FAZER CI?NCIA N?O ? ALGO SIMPLES E R?PIDO, EXIGE BUSCA DO CONHECIMENTO, EXPERIMENTA??O E FOR?A DE VONTADE, SENDO ASSIM, A ALFABETIZA??O CIENT?FICA SE TORNA PRIMORDIAL EM NOSSO DIA A DIA, VISTO QUE A CI?NCIA ? DIN?MICA E PROGRESSIVA E NOS PERMITE UMA COMPREENS?O CR?TICA DE TUDO QUE EST? ? NOSSA VOLTA. NESSE CEN?RIO N?O PODEMOS NEGAR A IMPORT?NCIA DA INICIA??O CIENT?FICA NA VIDA DE NOSSOS ESTUDANTES, E QUANDO ESSA EDUCA??O ACONTECE NO ?MBITO ESCOLAR OS RESULTADOS S?O SATISFAT?RIOS. EXISTEM DIVERSOS PROGRAMAS QUE APOIAM ESSA INTRODU??O NAS ESCOLAS, DENTRE ELES DESTACAMOS O PROGRAMA CI?NCIA NA ESCOLA- PCE QUE VEM FORMANDO FUTUROS CIENTISTAS E TEM DESPERTADO EM NOSSOS ESTUDANTES O DESEJO DE ?FAZER CI?NCIA?. DIANTE DE TAIS FATOS, O PRESENTE TRABALHO TRAZ O RELATO DA EXPERI?NCIA OBTIDA ATRAV?S DO PCE, USANDO A TEM?TICA DA RECICLAGEM DE ?LEO DE COZINHA NA PRODU??O DE SAB?O, EM UM CENTRO SOCIOEDUCATIVO PARA MENORES INFRATORES LOCALIZADO NA CIDADE DE MANAUS-AM. ESTA PESQUISA PARTE DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAV?S DOS QUESTION?RIOS E ATITUDES COLETIVAS DEMONSTRAM A IMPORT?NCIA E OS IMPACTOS GERADOS PELO PROGRAMA CI?NCIA NA ESCOLA.