Artigo E-book VI JOIN

E-books

ISBN: 978-65-86901-04-7 

J. M DE MACEDO: UM PROFESSOR NO IMPÉRIO

Palavra-chaves: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, JOAQUIM MANUEL DE MACEDO, , E-book AT 30: História
0 of 0
"2020-06-12 14:28:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 65171 "edicao_id" => 123 "trabalho_id" => 117 "inscrito_id" => 517 "titulo" => "J. M DE MACEDO: UM PROFESSOR NO IMPÉRIO" "resumo" => "JOAQUIM MANUEL DE MACEDO CONSAGROU-SE COMO ROMANCISTA E TEATRÓLOGO NO SEGUNDO REINADO. NO ENTANTO, A CARREIRA LITERÁRIA NÃO IMPEDIU QUE ELE SE DEDICASSE À DOCÊNCIA, À PESQUISA HISTÓRICA E AO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL EM UM MOMENTO CRUCIAL PARA A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA BRASILEIRA, O ESTABELECIMENTO DE DIRETRIZES EDUCACIONAIS NO PAÍS E O ADVENTO DE UM MERCADO EDITORIAL, PREOCUPADO, TAMBÉM, COM A DIFUSÃO DE MANUAIS DIDÁTICOS. NESSE SENTIDO, ESTE ARTIGO BUSCA RECUPERAR A TRAJETÓRIA DO FAMIGERADO “ESCRITOR DE ITABORAÍ” COMO PROFESSOR E, A PARTIR DELA, PENSAR O LUGAR SOCIAL DA DOCÊNCIA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX.JOAQUIM MANUEL DE MACEDO CONSAGROU-SE COMO ROMANCISTA E TEATRÓLOGO NO SEGUNDO REINADO. NO ENTANTO, A CARREIRA LITERÁRIA NÃO IMPEDIU QUE ELE SE DEDICASSE À DOCÊN" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "AT 30: História" "palavra_chave" => "HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, JOAQUIM MANUEL DE MACEDO, ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "5f59281311095_09092020160803.pdf" "created_at" => "2020-06-12 14:31:06" "updated_at" => "2020-09-09 16:08:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLLINA CARVALHO RAMOS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "CAROLLINA" "autor_email" => "carollinadelima@ufba.br" "autor_ies" => "UFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-vi-join" "edicao_nome" => "E-book VI JOIN" "edicao_evento" => "VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/join/2019" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5efa4e402eaae_29062020172536.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-06-12 14:28:54" "publicacao_id" => 68 "publicacao_nome" => "E-book JOIN" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 65171 "edicao_id" => 123 "trabalho_id" => 117 "inscrito_id" => 517 "titulo" => "J. M DE MACEDO: UM PROFESSOR NO IMPÉRIO" "resumo" => "JOAQUIM MANUEL DE MACEDO CONSAGROU-SE COMO ROMANCISTA E TEATRÓLOGO NO SEGUNDO REINADO. NO ENTANTO, A CARREIRA LITERÁRIA NÃO IMPEDIU QUE ELE SE DEDICASSE À DOCÊNCIA, À PESQUISA HISTÓRICA E AO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL EM UM MOMENTO CRUCIAL PARA A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA BRASILEIRA, O ESTABELECIMENTO DE DIRETRIZES EDUCACIONAIS NO PAÍS E O ADVENTO DE UM MERCADO EDITORIAL, PREOCUPADO, TAMBÉM, COM A DIFUSÃO DE MANUAIS DIDÁTICOS. NESSE SENTIDO, ESTE ARTIGO BUSCA RECUPERAR A TRAJETÓRIA DO FAMIGERADO “ESCRITOR DE ITABORAÍ” COMO PROFESSOR E, A PARTIR DELA, PENSAR O LUGAR SOCIAL DA DOCÊNCIA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX.JOAQUIM MANUEL DE MACEDO CONSAGROU-SE COMO ROMANCISTA E TEATRÓLOGO NO SEGUNDO REINADO. NO ENTANTO, A CARREIRA LITERÁRIA NÃO IMPEDIU QUE ELE SE DEDICASSE À DOCÊN" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "AT 30: História" "palavra_chave" => "HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, JOAQUIM MANUEL DE MACEDO, ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "5f59281311095_09092020160803.pdf" "created_at" => "2020-06-12 14:31:06" "updated_at" => "2020-09-09 16:08:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLLINA CARVALHO RAMOS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "CAROLLINA" "autor_email" => "carollinadelima@ufba.br" "autor_ies" => "UFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-vi-join" "edicao_nome" => "E-book VI JOIN" "edicao_evento" => "VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/join/2019" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5efa4e402eaae_29062020172536.