O PRESENTE ARTIGO TEVE O OBJETIVO DE ELABORAR UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO TAMBÉM, MATERIALIZÁ-LO NA PRÁXIS DOCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA, POSSIBILITANDO UMA REFLEXÃO CRIATIVA E CRÍTICA. PARA ISSO A PESQUISA DE CONFIGUROU NA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE A TEMÁTICA, E A SEGUNDA ETAPA EM CAMPO. O PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZADO É CRUCIAL PARA UM BOM ACOMPANHAMENTO E DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, CONTUDO A PRÁXIS DOCENTE E A DINÂMICA ESCOLAR É DIVERSA, RICA E CONTRADITÓRIA, POR ISSO É IMPORTANTE ADEQUAR A REALIDADE IMPOSTA DO COTIDIANO DE CADA PROFESSOR E ALUNO, PARA ASSIM DESENVOLVER AS CRIANÇAS NAS DIVERSAS DIMENSÕES DA VIDA HUMANA E NOS ASPECTOS INDIVIDUAIS, FÍSICO-MOTOR, INTELECTUAL, AFETIVO-EMOCIONAL E SOCIAL