O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) ACOMETE DIVERSOS INDIVÍDUOS EM TODO MUNDO. O PORTADOR DE TDAH PODE DESENVOLVER DIVERSOS PROBLEMAS SOCIOEMOCIONAIS E TER DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM CONVENCIONAIS. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI INVESTIGAR SE OS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS INTERFEREM DE MANEIRA DIRETA NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS PORTADORES DE TDAH. PARA ISTO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO DE LITERATURA, A PARTIR DE BUSCAS DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DISPONIBILIZADOS NA ÍNTEGRA NAS BASES DE DADOS SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO E PUBMED. OBSERVOU-SE QUE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, MUITAS VEZES, NÃO APRESENTAM MUITO CONHECIMENTO ACERCA DESTE TRANSTORNO. POR ISSO, METODOLOGIAS DE ENSINO QUE AUXILIEM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TDAH SÃO NECESSÁRIAS, POIS ESTE SE FAZ DESAFIADOR TANTO PARA O DOCENTE QUANTO PARA O DISCENTE.