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-06-12 14:28:54" "publicacao_id" => 68 "publicacao_nome" => "E-book JOIN" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 123 "publicacao_id" => 68 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-vi-join" "nome" => "E-book VI JOIN" "nome_evento" => "VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores" "descricao" => "A VI edi&ccedil;&atilde;o do Encontro de Jovens Investigadores (VI JOINBR), evento que tem origem na Universidade de A&ccedil;ores/Portugal e &eacute; destinado &agrave; socializa&ccedil;&atilde;o de pesquisas de estudantes universit&aacute;rios de diversas &aacute;reas do conhecimento, traz como tema &ldquo;Investiga&ccedil;&atilde;o, Engajamento e Emancipa&ccedil;&atilde;o Humana&rdquo;. Esse tema provoca o Investigador a pensar em possibilidades para a constru&ccedil;&atilde;o do conhecimento pensando na coletividade. Engajar, nesta edi&ccedil;&atilde;o, tem o sentido de convidar o investigador a se seduzir, se envolver, se comprometer, a fazer parte de um projeto maior e com produtos que atendam a um fim mais espec&iacute;fico e nobre: a emancipa&ccedil;&atilde;o humana. Nesta edi&ccedil;&atilde;o a provoca&ccedil;&atilde;o que &eacute; feita para a comunidade acad&ecirc;mica, pesquisadores e demais setores da sociedade interessados no processo de investiga&ccedil;&atilde;o se apresenta no sentido de pensar em ci&ecirc;ncia como algo que engrande&ccedil;a pesquisador e comunidade pesquisada, em pensar nas alternativas que possam conduzir o ser humano e a sociedade a um bem viver soberano, independente, livre e aut&ocirc;nomo.A VI edi&ccedil;&atilde;o do Encontro de Jovens Investigadores (VI JOINBR), evento que tem origem na Universidade de A&ccedil;ores/Portugal e &eacute; destinado" "pasta" => "ebooks/join/2019" "logo" => null "capa" => "5efa4e402eaae_29062020172536.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2019-09-04" "final_evento" => "2019-09-06" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-06-12 14:28:54" "updated_at" => "2020-08-18 08:35:18" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 123 "publicacao_id" => 68 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-vi-join" "nome" => "E-book VI JOIN" "nome_evento" => "VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores" "descricao" => "A VI edi&ccedil;&atilde;o do Encontro de Jovens Investigadores (VI JOINBR), evento que tem origem na Universidade de A&ccedil;ores/Portugal e &eacute; destinado &agrave; socializa&ccedil;&atilde;o de pesquisas de estudantes universit&aacute;rios de diversas &aacute;reas do conhecimento, traz como tema &ldquo;Investiga&ccedil;&atilde;o, Engajamento e Emancipa&ccedil;&atilde;o Humana&rdquo;. Esse tema provoca o Investigador a pensar em possibilidades para a constru&ccedil;&atilde;o do conhecimento pensando na coletividade. Engajar, nesta edi&ccedil;&atilde;o, tem o sentido de convidar o investigador a se seduzir, se envolver, se comprometer, a fazer parte de um projeto maior e com produtos que atendam a um fim mais espec&iacute;fico e nobre: a emancipa&ccedil;&atilde;o humana. Nesta edi&ccedil;&atilde;o a provoca&ccedil;&atilde;o que &eacute; feita para a comunidade acad&ecirc;mica, pesquisadores e demais setores da sociedade interessados no processo de investiga&ccedil;&atilde;o se apresenta no sentido de pensar em ci&ecirc;ncia como algo que engrande&ccedil;a pesquisador e comunidade pesquisada, em pensar nas alternativas que possam conduzir o ser humano e a sociedade a um bem viver soberano, independente, livre e aut&ocirc;nomo.A VI edi&ccedil;&atilde;o do Encontro de Jovens Investigadores (VI JOINBR), evento que tem origem na Universidade de A&ccedil;ores/Portugal e &eacute; destinado" "pasta" => "ebooks/join/2019" "logo" => null "capa" => "5efa4e402eaae_29062020172536.