O INGRESSO CRESCENTE DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES), TEM SIDO TEMA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. ESTE FATO É DECORRENTE DA EXISTÊNCIA DE LEIS E AÇÕES QUE SÃO DESENVOLVIDAS PARA A INCLUSÃO DESSES ESTUDANTES, PORÉM HÁ INDÍCIOS DE QUE A EXCLUSÃO AINDA ULTRAPASSA A INCLUSÃO. DESSA FORMA, BUSCAMOS INVESTIGAR TRABALHOS QUE TROUXERAM A PRESENÇA DE ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO SUPERIOR, PROMOVENDO REFLEXÕES BASEADAS NAS REALIDADES RELATADAS POR ESSES AUTORES. TRATA-SE DE UM TRABALHO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, VISTO QUE OS DADOS A SEREM ANALISADOS SÃO DESCRITIVOS E A METODOLOGIA ADOTADA FOI A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. PARA ATENDER AO OBJETIVO, FORAM LIDOS INTEGRALMENTE NOVE ARTIGOS, QUE FORNECERAM INFORMAÇÕES SOBRE OS PROCESSOS DE INCLUSÃO, DE APRENDIZAGEM E SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ESSES ESTUDANTES, O QUE ORIGINOU AS CATEGORIAS A SEREM DISCUTIDAS. NO ALCANCE DOS PRINCIPAIS RESULTADOS INFERIMOS A NECESSIDADE DO POSICIONAMENTO DAS IES FRENTE A DEMANDA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A IMPORTÂNCIA DE SEREM LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO AS INDIVIDUALIDADES DE CADA ALUNO. ESPERAMOS COM AS REFLEXÕES AQUI PROPOSTAS INCENTIVAR A REALIZAÇÃO DE NOVAS PESQUISAS NA ÁREA, ALÉM DE POSSIBILITAR A EDUCADORES E OUTROS PROFISSIONAIS DAS IES TEREM UM NOVO OLHAR PARA SEUS ALUNOS, PROMOVENDO UMA VERDADEIRA INCLUSÃO.