A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS POSSIBILITA ABRIR CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DE
CRIANÇAS E ADOLESCENTES, SENDO IMPORTANTE POR CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS PARA QUE SE
TORNEM PREPARADOS E RESPONSÁVEIS, ADQUIRINDO CONHECIMENTOS SOBRE O SEU CORPO E OS DIREITOS
SEXUAIS. NESSE SENTIDO, É NECESSÁRIO ABORDAR A TEMÁTICA SEXUALIDADE DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL
DOS PROFESSORES PARA QUE POSSAM DESENVOLVER HABILIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS. NA FORMAÇÃO DE
PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA É DISCUTIDO CONTEÚDOS SOBRE A SEXUALIDADE COMO AS
CARACTERÍSTICAS DO CORPO HUMANO E SUAS ATIVIDADES ORGÂNICAS. DESSA FORMA, O PRESENTE ESTUDO
BUSCOU INVESTIGAR A PRESENÇA DA TEMÁTICA SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE
CIÊNCIAS E BIOLOGIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)-CAMPUS MACAU, ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DOS
DISCENTES DA LICENCIATURA. A OBTENÇÃO DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM
QUESTIONÁRIO A ALUNOS CURSANDO O ÚLTIMO ANO DE SUA FORMAÇÃO. OS RESULTADOS INDICARAM QUE 53%
DOS ALUNOS NÃO TIVERAM UMA DISCUSSÃO DENTRO DE SALA DE AULA, PARA TRATAR SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL,
E 66% DOS ALUNOS AFIRMARAM QUE NÃO HOUVE NENHUMA DISCIPLINA ABORDANDO ESSA TEMÁTICA. A
EDUCAÇÃO SEXUAL MESMO SENDO CONSIDERADO UM TEMA DIFÍCIL, COM POUCAS PRÁTICAS DURANTE A
FORMAÇÃO INICIAL E COM POUCAS ATIVIDADES SENDO DESENVOLVIDAS DURANTE A FORMAÇÃO DE
PROFESSORES, É UMA TEMÁTICA QUE NECESSITA DE INOVAÇÕES EM AÇÕES QUE POSSAM LEVAR A
COMPREENSÃO E FORMAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL.