Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO SEXUAL NA FORMAÇÃO INICIAL: UM OLHAR SOBRE A LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO SEXUAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BIOLOGIA, , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68472
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1969
    "inscrito_id" => 6701
    "titulo" => """
      EDUCAÇÃO SEXUAL NA FORMAÇÃO INICIAL: UM OLHAR\r\n
      SOBRE A LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO\r\n
      FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO\r\n
      GRANDE DO NORTE
      """
    "resumo" => """
      A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS POSSIBILITA ABRIR CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DE\r\n
      CRIANÇAS E ADOLESCENTES, SENDO IMPORTANTE POR CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS PARA QUE SE\r\n
      TORNEM PREPARADOS E RESPONSÁVEIS, ADQUIRINDO CONHECIMENTOS SOBRE O SEU CORPO E OS DIREITOS\r\n
      SEXUAIS. NESSE SENTIDO, É NECESSÁRIO ABORDAR A TEMÁTICA SEXUALIDADE DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL\r\n
      DOS PROFESSORES PARA QUE POSSAM DESENVOLVER HABILIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS. NA FORMAÇÃO DE\r\n
      PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA É DISCUTIDO CONTEÚDOS SOBRE A SEXUALIDADE COMO AS\r\n
      CARACTERÍSTICAS DO CORPO HUMANO E SUAS ATIVIDADES ORGÂNICAS. DESSA FORMA, O PRESENTE ESTUDO\r\n
      BUSCOU INVESTIGAR A PRESENÇA DA TEMÁTICA SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE\r\n
      CIÊNCIAS E BIOLOGIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,\r\n
      CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)-CAMPUS MACAU, ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DOS\r\n
      DISCENTES DA LICENCIATURA. A OBTENÇÃO DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM\r\n
      QUESTIONÁRIO A ALUNOS CURSANDO O ÚLTIMO ANO DE SUA FORMAÇÃO. OS RESULTADOS INDICARAM QUE 53%\r\n
      DOS ALUNOS NÃO TIVERAM UMA DISCUSSÃO DENTRO DE SALA DE AULA, PARA TRATAR SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL,\r\n
      E 66% DOS ALUNOS AFIRMARAM QUE NÃO HOUVE NENHUMA DISCIPLINA ABORDANDO ESSA TEMÁTICA. A\r\n
      EDUCAÇÃO SEXUAL MESMO SENDO CONSIDERADO UM TEMA DIFÍCIL, COM POUCAS PRÁTICAS DURANTE A\r\n
      FORMAÇÃO INICIAL E COM POUCAS ATIVIDADES SENDO DESENVOLVIDAS DURANTE A FORMAÇÃO DE\r\n
      PROFESSORES, É UMA TEMÁTICA QUE NECESSITA DE INOVAÇÕES EM AÇÕES QUE POSSAM LEVAR A\r\n
      COMPREENSÃO E FORMAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SEXUAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BIOLOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID6701_21092020092843.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:49"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL FONTES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL FONTES"
    "autor_email" => "gabrielplayfontes@hotmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => "5f76a86f33d78_02102020_011127.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68472
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1969
    "inscrito_id" => 6701
    "titulo" => """
      EDUCAÇÃO SEXUAL NA FORMAÇÃO INICIAL: UM OLHAR\r\n
      SOBRE A LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO\r\n
      FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO\r\n
      GRANDE DO NORTE
      """
    "resumo" => """
      A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS POSSIBILITA ABRIR CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DE\r\n
      CRIANÇAS E ADOLESCENTES, SENDO IMPORTANTE POR CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS PARA QUE SE\r\n
