EDUCAÇÃO SEXUAL, DEFICIÊNCIA E DIREITOS HUMANOS: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE UM MUNICÍPIO CATARINENSE
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O OBJETIVO DESTE ESTUDO É COMPREENDER OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE UM MUNICÍPIO CATARINENSE À EDUCAÇÃO SEXUAL VOLTADA AO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. PARA ISSO, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM 19 PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE ATUAM EM DISTINTAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. OS DADOS COLETADOS FORAM ORGANIZADOS E SISTEMATIZADOS EM CATEGORIAS, CONFORME A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (1977), SENDO ESTAS: PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL; TRAJETÓRIA PESSOAL E FORMAÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO SEXUAL; PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA; E EXPERIÊNCIAS DOCENTES NA ESFERA DA EDUCAÇÃO SEXUAL. ALÉM DISSO, FOI OBSERVADO QUE, RARAMENTE, ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO SEXUAL SÃO REALIZADAS COM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA E TRANSVERSAL. 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. As discussões estão situadas em torno dos instrumentos, processos e implicações que a avaliação tem para os sujeitos, os índices e a produção do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avaliação serve para apontar a insuficiência de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos são postos a serviço de apontar a não-qualidade educacional, a partir de seus resultados numéricos. <br />\r\n Novos direcionamentos para pensar a avaliação podem pautar-se, por exemplo, em estratégias colaborativas em que a qualidade não esteja expressa exclusivamente em números, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem até a chegada à avaliação. É igualmente necessário, pensar em sistema que direcione as práticas docentes para um fazer pedagógico, que assuma um compromisso com a revisão de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das interações entre os sujeitos escolares.<br />\r\n As múltiplas possibilidades, de alinharmos avaliação e fazer docente, são apresentadas nos três volumes que compõem a coletânea, originária das contribuições dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribuições dos grupos de trabalho Formação de Professores; Didática e Currículo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educação e Relações Étnico-Raciais; Gênero, Sexualidade e Educação; Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. 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