O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO CONHECER A REALIDADE DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA ADESÃO ÀS AULAS REMOTAS DEVIDO À SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NO PERÍODO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS E OS DESAFIOS QUE ESSES PROFISSIONAIS ESTÃO ENFRENTANDO. PARA ISSO FOI REALIZADA UMA PESQUISA APLICADA, DESCRITIVA, COM PROCEDIMENTO DE LEVANTAMENTO POR MEIO DO USO DA FERRAMENTA GOOGLE FORMS ONDE FORAM OUVIDOS 34 (TRINTA E QUATRO) PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE PERNAMBUCO E QUE ESTÃO MINISTRANDO AULAS REMOTAS. OS PROFESSORES FORAM INDAGADOS SOBRE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, SE ESTÃO SATISFEITOS COM SEU DESEMPENHO NA MINISTRAÇÃO DAS AULAS, SE ESTÃO RECEBENDO APOIO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, QUAIS APRENDIZADOS E DESAFIOS ESTÃO ENFRENTANDO. OS ACHADOS MOSTRAM QUE DOS ENTREVISTADOS 74% CONSIDERAM QUE NÃO POSSUEM ESTRUTURA ADEQUADA PARA DESENVOLVER ATIVIDADES REMOTAS DE SUAS CASAS. JÁ 70% CONSIDERAM QUE ESTÃO TRABALHANDO MAIS DO QUE NO PERÍODO ANTERIOR À PANDEMIA. 24% AFIRMAM QUE NÃO RECEBERAM NENHUM APOIO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PARA DESENVOLVERAM SUAS ATIVIDADES REMOTAS E 35% NÃO SE SENTEM PREPARADOS PARA MINISTRAR AS AULAS. A FALTA DE TREINAMENTO, VALORIZAÇÃO, APOIO, EQUIPAMENTOS SÃO ALGUMAS DAS QUESTÕES TRAZIDAS PELOS DOCENTES, MESMO ASSIM ELES RESSALTAM QUE RESSIGNIFICARAM SUA PRÁTICA E SE REINVENTARAM NESTE PERÍODO.