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2019-09-04" "final_evento" => "2019-09-06" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-06-12 14:28:54" "updated_at" => "2020-08-18 08:35:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 52 "edicao_id" => 123 "codigo" => "978-65-86901-04-7\u{2009}" "capa" => "5ef6008654e09_26062020110454.jpg" "titulo" => "E-book VI JOIN" "prefacio" => """ <strong>Investiga&ccedil;&atilde;o, Engajamento e Emancipa&ccedil;&atilde;o Humana</strong><br />\r\n <br />\r\n <strong>Pref&aacute;cio</strong><br />\r\n <br />\r\n &nbsp; &nbsp;H&aacute; v&aacute;rias maneiras de prefaciar um livro e seja quais forem, o que se coloca em curso &eacute; um presentear que acontece em reciprocidade. Algo da esfera em que o presenteado e o presenteador se encontram. Entendo que tanto um como tamb&eacute;m o outro est&atilde;o em cada um, inexistido a possibilidade de t&atilde;o somente um ser presenteador ou ser presenteado. Nessa perspectiva, quem presenteia tamb&eacute;m &eacute; presenteado. H&aacute; o presente de oferecer, h&aacute; tamb&eacute;m o presente em receber.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;H&aacute; v&aacute;rias maneiras de prefaciar um livro e seja quais forem, o que se coloca em curso &eacute; um presentear que acontece em reciproc Acontece aqui uma cerim&ocirc;nia, e esta &eacute; recheada de simplicidade e complexidade. A simplicidade dos envolvidos(as), a complexidade do envolvimento. A simplicidade e a complexidade daqueles que escrevem e tamb&eacute;m dos seus escritos. Escritores (as) e escritos que n&atilde;o est&atilde;o em separado, tanto nas suas simplicidades como tamb&eacute;m nas suas complexidades, e tudo isso reunido num grande presentear.<br />\r\nAcontece aqui uma cerim&ocirc;nia, e esta &eacute; recheada de simplicidade e complexidade. A simplicidade dos envolvidos(as), a complexidade do envolvimento. A &nbsp; &nbsp;Assim nos remetemos &agrave; obra Investiga&ccedil;&atilde;o, Engajamento e Emancipa&ccedil;&atilde;o Humana, uma obra que trata da vida na vida. Faz isso ao abordar a seara acad&ecirc;mica, sendo este um espa&ccedil;o cr&iacute;tico-reflexivo em que a doxa (opini&atilde;o) carece de supera&ccedil;&atilde;o via a episteme (conhecimento). Este par n&atilde;o &eacute; trabalhado isoladamente nos textos deste livro, mas articulados pelo caminho da supera&ccedil;&atilde;o dial&eacute;tica dessa constru&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;Assim nos remetemos &agrave; obra Investiga&ccedil;&atilde;o, Engajamento e Emancipa&ccedil;&atilde;o Humana, uma obra que trata da vida na vida. F &nbsp; &nbsp;O prefaciar &eacute; um convite a uma rela&ccedil;&atilde;o amorosa. Pref&aacute;cio e texto s&atilde;o futuros amantes, desses que se deixam ocupar por in&uacute;meros leitores(as), que, com seus escafandros, mergulham no texto sem qualquer pretexto. Vamos fazer um exerc&iacute;cio livre no pref&aacute;cio deste livro, em que livre-livro esteja em parceria com livro-livre.&nbsp; &nbsp; Presenteador e presenteado(a) em um s&oacute;, estando livres! Eis uma rela&ccedil;&atilde;o de amor, em que Eros se faz presente de forma intensa, num presentear de um texto que aponta para uma imagem constru&iacute;da no encontro.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;O prefaciar &eacute; um convite a uma rela&ccedil;&atilde;o amorosa. Pref&aacute;cio e texto s&atilde;o futuros amantes, desses que se deixam ocupa &nbsp; &nbsp;&Eacute; nesse encontro que reina a pergunta: &ldquo;Quem somos n&oacute;s?&rdquo; Esse &ldquo;n&oacute;s&rdquo; &eacute; um &ldquo;n&oacute;&rdquo;, uma &ldquo;la&ccedil;ada&rdquo;, &eacute; uma cria&ccedil;&atilde;o e sendo assim, nos diz Emmanuel Carneiro Le&atilde;o: &ldquo;Toda cria&ccedil;&atilde;o &eacute; original por ser origin&aacute;ria.