Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HETERONORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIVERGÊNCIAS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Palavra-chaves: HETERONORMATIVIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL, CORPO, ESTEREÓTIPO, Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ESTUDO SURGE DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS PRESENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARTE DA PREMISSA DE QUE EXISTE UM PENSAMENTO DICOTÔMICO ARRAIGADO NESTE AMBIENTE QUE DESCONSIDERA A DIVERSIDADE. EM SEU LUGAR, HÁ DEFINIÇÕES DE PADRÕES COMO MASCULINOS OU FEMININOS, REFORÇANDO ESTEREÓTIPOS E DELIMITANDO POSSIBILIDADES DE SER CRIANÇA. TRATA-SE DE PESQUISA TEÓRICA E QUALITATIVA, PRINCIPALMENTE EMBASADA EM AUTORAS COMO GUACIRA LOPES LOURO, DANIELA FINCO, JANE FELIPE E BERENICE BENTO. OS RESULTADOS INDICAM UMA ENORME DISTÂNCIA ENTRE A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E A PRÁTICA DOCENTE. A PRIMEIRA DEFENDE A DIVERSIDADE, ENQUANTO A SEGUNDA ESTÁ CENTRADA NA HETERONORMATIVIDADE. ASSIM, PARECE ESSENCIAL DEBATER A TEMÁTICA, PRINCIPALMENTE RESSALTANDO OS DANOS CAUSADOS PELO OLHAR ADULTOCÊNTRICO AO DESPREZAR AS SINGULARIDADES DAS CRIANÇAS.

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