ESTE TRABALHO APRESENTA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM LITERÁRIO COMO PRODUTO DO PROJETO EXTENSIONISTA BLABLABLANDO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC - QUE PESQUISOU AS CONTRIBUIÇÕES DA IMERSÃO DAS CRIANÇAS NO UNIVERSO LEITOR DESTE A TENRA IDADE. NESTE, OS FAZIMENTOS E OLHARES DO QUADRO DOCENTE DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ENVOLVIDO, DAS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA INTEGRANTES DA PESQUISA E DAS CRIANÇAS (3 A 5 ANOS DE IDADE) INVESTIGADAS DERAM FORMA AO CONTO EM POESIA VISUAL QUE NARRA EM PARTES INICIADAS PELAS LETRAS DO ALFABETO EM UMA TRAMA BRINCANTE, PROPONDO UM DIÁLOGO ENTRE AS LETRAS E OS INFANTES. A PRODUÇÃO CITADA, NASCE NO TERRENO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA LITERACIA EMERGENTE PRÓPRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM PROSPECÇÃO AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO EPÍLOGO DESTA CONSTRUÇÃO APRESENTAM-SE A AUTONOMIA, INTERAÇÃO DOS PEQUENOS NO UNIVERSO LEITOR, A PRÁTICA DA VERTENTE LITERÁRIA COMO LIMIAR DO PROCESSO DO ALFALETRAR, A ACOLHIDA DA POESIA VISUAL COMO VEREDA LITERÁRIA PARA A INFÂNCIA, O FORTALECIMENTO DO ELO PEDAGÓGICO FORMADO PELA ESCRITA ACADÊMICA E LITERÁRIA E A DEVOLUTIVA DO TRABALHO DESENVOLVIDO À COMUNIDADE ESTUDADA. DENTRE OS REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE PERMEIAM ESTE TRABALHO SE ENCONTRAM: MAGDA SOARES (2009), ANA TEBEROSKY E TERESA COLOMER (2003) E NELLY COELHO (2012).