CRIANÇAS COM SÍNDROME DE TOURETTE NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS: PERCEPÇÕES E SUPERAÇÕES PARA ALÉM DA PANDEMIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68249 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 813 "inscrito_id" => 5595 "titulo" => "CRIANÇAS COM SÍNDROME DE TOURETTE NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS: PERCEPÇÕES E SUPERAÇÕES PARA ALÉM DA PANDEMIA" "resumo" => "ESTE TRABALHO CONSTITUI UM RELATO DE PESQUISA E INTERVENÇÃO REALIZADO NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS DE CRIANÇAS COM A SÍNDROME DE TOURETTE (ST) EM UM MUNICÍPIO PARAIBANO, UMA VEZ QUE OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM FORAM POTENCIALIZADOS COM O ISOLAMENTO SOCIAL, ESTABELECENDO UM DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E PARA AS FAMÍLIAS EM MEIO ÀS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA. DESSA FORMA BUSCOU-SE COMPREENDER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSAS CRIANÇAS FRENTE ÀS AULAS REMOTAS, PARTINDO DA NECESSIDADE DE IDENTIFICAR OS FACILITADORES E DIFICULTADORES AO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA ANALISAR O TRABALHO DO AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO), E MAPEAR AS AÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIDAS PELO MUNICÍPIO OBJETIVANDO A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITASSEM MAIOR INCLUSÃO. UTILIZOU-SE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA EMBASADA EM AUTORES COMO ASTOC ST (2020); DIAS (2015); TEIXEIRA ET AL (2011); TERRA; A.P.A.; RONDINA, R.C. (2014); MAMEDE; WALNER (2017); NASCIMENTO, B.J.C (2020); E EM DOCUMENTOS COM FORÇA DE LEI, TAL COMO: PARECER CNE/CP 5/2020, PESQUISA DOCUMENTAL, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E OBSERVAÇÃO DIRETA. PERCEBEU-SE A EFETIVA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR; EM CONTRAPARTIDA, AS LIMITAÇÕES NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DESDE A ESTRUTURAÇÃO DOS ROTEIROS DE ESTUDOS À ELABORAÇÃO DE MECANISMOS DE MAIOR INTEGRAÇÃO VISUO-MOTOR DE LEITURA, ESCRITA E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO COMO RESPOSTA À FALTA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL E CONTINUADA DESTINADA À EDUCAÇÃO DESSAS CRIANÇAS. COM A INTERVENÇÃO, HOUVE A DIMINUIÇÃO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO, LIMITAÇÕES DE INTEGRAÇÕES VISUO-MOTOR E SINTOMAS DE ANSIEDADE E FRUSTAÇÃO DAS CRIANÇAS NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "AULAS REMOTAS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INTERVENÇÃO, SÍNDROME DE TOURETTE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID5595_31082020201927.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISACHALEM LIMA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ISACHALEM LIMA DE SOUZA" "autor_email" => "isachalem24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ (UNOPAR)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68249 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 813 "inscrito_id" => 5595 "titulo" => "CRIANÇAS COM SÍNDROME DE TOURETTE NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS: PERCEPÇÕES E SUPERAÇÕES PARA ALÉM DA PANDEMIA" "resumo" => "ESTE TRABALHO CONSTITUI UM RELATO DE PESQUISA E INTERVENÇÃO REALIZADO NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS DE CRIANÇAS COM A SÍNDROME DE TOURETTE (ST) EM UM MUNICÍPIO PARAIBANO, UMA VEZ QUE OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM FORAM POTENCIALIZADOS COM O ISOLAMENTO SOCIAL, ESTABELECENDO UM DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E PARA AS FAMÍLIAS EM MEIO ÀS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA. DESSA FORMA BUSCOU-SE COMPREENDER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSAS CRIANÇAS FRENTE ÀS AULAS REMOTAS, PARTINDO DA NECESSIDADE DE IDENTIFICAR OS FACILITADORES E DIFICULTADORES AO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA ANALISAR O TRABALHO DO AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO), E MAPEAR AS AÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIDAS PELO MUNICÍPIO OBJETIVANDO A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITASSEM MAIOR INCLUSÃO. UTILIZOU-SE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA EMBASADA EM AUTORES COMO ASTOC ST (2020); DIAS (2015); TEIXEIRA ET AL (2011); TERRA; A.P.A.; RONDINA, R.C. (2014); MAMEDE; WALNER (2017); NASCIMENTO, B.J.C (2020); E EM DOCUMENTOS COM FORÇA DE LEI, TAL COMO: PARECER CNE/CP 5/2020, PESQUISA DOCUMENTAL, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E OBSERVAÇÃO DIRETA. PERCEBEU-SE A EFETIVA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR; EM CONTRAPARTIDA, AS LIMITAÇÕES NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DESDE A ESTRUTURAÇÃO DOS ROTEIROS DE ESTUDOS À ELABORAÇÃO DE MECANISMOS DE MAIOR INTEGRAÇÃO VISUO-MOTOR DE LEITURA, ESCRITA E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO COMO RESPOSTA À FALTA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL E CONTINUADA DESTINADA À EDUCAÇÃO DESSAS CRIANÇAS. COM A INTERVENÇÃO, HOUVE A DIMINUIÇÃO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO, LIMITAÇÕES DE INTEGRAÇÕES VISUO-MOTOR E SINTOMAS DE ANSIEDADE E FRUSTAÇÃO DAS CRIANÇAS NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "AULAS REMOTAS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INTERVENÇÃO, SÍNDROME DE TOURETTE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID5595_31082020201927.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISACHALEM LIMA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ISACHALEM LIMA DE SOUZA" "autor_email" => "isachalem24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ (UNOPAR)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }