O TRABALHO BUSCOU COMPREENDER A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE OS EFEITOS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA E SUA REPERCUSSÃO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA POR MEIO DO ENSINO REMOTO. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ ORGANIZADO EM: COVID-19 E O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, POR FIM, COMPREENDENDO A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTADOS CONTARAM COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE NATUREZA BÁSICA, UTILIZANDO A PESQUISA DO TIPO EXPLORATÓRIA E COMO PROCEDIMENTO O ESTUDO DE CASO. JÁ O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, CONTOU COM A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, APLICADA VIRTUALMENTE COM OITO PROFESSORES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, LOTADOS NA REDE PÚBLICA (URBANA E RURAL) DA CIDADE DE ARARIPE-CE. A LEITURA DOS DADOS ACONTECEU LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE LEV VYGOTSKY. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A MEDIAÇÃO DOCENTE E AS INTERAÇÕES SOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SÃO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO DISCENTE, PRINCIPALMENTE EM PERÍODO DE ALFABETIZAÇÃO, ELEMENTOS QUE EM PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, PROVOCADO PELA COVID-19, TEM SE APRESENTADO RESTRITO E QUE PODEM TRAZER CONSEQUÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL.