NESSE SENTIDO, ENTENDE-SE QUE QUANTO MAIS FOREM CONHECIDOS OS PROCESSOS COGNITIVOS QUE ENVOLVEM A LEITURA, MAIS CONSCIENTE E INTENCIONALMENTE, EM SALA DE AULA, OS PROFESSORES ABORDARÃO O ENSINO DA COMPREENSÃO LEITORA. POR ESSE VIÉS, ESTE TRABALHO SE BASEOU, ESPECIFICAMENTE, NOS ESTUDOS DE BRANDÃO (2006) E MIGUEL, PÉREZ, PARDO (2012), NO QUE DIZ RESPEITO AOS MODELOS COGNITIVOS DE COMPREENSÃO LEITORA, ASSIM COMO, GIROTTO E SOUZA (2010) E CHARTIER, CLESSE, HÉBRARD (1996) QUE TRATAM SOBRE O ENSINO DE LEITURA. A ABORDAGEM METODOLÓGICA FOI DE CUNHO QUALITATIVO E DESCRITIVO E PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZOU-SE A TÉCNICA DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. PARTICIPARAM, EFETIVAMENTE, DA PESQUISA 06 (SEIS) PROFESSORES POLIVALENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA DAS CIDADES DE CAMARAGIBE (PE) E RECIFE (PE). O CORPUS DESTE ESTUDO FOI FORMADO PELO DISCURSO DOS PROFESSORES REPRESENTADOS POR SUAS RESPOSTAS, SENDO DEFINIDOS COMO CRITÉRIOS DE ANÁLISE A IMPORTÂNCIA DADA À LEITURA E À COMPREENSÃO, ASSIM COMO, AS FORMAS DE CONDUÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE LEITURA E DE COMPREENSÃO DE TEXTOS ESCRITOS. À LUZ DO PARADIGMA INDICIÁRIO (GINZBURG APUD SUASSUNA, 2008), OS RESULTADOS INDICARAM QUE HÁ UM FAVORECIMENTO DO PROCESSO COGNITIVO POR MEIO DE AJUDAS (ALGUNS PROCESSOS FRIOS); O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA (SÍNTESE E, EM MENOR OCORRÊNCIA, A VISUALIZAÇÃO); O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS (INCENTIVO AO PROCESSO DE INFERÊNCIAS); A DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS PARA A LEITURA E A CONSCIÊNCIA DA NECESSIDADE DA ESCUTA DAS VOZES/PERGUNTAS DAS CRIANÇAS NA HORA DA LEITURA E DA INTERPRETAÇÃO.ESTA PESQUISA PRETENDEU INVESTIGAR QUE CONHECIMENTOS TEÓRICOS TÊM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE PROCESSOS COGNITIVOS QUE ENVOLVEM A LEITURA, ANALISANDO S" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05: Linguagem e cognição: diálogos em perspectivas" "palavra_chave" => "PROCESSOS COGNITIVOS, COMPREENSÃO, LEITURA, ENSINO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA5_ID29225102020112001.pdf" "created_at" => "2020-11-17 15:29:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBANEIDE DE SOUZA CAMPOS" "autor_nome_curto" => "ALBANEIDE CAMPOS" "autor_email" => "albaneidecampos@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-coneil" "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL" "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72044 "edicao_id" => 144 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 292 "titulo" => "COMPREENSÃO LEITORA: PROCESSOS COGNITIVOS E ENSINO" "resumo" => "ESTA PESQUISA PRETENDEU INVESTIGAR QUE CONHECIMENTOS TEÓRICOS TÊM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE PROCESSOS COGNITIVOS QUE ENVOLVEM A LEITURA, ANALISANDO SE, PARA ELES, A COMPREENSÃO É OBJETO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. 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Publicado em 17 de novembro de 2020

Resumo

ESTA PESQUISA PRETENDEU INVESTIGAR QUE CONHECIMENTOS TEÓRICOS TÊM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE PROCESSOS COGNITIVOS QUE ENVOLVEM A LEITURA, ANALISANDO SE, PARA ELES, A COMPREENSÃO É OBJETO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. PARTIU DO PRESSUPOSTO DE QUE, DADA A COMPLEXIDADE QUE ENVOLVE O ATO DE LER, O MESMO NÃO ACONTECE DE FORMA ESPONTÂNEA, E SABENDO-SE QUE “SEM COMPREENSÃO, A LEITURA PERDE TODO O SENTIDO” (BRANDÃO, 2006), ACREDITA-SE QUE AS MEDIAÇÕES FEITAS EM SALA DE AULA PELOS PROFESSORES SÃO NECESSÁRIAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE (MIGUEL; PÉREZ; PARDO, 2012). NESSE SENTIDO, ENTENDE-SE QUE QUANTO MAIS FOREM CONHECIDOS OS PROCESSOS COGNITIVOS QUE ENVOLVEM A LEITURA, MAIS CONSCIENTE E INTENCIONALMENTE, EM SALA DE AULA, OS PROFESSORES ABORDARÃO O ENSINO DA COMPREENSÃO LEITORA. POR ESSE VIÉS, ESTE TRABALHO SE BASEOU, ESPECIFICAMENTE, NOS ESTUDOS DE BRANDÃO (2006) E MIGUEL, PÉREZ, PARDO (2012), NO QUE DIZ RESPEITO AOS MODELOS COGNITIVOS DE COMPREENSÃO LEITORA, ASSIM COMO, GIROTTO E SOUZA (2010) E CHARTIER, CLESSE, HÉBRARD (1996) QUE TRATAM SOBRE O ENSINO DE LEITURA. A ABORDAGEM METODOLÓGICA FOI DE CUNHO QUALITATIVO E DESCRITIVO E PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZOU-SE A TÉCNICA DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. PARTICIPARAM, EFETIVAMENTE, DA PESQUISA 06 (SEIS) PROFESSORES POLIVALENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA DAS CIDADES DE CAMARAGIBE (PE) E RECIFE (PE). O CORPUS DESTE ESTUDO FOI FORMADO PELO DISCURSO DOS PROFESSORES REPRESENTADOS POR SUAS RESPOSTAS, SENDO DEFINIDOS COMO CRITÉRIOS DE ANÁLISE A IMPORTÂNCIA DADA À LEITURA E À COMPREENSÃO, ASSIM COMO, AS FORMAS DE CONDUÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE LEITURA E DE COMPREENSÃO DE TEXTOS ESCRITOS. À LUZ DO PARADIGMA INDICIÁRIO (GINZBURG APUD SUASSUNA, 2008), OS RESULTADOS INDICARAM QUE HÁ UM FAVORECIMENTO DO PROCESSO COGNITIVO POR MEIO DE AJUDAS (ALGUNS PROCESSOS FRIOS); O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA (SÍNTESE E, EM MENOR OCORRÊNCIA, A VISUALIZAÇÃO); O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS (INCENTIVO AO PROCESSO DE INFERÊNCIAS); A DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS PARA A LEITURA E A CONSCIÊNCIA DA NECESSIDADE DA ESCUTA DAS VOZES/PERGUNTAS DAS CRIANÇAS NA HORA DA LEITURA E DA INTERPRETAÇÃO.

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