Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DE UTILIZAÇÃO NO CURSO DE ARQUITETURA

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, JOGOS EDUCACIONAIS, , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA CUJO OBJETIVO FOI IDENTIFICAR SE OS PROFESSORES DO CURSO DE ARQUITETURA JÁ UTILIZARAM ALGUMA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO EM SUAS AULAS E SE UTILIZARIAM A GAMIFICAÇÃO PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. APÓS LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO FOI FEITA A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS SEMIESTRUTURADAS. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE OS PROFESSORES POSSUEM UM CONHECIMENTO INICIAL DO QUE VEM A SER TECNOLOGIAS DIGITAIS, E JÁ UTILIZAM ALGUMAS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DURANTE SUAS AULAS, SENDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS A MAIS APLICADA POR ELES. HOUVE GRANDE INTERESSE POR PARTE DOS INFORMANTES 13 (76,5%) EM CONHECER SOBRE A GAMIFICAÇÃO POR MEIO DO USO DO APLICATIVO VILLAGE CITY PARA APLICAÇÃO EM SUAS AULAS. DESSA FORMA, DURANTE A PESQUISA, CONSTATOU-SE QUE A GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR PODE SER VISTA COMO UMA FERRAMENTA PARA AUMENTAR A FIXAÇÃO E MELHOR ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO A SER TRABALHADO.

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