      TORNEM PREPARADOS E RESPONSÁVEIS, ADQUIRINDO CONHECIMENTOS SOBRE O SEU CORPO E OS DIREITOS\r\n
      SEXUAIS. NESSE SENTIDO, É NECESSÁRIO ABORDAR A TEMÁTICA SEXUALIDADE DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL\r\n
      DOS PROFESSORES PARA QUE POSSAM DESENVOLVER HABILIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS. NA FORMAÇÃO DE\r\n
      PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA É DISCUTIDO CONTEÚDOS SOBRE A SEXUALIDADE COMO AS\r\n
      CARACTERÍSTICAS DO CORPO HUMANO E SUAS ATIVIDADES ORGÂNICAS. DESSA FORMA, O PRESENTE ESTUDO\r\n
      BUSCOU INVESTIGAR A PRESENÇA DA TEMÁTICA SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE\r\n
      CIÊNCIAS E BIOLOGIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,\r\n
      CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)-CAMPUS MACAU, ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DOS\r\n
      DISCENTES DA LICENCIATURA. A OBTENÇÃO DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM\r\n
      QUESTIONÁRIO A ALUNOS CURSANDO O ÚLTIMO ANO DE SUA FORMAÇÃO. OS RESULTADOS INDICARAM QUE 53%\r\n
      DOS ALUNOS NÃO TIVERAM UMA DISCUSSÃO DENTRO DE SALA DE AULA, PARA TRATAR SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL,\r\n
      E 66% DOS ALUNOS AFIRMARAM QUE NÃO HOUVE NENHUMA DISCIPLINA ABORDANDO ESSA TEMÁTICA. A\r\n
      EDUCAÇÃO SEXUAL MESMO SENDO CONSIDERADO UM TEMA DIFÍCIL, COM POUCAS PRÁTICAS DURANTE A\r\n
      FORMAÇÃO INICIAL E COM POUCAS ATIVIDADES SENDO DESENVOLVIDAS DURANTE A FORMAÇÃO DE\r\n
      PROFESSORES, É UMA TEMÁTICA QUE NECESSITA DE INOVAÇÕES EM AÇÕES QUE POSSAM LEVAR A\r\n
      COMPREENSÃO E FORMAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SEXUAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BIOLOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID6701_21092020092843.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:49"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL FONTES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL FONTES"
    "autor_email" => "gabrielplayfontes@hotmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => "5f76a86f33d78_02102020_011127.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS POSSIBILITA ABRIR CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, SENDO IMPORTANTE POR CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS PARA QUE SE TORNEM PREPARADOS E RESPONSÁVEIS, ADQUIRINDO CONHECIMENTOS SOBRE O SEU CORPO E OS DIREITOS SEXUAIS. NESSE SENTIDO, É NECESSÁRIO ABORDAR A TEMÁTICA SEXUALIDADE DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES PARA QUE POSSAM DESENVOLVER HABILIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS. NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA É DISCUTIDO CONTEÚDOS SOBRE A SEXUALIDADE COMO AS CARACTERÍSTICAS DO CORPO HUMANO E SUAS ATIVIDADES ORGÂNICAS. DESSA FORMA, O PRESENTE ESTUDO BUSCOU INVESTIGAR A PRESENÇA DA TEMÁTICA SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)-CAMPUS MACAU, ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA LICENCIATURA. A OBTENÇÃO DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO A ALUNOS CURSANDO O ÚLTIMO ANO DE SUA FORMAÇÃO. OS RESULTADOS INDICARAM QUE 53% DOS ALUNOS NÃO TIVERAM UMA DISCUSSÃO DENTRO DE SALA DE AULA, PARA TRATAR SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL, E 66% DOS ALUNOS AFIRMARAM QUE NÃO HOUVE NENHUMA DISCIPLINA ABORDANDO ESSA TEMÁTICA. A EDUCAÇÃO SEXUAL MESMO SENDO CONSIDERADO UM TEMA DIFÍCIL, COM POUCAS PRÁTICAS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL E COM POUCAS ATIVIDADES SENDO DESENVOLVIDAS DURANTE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, É UMA TEMÁTICA QUE NECESSITA DE INOVAÇÕES EM AÇÕES QUE POSSAM LEVAR A COMPREENSÃO E FORMAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.