EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA REGULAR: IDENTIDADE E SABERES DOCENTES QUE PERMEIAM A ATIVIDADE DOCENTE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68438 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2441 "inscrito_id" => 1019 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA REGULAR: IDENTIDADE E SABERES DOCENTES QUE PERMEIAM A ATIVIDADE DOCENTE" "resumo" => "A FINALIDADE DO TRABALHO É DESVELAR A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR EM RELAÇÃO À IDENTIDADE E SABERES DOCENTE. A ABORDAGEM DA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO E, A FIM DE COMPREENDER COMO OS CONCEITOS DE IDENTIDADE E SABERES DOCENTES SÃO VISTOS PELOS AUTORES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO, UTILIZOU-SE DE REVISÃO TEÓRICA-BIBLIOGRÁFICA. PARA TAL, BASEOU-SE EM PIMENTA (1996), SANTOS E SILVA (2015) E TARDIF (2014). EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA, O TRABALHO TEM BASE TEÓRICA EM FREITAS E MONTEIRO (2016), NOGUEIRA E NOGUEIRA (2014), SIEMS (2008) E SAVIANI (2012). A COLETA DE DADOS OCORREU ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE FORMULÁRIOS. O QUESTIONÁRIO FOI PROPOSTO AOS DOCENTES QUE TRABALHAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DE UM GRUPO DO FACEBOOK. MEDIANTE AS RESPOSTAS DOS DOCENTES E COM RESPALDO DO REFERENCIAL TEÓRICO, FOI POSSÍVEL COMPREENDER A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS VIVÊNCIAS EDUCACIONAIS, HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O TRABALHO COM O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA, DIFICULDADES E O QUE ELES COMPREENDEM POR IDENTIDADE E SABERES DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, IDENTIDADE DOCENTE, SABERES DOCENTES, ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID1019_01102020103514.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA SUELLEN BODNAR" "autor_nome_curto" => "AMANDA BODNAR" "autor_email" => "amanda.bodnar@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVILLE" "autor_imagem" => "5f590ad07871c_09092020_140312.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68438 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2441 "inscrito_id" => 1019 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA REGULAR: IDENTIDADE E SABERES DOCENTES QUE PERMEIAM A ATIVIDADE DOCENTE" "resumo" => "A FINALIDADE DO TRABALHO É DESVELAR A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR EM RELAÇÃO À IDENTIDADE E SABERES DOCENTE. A ABORDAGEM DA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO E, A FIM DE COMPREENDER COMO OS CONCEITOS DE IDENTIDADE E SABERES DOCENTES SÃO VISTOS PELOS AUTORES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO, UTILIZOU-SE DE REVISÃO TEÓRICA-BIBLIOGRÁFICA. PARA TAL, BASEOU-SE EM PIMENTA (1996), SANTOS E SILVA (2015) E TARDIF (2014). EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA, O TRABALHO TEM BASE TEÓRICA EM FREITAS E MONTEIRO (2016), NOGUEIRA E NOGUEIRA (2014), SIEMS (2008) E SAVIANI (2012). A COLETA DE DADOS OCORREU ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE FORMULÁRIOS. O QUESTIONÁRIO FOI PROPOSTO AOS DOCENTES QUE TRABALHAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DE UM GRUPO DO FACEBOOK. MEDIANTE AS RESPOSTAS DOS DOCENTES E COM RESPALDO DO REFERENCIAL TEÓRICO, FOI POSSÍVEL COMPREENDER A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS VIVÊNCIAS EDUCACIONAIS, HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O TRABALHO COM O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA, DIFICULDADES E O QUE ELES COMPREENDEM POR IDENTIDADE E SABERES DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, IDENTIDADE DOCENTE, SABERES DOCENTES, ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID1019_01102020103514.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA SUELLEN BODNAR" "autor_nome_curto" => "AMANDA BODNAR" "autor_email" => "amanda.bodnar@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVILLE" "autor_imagem" => "5f590ad07871c_09092020_140312.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }