ESTE TRABALHO TRAZ COMO DISCUSSÃO A PRÁTICA REFLEXIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL. RESSALTA-SE A GRANDE IMPORTÂNCIA QUE CADA PROFESSOR PRECISA REVISITAR A PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA, COLABORANDO ASSIM PARA A CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES QUE SUBSIDIARAM A AÇÃO DOCENTE NO DIA A DIA. O ESTUDO EM QUESTÃO, BASEADO EM REVISÃO DE LITERATURA TEVE COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA REFLEXIVA NA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE. COMPREENDE-SE A PARTIR DOS ESTUDOS REALIZADOS, QUE O PROFISSIONAL DOCENTE, PRECISA OLHAR CRITICAMENTE PARA PRÁTICA EDUCATIVA EXERCIDA EM SALA DE AULA, POIS A PARTIR DESTE PRISMA PERCEBERÁ O QUANTO É IMPORTANTE A REFLEXÃO CRÍTICA NA PERPETUAÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR DOS ALUNOS E CRESCIMENTO PROFISSIONAL. O PROFESSOR É O AUTOR DA SUA PRÓPRIA PRÁTICA PERMITINDO-SE ASSIM SER TAMBÉM INVESTIGADOR DAS SOLUÇÕES NECESSÁRIAS PARA O COTIDIANO ESCOLAR SIGNIFICATIVO. FAZ-SE NECESSÁRIO DIÁLOGOS REFLEXIVOS NAS ESCOLAS, VISANDO A MELHORIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM. É IMPORTANTE SALIENTAR, QUE A PRÁTICA REFLEXIVA DIÁRIA, ENGRANDECE A TRAJETÓRIA FORMATIVA DO PROFISSIONAL DOCENTE.