AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TEM AMPLIADO SEU ESPAÇO NO COTIDIANO DAS PESSOAS, ADENTRANDO CADA VEZ MAIS ÁREAS DE INTERAÇÃO, INCLUINDO A EDUCAÇÃO, POR ISSO FAZ-SE NECESSÁRIO DISCUTIR AS IMPLICAÇÕES DO VIRTUAL NAS MODALIDADES DE ENSINO. CONTUDO, PARA ISSO DISCUTIREMOS OS CONCEITOS DE TECNOLOGIA DIGITAL E VIRTUAL, ESPECIALMENTE NA CONSTRUÇÃO DO CIBERESPAÇO E SUA CIBERCULTURA. REAFIRMARMOS ASSIM A OPOSIÇÃO DO VIRTUAL AO ATUAL, E NÃO AO REAL OU PRESENCIAL. ISSO REVERBERA NO ENCONTRO DO VIRTUAL COM A EDUCAÇÃO EM SUAS DIVERSAS MODALIDADES. SABENDO DE SEU USO CENTRAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, E SUAS POSSIBILIDADES NO ENSINO REMOTO, PRETENDEMOS EXEMPLIFICAR TAMBÉM A POTÊNCIA DA INSERÇÃO DA CIBERCULTURA NO ENSINO CONVENCIONAL, COM O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA E DE PRÁTICAS PILOTO COM REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. COM ISSO, PRETENDEMOS DEMONSTRAR QUE O VIRTUAL É PARTE DA REALIDADE ATUAL, E TEM SUAS CONSEQUÊNCIAS, QUE PODEM SER USADAS COMO COMPLEMENTAÇÃO AO ENSINO (TAMBÉM AO CONVENCIONAL), MODIFICANDO A FRONTEIRA ENTRE ESTES.