A EDUCAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO TEM MUDADO CONSTANTEMENTE, SOBRETUDO COM O ADVENTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (NTICS). A BUSCA POR PRÁTICAS EDUCACIONAIS INOVADORAS E EFICAZES SÃO CONSTANTES PARA O PROFESSOR ATUAL. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A PRÁTICA DO USO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (REDS) NO ENSINO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO, NA CIDADE DE CRATEÚS-CE. A INVESTIGAÇÃO PARTE DE UM QUESTIONAMENTO CENTRAL SEGUNDO O QUAL ALÉM DO USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALA DE AULA, PARA MEDIAR O ENSINO, DE ACORDO COM O CURRÍCULO E REALIDADE DA ESCOLA, NA RESSIGNIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL E ENGAJAMENTO DOS ALUNOS PARA FIXAÇÃO DE CONTEÚDO. A METODOLOGIA NORTEADORA SE MANIFESTOU COM DOIS MOMENTOS: O PRIMEIRO COM ESTUDO NA LITERATURA SOBRE A TEMÁTICA E NO SEGUNDO NA ABORDAGEM QUANTITATIVA COM APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL, PARA PROFESSORES NO GRUPO AMOSTRAL, NAS PERCEPÇÕES E ENTENDIMENTO DO USO E PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DA ESCOLA CAMPO DA PESQUISA, EM DECORRÊNCIA, O APRENDIZADO DOS ALUNOS COM A TRANSMISSÃO DE CONTEÚDO COM APOIO DOS REDS. COM OS RESULTADOS ANALISADOS SE PERCEBEU QUE MUITOS DOS PROFISSIONAIS EXPRESSIVAMENTE ACREDITAM NO POTENCIAL DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, E SE REINVENTAM DIANTE DAS REALIDADES CURRICULARES PARA UTILIZAÇÃO. PORTANTO, PARA UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS NAS AULAS IMPLICA NA MUDANÇA DA PRÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS NA ORGANIZAÇÃO DE UM APRENDIZADO INTERATIVO COM AS SITUAÇÕES REAIS E O USO DOS REDS PODE SER UMA DAS ALTERNATIVAS DE MEDIAÇÃO NO CONTEXTO ATUAL DE EDUCAÇÃO.