&rdquo; Um &ldquo;n&oacute;&rdquo;, um &ldquo;n&oacute;s&rdquo; e v&aacute;rios autoras e autores: eis a originalidade de Investiga&ccedil;&atilde;o, Engajamento e Emancipa&ccedil;&atilde;o Humana, ao pertencer &agrave; dimens&atilde;o do origin&aacute;rio pois entendemos que aponta-se para a perspectiva de que n&atilde;o &eacute; f&aacute;cil conviver com o outro por conta das diferen&ccedil;as e da diversidade existente entre os seres humanos, mas que essa diferen&ccedil;a e diversidade nos tira de um lugar egoc&ecirc;ntrico e nos faz olhar e conviver com o diverso assinalando que viver em sociedade &eacute; ter empatia, e esta &eacute;, na realidade, complexa, pois as rela&ccedil;&otilde;es sociais s&atilde;o balizadas por inst&acirc;ncias reguladoras do conv&iacute;vio social (o Estado) visto que essas diferen&ccedil;as entre pessoas geram conflitos e a doa&ccedil;&atilde;o para o conv&iacute;vio em sociedade passa a ser previsto por leis. O objetivo dessas leis &eacute; o controle de impulsos, visto que o ser humano &eacute; imprevis&iacute;vel, capaz de amar e de odiar e, diante disso, &eacute; necess&aacute;rio a constru&ccedil;&atilde;o de leis. Estas, por sua vez, podem desencadear um efeito demasiadamente repressivo aos desejos humanos, podendo levar &agrave; tristeza, doen&ccedil;as, viol&ecirc;ncias, ang&uacute;stias, suic&iacute;dios ou isolamentos. Qual a alternativa? O equil&iacute;brio entre os desejos e as regras que regem o conv&iacute;vio social. Entretanto, a sociedade nunca facilitou aos indiv&iacute;duos olharem para dentro de si, e assim ao olhar para seu olho interno ser olhado por ele.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;&Eacute; nesse encontro que reina a pergunta: &ldquo;Quem somos n&oacute;s?&rdquo; Esse &ldquo;n&oacute;s&rdquo; &eacute; um &ldquo;n&oacute;&rdquo &nbsp; &nbsp;Fazer esse movimento do olhar &eacute; assumir que o outro n&atilde;o &eacute; o dem&ocirc;nio, que o inferno n&atilde;o est&aacute; l&aacute; fora em um emp&iacute;reo pr&oacute;ximo ou distante, mas possivelmente dentro de cada um de n&oacute;s, ou seja, &eacute; um n&oacute;! Nesse n&oacute;, essa la&ccedil;ada, o ser humano vai se tornando o que &eacute;, fazendo isso a partir de suas escolhas, sendo estes livres (talvez) para escolher os rumos de sua vida.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;Fazer esse movimento do olhar &eacute; assumir que o outro n&atilde;o &eacute; o dem&ocirc;nio, que o inferno n&atilde;o est&aacute; l&aacute; fora &nbsp; &nbsp;A liberdade do ser humano torna-o angustiado diante das possibilidades de escolha; de livres que s&atilde;o, eles criam mecanismos para achar que n&atilde;o s&atilde;o t&atilde;o livres por conta do outro que para ele limita sua liberdade. Ao passo que n&atilde;o podemos controlar as decis&otilde;es do outro, n&atilde;o podendo tamb&eacute;m controlar a vis&atilde;o que o outro tem de n&oacute;s. Este outro torna-se o nosso inferno. N&atilde;o devemos esquecer que esse outro habita em n&oacute;s: eis outro n&oacute;! Entre um n&oacute; e outro, s&atilde;o muitos n&oacute;s...<br />\r\n&nbsp; &nbsp;A liberdade do ser humano torna-o angustiado diante das possibilidades de escolha; de livres que s&atilde;o, eles criam mecanismos para achar que n Na possibilidade de constru&ccedil;&atilde;o desse caminho, num sentido de caminhar em dire&ccedil;&atilde;o ao horizonte, nada mais, &eacute; que autores e autoras que nos assinalam caminhos acerca do conv&iacute;vio em sociedade, trabalhando a dimens&atilde;o da investiga&ccedil;&atilde;o, do engajamento e da emancipa&ccedil;&atilde;o humana apontando ainda que n&atilde;o h&aacute; em lugar nenhum, regras absolutas de comportamentos para a vida em sociedade e que aquele que reduz tudo em um s&oacute; aspecto, assume uma postura autorit&aacute;ria, exigindo que todos pensem igual, n&atilde;o deixando margem para as particularidades, singularidades, desejos e impulsos. Esse jeito autorit&aacute;rio de vida em sociedade abre margem para a inferioriza&ccedil;&atilde;o do outro em nome de uma dimens&atilde;o &uacute;nica da vida. Assim, podemos dizer: &ldquo;Ele n&atilde;o!&rdquo; e &ldquo;N&oacute;s sim!