ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE AVALIAR A MOTIVAÇÃO DO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ESCOLAR. FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE UMA REVISÃO DE LITERATURA , NA QUAL DESTACAM-SE OS AUTORES: PAULO FREIRE, BARROSO E JOSÉ CARLOS LIBÂNEO ENTRE OUTROS. OS TEÓRICOS SUBLINHAM QUE ATRAVÉS DA MOTIVAÇÃO, CONSEGUI - SE QUE O ALUNO ENCONTRE RAZÕES PARA APRENDER, PARA MELHORAR, PARA DESCOBRIR E RENTABILIZAR COMPETÊNCIAS. OUTROS AFIRMAM QUE TEM QUE OCORRER A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO PARA QUE ACONTEÇA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A PESQUISA MOSTROU QUE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM É UMA DINÂMICA QUE PERMEIA TODO O COTIDIANO ESCOLAR E QUE É ALGO AMPLO E ACONTECE EM TODOS OS LUGARES, PORTANTO DEVE SER LEVADO EM CONTA TUDO QUE CERCA O APRENDIZ NOS MAIS VARIADOS AMBIENTES ESCOLARES E SOCIAL.