A CONSCIÊNCIA FINANCEIRA PRECISA ESTAR PRESENTE NAS ESCOLAS COMO PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR. PRINCIPALMENTE AOS ALUNOS ADOLESCENTES QUE VIVEM EM UM CONSUMO DESENFREADO E INFLUENCIADO PELA MÍDIA. EM ESCOLAS PARTICULARES ESSES ALUNOS GASTAM E NÃO COMPREENDEM O VALOR DAS COISAS, NEM DO TRABALHO. EM ESCOLAS PÚBLICAS É PRECISO DEMONSTRAR QUE POUPAR PODE TRAZER BENEFÍCIOS. O OBJETIVO DA PESQUISA É LEVAR PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE RESENDE-RJ UMA PROPOSTA DE PROJETO DE EXTENSÃO COM A PARTICIPAÇÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E ADMINISTRAÇÃO ATRAVÉS DE PALESTRAS, AÇÕES E PROJETOS EM PARCERIA COM O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (SOE) DA ESCOLA E TAMBÉM COM O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E DEMAIS ÁREAS. ATENDENDO À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) QUE PONTUA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO ÁREA TRANSDISCIPLINAR. ABORDANDO O TEMA E LEVANDO OS ALUNOS A ASSUMIREM A PRÁTICA DE CIDADANIA TENDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO INSTRUMENTO CONSCIÊNCIA SOCIAL. A PESQUISA SERÁ BIBLIOGRÁFICA PARA FUNDAMENTAR TEORICAMENTE A IDEIA FUTURA DO PROJETO DE EXTENSÃO. A IDEIA CENTRAL DO ARTIGO É TRAZER A LUZ A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO NECESSÁRIA NAS ESCOLAS, PRINCIPALMENTE ENTRE O PÚBLICO ADOLESCENTE, REFERENTE AO ENSINO FUNDAMENTAL 2, UMA VEZ QUE CARECEM DE LIMITES E PODEM ATUAR DE FORMA REVERSA, OU SEJA, DE FORMA CONSCIENTE EM SEUS PROJETOS DE VIDA, SUAS FAMÍLIAS E EM SOCIEDADE. DEMONSTRANDO QUE PEQUENAS AÇÕES PLANEJADAS DE ECONOMIA POSSIBILITAM POUPAR, INVESTIR E GASTAR DE FORMA ASSERTIVA. E O PRINCIPAL A PRÁTICA DA CIDADANIA QUE É A AUTONOMIA DE TOMAR DECISÕES COERENTES EM COLABORAÇÃO PARA MUDANÇAS DE HÁBITOS FAMILIARES.