Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO REMOTA EM TEMPOS DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DO AGRESTE DE PERNAMBUCO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO REMOTA, COVID-19, PROCESSO DE ENSINO, , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
0 of 0
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68288 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 279 "inscrito_id" => 782 "titulo" => "DESAFIOS DA EDUCAÇÃO REMOTA EM TEMPOS DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DO AGRESTE DE PERNAMBUCO" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR COMO OS DESAFIOS ADVINDOS DA EDUCAÇÃO REMOTA EM TEMPOS DA COVID-19 PODEM INTERVIR NO PROCESSO DE ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO. A PESQUISA É QUALITATIVA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, ONDE ABORDA UM ESTUDO DE CASO, QUE TEVE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS O QUESTIONÁRIO. COLABORARAM COM A PESQUISA TRINTA E DOIS DOCENTES DO ENSINO MÉDIO QUE LECIONAM EM ESCOLAS COM AS CARACTERÍSTICAS CITADAS ANTERIORMENTE. CONSTATA-SE QUE A PANDEMIA SOMA DIVERSOS DESAFIOS AOS JÁ EXISTENTES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. DENTRE ELES, A FALTA DE FORMAÇÃO DOCENTE VOLTADA PARA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO E MANTER O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS SE DESTACAM. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE A INTERFERÊNCIA SE DAR POR UM LADO, DE FORMA POSITIVA, ONDE O CONHECIMENTO DE TAIS RECURSOS POSSIBILITARÁ A UTILIZAÇÃO DOS MESMOS COMO COMPLEMENTO AO ENSINO PRESENCIAL. POR OUTRO LADO, A QUALIDADE DO ENSINO É PREJUDICADA DEVIDO À FALTA DE PREPARO DOS DOCENTES EM MINISTRAR AULAS NESTE FORMATO. HAVENDO TAMBÉM, UMA POTENCIALIZAÇÃO DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL.ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR COMO OS DESAFIOS ADVINDOS DA EDUCAÇÃO REMOTA EM TEMPOS DA COVID-19 PODEM INTERVIR NO PROCESSO DE ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICA" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO REMOTA, COVID-19, PROCESSO DE ENSINO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID782_30062020141118.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELLY SILVA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "MIKAELLY ANDRADE" "autor_email" => "mikaellyandrade2000@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68288 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 279 "inscrito_id" => 782 "titulo" => "DESAFIOS DA EDUCAÇÃO REMOTA EM TEMPOS DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DO AGRESTE DE PERNAMBUCO" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR COMO OS DESAFIOS ADVINDOS DA EDUCAÇÃO REMOTA EM TEMPOS DA COVID-19 PODEM INTERVIR NO PROCESSO DE ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO. A PESQUISA É QUALITATIVA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, ONDE ABORDA UM ESTUDO DE CASO, QUE TEVE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS O QUESTIONÁRIO. COLABORARAM COM A PESQUISA TRINTA E DOIS DOCENTES DO ENSINO MÉDIO QUE LECIONAM EM ESCOLAS COM AS CARACTERÍSTICAS CITADAS ANTERIORMENTE. CONSTATA-SE QUE A PANDEMIA SOMA DIVERSOS DESAFIOS AOS JÁ EXISTENTES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. DENTRE ELES, A FALTA DE FORMAÇÃO DOCENTE VOLTADA PARA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO E MANTER O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS SE DESTACAM. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE A INTERFERÊNCIA SE DAR POR UM LADO, DE FORMA POSITIVA, ONDE O CONHECIMENTO DE TAIS RECURSOS POSSIBILITARÁ A UTILIZAÇÃO DOS MESMOS COMO COMPLEMENTO AO ENSINO PRESENCIAL. POR OUTRO LADO, A QUALIDADE DO ENSINO É PREJUDICADA DEVIDO À FALTA DE PREPARO DOS DOCENTES EM MINISTRAR AULAS NESTE FORMATO. HAVENDO TAMBÉM, UMA POTENCIALIZAÇÃO DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL.ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR COMO OS DESAFIOS ADVINDOS DA EDUCAÇÃO REMOTA EM TEMPOS DA COVID-19 PODEM INTERVIR NO PROCESSO DE ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICA" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO REMOTA, COVID-19, PROCESSO DE ENSINO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID782_30062020141118.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELLY SILVA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "MIKAELLY ANDRADE" "autor_email" => "mikaellyandrade2000@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR COMO OS DESAFIOS ADVINDOS DA EDUCAÇÃO REMOTA EM TEMPOS DA COVID-19 PODEM INTERVIR NO PROCESSO DE ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO. A PESQUISA É QUALITATIVA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, ONDE ABORDA UM ESTUDO DE CASO, QUE TEVE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS O QUESTIONÁRIO. COLABORARAM COM A PESQUISA TRINTA E DOIS DOCENTES DO ENSINO MÉDIO QUE LECIONAM EM ESCOLAS COM AS CARACTERÍSTICAS CITADAS ANTERIORMENTE. CONSTATA-SE QUE A PANDEMIA SOMA DIVERSOS DESAFIOS AOS JÁ EXISTENTES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. DENTRE ELES, A FALTA DE FORMAÇÃO DOCENTE VOLTADA PARA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO E MANTER O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS SE DESTACAM. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE A INTERFERÊNCIA SE DAR POR UM LADO, DE FORMA POSITIVA, ONDE O CONHECIMENTO DE TAIS RECURSOS POSSIBILITARÁ A UTILIZAÇÃO DOS MESMOS COMO COMPLEMENTO AO ENSINO PRESENCIAL. POR OUTRO LADO, A QUALIDADE DO ENSINO É PREJUDICADA DEVIDO À FALTA DE PREPARO DOS DOCENTES EM MINISTRAR AULAS NESTE FORMATO. HAVENDO TAMBÉM, UMA POTENCIALIZAÇÃO DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.