Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES ACERCA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: AUTISMO, ENSINO SUPERIOR, INCLUSÃO, , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
0 of 0
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69439 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1186 "inscrito_id" => 6259 "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O INGRESSO CRESCENTE DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES), TEM SIDO TEMA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. ESTE FATO É DECORRENTE DA EXISTÊNCIA DE LEIS E AÇÕES QUE SÃO DESENVOLVIDAS PARA A INCLUSÃO DESSES ESTUDANTES, PORÉM HÁ INDÍCIOS DE QUE A EXCLUSÃO AINDA ULTRAPASSA A INCLUSÃO. DESSA FORMA, BUSCAMOS INVESTIGAR TRABALHOS QUE TROUXERAM A PRESENÇA DE ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO SUPERIOR, PROMOVENDO REFLEXÕES BASEADAS NAS REALIDADES RELATADAS POR ESSES AUTORES. TRATA-SE DE UM TRABALHO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, VISTO QUE OS DADOS A SEREM ANALISADOS SÃO DESCRITIVOS E A METODOLOGIA ADOTADA FOI A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. PARA ATENDER AO OBJETIVO, FORAM LIDOS INTEGRALMENTE NOVE ARTIGOS, QUE FORNECERAM INFORMAÇÕES SOBRE OS PROCESSOS DE INCLUSÃO, DE APRENDIZAGEM E SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ESSES ESTUDANTES, O QUE ORIGINOU AS CATEGORIAS A SEREM DISCUTIDAS. NO ALCANCE DOS PRINCIPAIS RESULTADOS INFERIMOS A NECESSIDADE DO POSICIONAMENTO DAS IES FRENTE A DEMANDA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A IMPORTÂNCIA DE SEREM LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO AS INDIVIDUALIDADES DE CADA ALUNO. ESPERAMOS COM AS REFLEXÕES AQUI PROPOSTAS INCENTIVAR A REALIZAÇÃO DE NOVAS PESQUISAS NA ÁREA, ALÉM DE POSSIBILITAR A EDUCADORES E OUTROS PROFISSIONAIS DAS IES TEREM UM NOVO OLHAR PARA SEUS ALUNOS, PROMOVENDO UMA VERDADEIRA INCLUSÃO.O INGRESSO CRESCENTE DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES), TEM SIDO TEMA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. EST" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "AUTISMO, ENSINO SUPERIOR, INCLUSÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID6259_31082020212832.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA APARECIDA DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA ASSIS" "autor_email" => "elisangelaemalu@hotmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS (FESL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69439 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1186 "inscrito_id" => 6259 "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O INGRESSO CRESCENTE DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES), TEM SIDO TEMA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. ESTE FATO É DECORRENTE DA EXISTÊNCIA DE LEIS E AÇÕES QUE SÃO DESENVOLVIDAS PARA A INCLUSÃO DESSES ESTUDANTES, PORÉM HÁ INDÍCIOS DE QUE A EXCLUSÃO AINDA ULTRAPASSA A INCLUSÃO. DESSA FORMA, BUSCAMOS INVESTIGAR TRABALHOS QUE TROUXERAM A PRESENÇA DE ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO SUPERIOR, PROMOVENDO REFLEXÕES BASEADAS NAS REALIDADES RELATADAS POR ESSES AUTORES. TRATA-SE DE UM TRABALHO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, VISTO QUE OS DADOS A SEREM ANALISADOS SÃO DESCRITIVOS E A METODOLOGIA ADOTADA FOI A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. PARA ATENDER AO OBJETIVO, FORAM LIDOS INTEGRALMENTE NOVE ARTIGOS, QUE FORNECERAM INFORMAÇÕES SOBRE OS PROCESSOS DE INCLUSÃO, DE APRENDIZAGEM E SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ESSES ESTUDANTES, O QUE ORIGINOU AS CATEGORIAS A SEREM DISCUTIDAS. NO ALCANCE DOS PRINCIPAIS RESULTADOS INFERIMOS A NECESSIDADE DO POSICIONAMENTO DAS IES FRENTE A DEMANDA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A IMPORTÂNCIA DE SEREM LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO AS INDIVIDUALIDADES DE CADA ALUNO. ESPERAMOS COM AS REFLEXÕES AQUI PROPOSTAS INCENTIVAR A REALIZAÇÃO DE NOVAS PESQUISAS NA ÁREA, ALÉM DE POSSIBILITAR A EDUCADORES E OUTROS PROFISSIONAIS DAS IES TEREM UM NOVO OLHAR PARA SEUS ALUNOS, PROMOVENDO UMA VERDADEIRA INCLUSÃO.O INGRESSO CRESCENTE DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES), TEM SIDO TEMA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. EST" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "AUTISMO, ENSINO SUPERIOR, INCLUSÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID6259_31082020212832.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA APARECIDA DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA ASSIS" "autor_email" => "elisangelaemalu@hotmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS (FESL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O INGRESSO CRESCENTE DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES), TEM SIDO TEMA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. ESTE FATO É DECORRENTE DA EXISTÊNCIA DE LEIS E AÇÕES QUE SÃO DESENVOLVIDAS PARA A INCLUSÃO DESSES ESTUDANTES, PORÉM HÁ INDÍCIOS DE QUE A EXCLUSÃO AINDA ULTRAPASSA A INCLUSÃO. DESSA FORMA, BUSCAMOS INVESTIGAR TRABALHOS QUE TROUXERAM A PRESENÇA DE ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO SUPERIOR, PROMOVENDO REFLEXÕES BASEADAS NAS REALIDADES RELATADAS POR ESSES AUTORES. TRATA-SE DE UM TRABALHO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, VISTO QUE OS DADOS A SEREM ANALISADOS SÃO DESCRITIVOS E A METODOLOGIA ADOTADA FOI A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. PARA ATENDER AO OBJETIVO, FORAM LIDOS INTEGRALMENTE NOVE ARTIGOS, QUE FORNECERAM INFORMAÇÕES SOBRE OS PROCESSOS DE INCLUSÃO, DE APRENDIZAGEM E SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ESSES ESTUDANTES, O QUE ORIGINOU AS CATEGORIAS A SEREM DISCUTIDAS. NO ALCANCE DOS PRINCIPAIS RESULTADOS INFERIMOS A NECESSIDADE DO POSICIONAMENTO DAS IES FRENTE A DEMANDA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A IMPORTÂNCIA DE SEREM LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO AS INDIVIDUALIDADES DE CADA ALUNO. ESPERAMOS COM AS REFLEXÕES AQUI PROPOSTAS INCENTIVAR A REALIZAÇÃO DE NOVAS PESQUISAS NA ÁREA, ALÉM DE POSSIBILITAR A EDUCADORES E OUTROS PROFISSIONAIS DAS IES TEREM UM NOVO OLHAR PARA SEUS ALUNOS, PROMOVENDO UMA VERDADEIRA INCLUSÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.