SEXUALIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL:
ENTRE O PROPOSTO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69549 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2377 "inscrito_id" => 933 "titulo" => """ SEXUALIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL:\r\n \r\n ENTRE O PROPOSTO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTA """ "resumo" => "ESTE ARTIGO PROCURA ANALISAR COMO A QUESTÃO SEXUALIDADE É ABORDADA EM SALA DE AULA A PARTIR DAS NECESSIDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REALIZOU-SE O ESTUDO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ARAGARÇAS-GO EM DUAS TURMAS DE 5º ANO, A E B, COM ENTREVISTAS A ALGUNS PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELAS TURMAS. OPTOU-SE PELA PESQUISA QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA, PARTINDO DE DOCUMENTOS COMO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – ORIENTAÇÃO SEXUAL (2001) E ALGUNS AUTORES COMO FURLANI (2016) E LOURO (2013). CONCLUIU-SE QUE OS ALUNOS POSSUEM SIM NECESSIDADES DE ESCLARECIMENTOS ACERCA DO TEMA SEXUALIDADE E QUE OS PROFESSORES, APESAR DA POUCA INSTRUÇÃO SOBRE COMO ABORDAR ESSAS QUESTÕES, ESFORÇAM-SE POR FAZÊ-LO, ENTRETANTO, A FORMA DE ABORDAGEM NÃO SE ESTABELECE DE MANEIRA A EFETIVAR ESCLARECIMENTOS SOBRE OS DIVERSOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A SEXUALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "SEXUALIDADE E A CRIANÇA, TEMA TRANSVERSAL, ORIENTAÇÃO SEXUAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID933_30092020224512.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE DE ARAÚJO FRANCO" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE FRANCO" "autor_email" => "cristianearaujo19@hotmail" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNICATHEDRAL" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69549 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2377 "inscrito_id" => 933 "titulo" => """ SEXUALIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL:\r\n \r\n ENTRE O PROPOSTO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTA """ "resumo" => "ESTE ARTIGO PROCURA ANALISAR COMO A QUESTÃO SEXUALIDADE É ABORDADA EM SALA DE AULA A PARTIR DAS NECESSIDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REALIZOU-SE O ESTUDO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ARAGARÇAS-GO EM DUAS TURMAS DE 5º ANO, A E B, COM ENTREVISTAS A ALGUNS PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELAS TURMAS. OPTOU-SE PELA PESQUISA QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA, PARTINDO DE DOCUMENTOS COMO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – ORIENTAÇÃO SEXUAL (2001) E ALGUNS AUTORES COMO FURLANI (2016) E LOURO (2013). CONCLUIU-SE QUE OS ALUNOS POSSUEM SIM NECESSIDADES DE ESCLARECIMENTOS ACERCA DO TEMA SEXUALIDADE E QUE OS PROFESSORES, APESAR DA POUCA INSTRUÇÃO SOBRE COMO ABORDAR ESSAS QUESTÕES, ESFORÇAM-SE POR FAZÊ-LO, ENTRETANTO, A FORMA DE ABORDAGEM NÃO SE ESTABELECE DE MANEIRA A EFETIVAR ESCLARECIMENTOS SOBRE OS DIVERSOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A SEXUALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "SEXUALIDADE E A CRIANÇA, TEMA TRANSVERSAL, ORIENTAÇÃO SEXUAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID933_30092020224512.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE DE ARAÚJO FRANCO" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE FRANCO" "autor_email" => "cristianearaujo19@hotmail" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNICATHEDRAL" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }