ESTE ESTUDO TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR O JORNAL CIENTÍFICO, CONSTRUÍDO COM OS ALUNOS DO 2 ANO B DA ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS, QUE BUSCOU ENVOLVER OS ALUNOS, NESTE PERÍODO DE PANDEMIA, CAUSADA PELO NOVO CORONAVÍRUS, EM UMA ATIVIDADE PEDAGÓGICA, DESENVOLVIDA DE FORMA REMOTA E QUE POSSIBILITASSE AMPLIAR NOS ALUNOS O HÁBITO DE LEITURA, PESQUISA E SENSO CRÍTICO. PARA TANTO FOI UTILIZADO O MÉTODO DE ABORDAGEM QUANTITATIVA, PESQUISA DE CAMPO E CÁLCULOS ESTATÍSTICOS. A AMOSTRA PARA A PESQUISA FOI REALIZADA COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REFERIDA ESCOLA. A PARTIR DA ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS DE 200 ALUNOS, OBSERVAMOS QUE 180 ALUNOS TINHAM INTERESSE EM DESENVOLVER UM JORNAL ESCOLAR, ENQUANTO APENAS 20 DISSERAM QUE NÃO. ESTES RESULTADOS MOSTRAM A RELEVÂNCIA DESTE ESTUDO. BUSCAMOS AINDA, AUTORES QUE APOIAM A IDEIA DE QUE O JORNAL ESCOLAR É UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. COM O OBJETIVO DE PROMOVER UMA ATIVIDADE INTERESSANTE NESTE PERÍODO DE APRENDIZAGEM REMOTA, RESOLVEMOS DESENVOLVER O PROJETO JORNAL CIENTÍFICO. TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE APRESENTAR O NOSSO PROJETO NO EDUCA-PE, PARTICIPANDO DA GRAVAÇÃO DO PAPO CIENTÍFICO AULA 09. CONCLUÍMOS ENTÃO, QUE A CONSTRUÇÃO DO JORNAL CIENTÍFICO FOI DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA NOSSA ESCOLA, POIS VALORIZOU AS IDEIAS DOS ALUNOS, DESENVOLVEU A APRENDIZAGEM, MELHOROU A AUTOESTIMA DOS ENVOLVIDOS E AINDA POSSIBILITOU O COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO, O INCENTIVO À LEITURA E A INTERAÇÃO COM TODA A COMUNIDADE ESCOLAR. COMPREENDENDO ENTÃO QUE O JORNAL ESCOLAR POSSIBILITA AOS ALUNOS, AUTONOMIA NA CONSTRUÇÃO DE SUA FORMAÇÃO.