&rdquo;. Diante da constru&ccedil;&atilde;o da ideia da superioridade do &ldquo;ele&rdquo; sobre o &ldquo;n&oacute;s&rdquo; o conflito oriundo desse pensamento impede a conviv&ecirc;ncia, n&atilde;o havendo mais capacidade de di&aacute;logo, ocasionando a viol&ecirc;ncia e a &ldquo;derrota da civiliza&ccedil;&atilde;o&rdquo;.<br />\r\nNa possibilidade de constru&ccedil;&atilde;o desse caminho, num sentido de caminhar em dire&ccedil;&atilde;o ao horizonte, nada mais, &eacute; que autores e aut &nbsp; &nbsp;A civiliza&ccedil;&atilde;o &eacute; derrotada pelo fascismo e este n&atilde;o &eacute; um fen&ocirc;meno ligado a apenas um tempo hist&oacute;rico, assim sendo, ele pode estar presente por a&iacute;, j&aacute; que tornou-se institucional, misturando de forma confusa caracter&iacute;sticas pol&iacute;ticas, econ&ocirc;micas e religiosas, e, para o seu desenvolvimento, s&oacute; precisa de solo f&eacute;rtil para que se instale com sua idolatria ao culto, &agrave;s tradi&ccedil;&otilde;es, &agrave;s tend&ecirc;ncias reacion&aacute;rias, &agrave; indisposi&ccedil;&atilde;o aos novos saberes, ao avan&ccedil;o do conhecimento, &agrave; recusa a modernidade, &agrave; recusa a uma vis&atilde;o racionalista do mundo, defendendo o irrefletido e a n&atilde;o criticidade. O fascismo se fortalece em momentos de crise econ&ocirc;mica e de inseguran&ccedil;a que atingem a classe m&eacute;dia. A partir desse momento, criam-se inimigos que s&atilde;o a causa da crise e devem ser destru&iacute;dos, entre esses inimigos est&atilde;o: imigrantes, desfavorecidos, etnias, ideologias, LGBT&rsquo;s e estrangeiros. A descren&ccedil;a leva &agrave; barb&aacute;rie, ou seja, diante do descr&eacute;dito de grande parte da sociedade em rela&ccedil;&atilde;o aos valores democr&aacute;ticos, que s&atilde;o destru&iacute;dos pelo fascismo, o que pode sobrar &eacute; a selvageria. O &ldquo;ele&rdquo; destruindo o &ldquo;n&oacute;s&rdquo;, pois o fascista n&atilde;o s&oacute; mora ao lado, como tamb&eacute;m est&aacute; dentro de n&oacute;s! &Eacute; preciso que nos curemos de n&oacute;s mesmos, se isso for poss&iacute;vel.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;A civiliza&ccedil;&atilde;o &eacute; derrotada pelo fascismo e este n&atilde;o &eacute; um fen&ocirc;meno ligado a apenas um tempo hist&oacute;rico &nbsp; &nbsp;Prefaciar (n&atilde;o) &eacute; preciso e ao aventurar-se pelas palavras que buscam nos insuflar a aprender a pensar partindo de outro lugar; que nos mobiliza a aprender a escutar em um mundo ensurdecido; que nos provoca a caminhar contra os ventos dos totalitarismos e assim, pois, podemos nos libertar fazendo uma travessia, e nela assumir um pensar, um jeito de orientar aquele que deseja atravessar o horizonte aberto, que &eacute; perigoso e pode efetivar um perder-se no canto do infinito, no canto doce e indeterminado das sereias que n&atilde;o cantam tal qual as baleias.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;Prefaciar (n&atilde;o) &eacute; preciso e ao aventurar-se pelas palavras que buscam nos insuflar a aprender a pensar partindo de outro lugar; que n &nbsp; &nbsp;Parab&eacute;ns, escritoras e escritores, pela produ&ccedil;&atilde;o textual, pelo per&iacute;metro aberto, que &eacute; perigoso! Parab&eacute;ns pela travessia, pois somente se atravessa o encanto do mar aberto ao se estar aprisionado no mastro dos arrabaldes, das ideias, nas cordas dos limites, nas fronteiras do n&atilde;o pensado, pois s&oacute; &eacute; poss&iacute;vel pensar sobre o que n&atilde;o foi pensado. Esse &eacute; seu exerc&iacute;cio: investigar, engajar-se e trabalhar na promo&ccedil;&atilde;o m&uacute;tua da emancipa&ccedil;&atilde;o humana.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;Parab&eacute;ns, escritoras e escritores, pela produ&ccedil;&atilde;o textual, pelo per&iacute;metro aberto, que &eacute; perigoso! Parab&eacute;ns <br />\r\n <strong>Salvador, maio de 2020<br />\r\n Prof. Dr. &Eacute;verton Nery Carneiro (UNEB)</strong> """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ &Eacute;verton Nery Carneiro,<br />\r\n Francisca Geny Lustosa,<br />\r\n Pedro Francisco Gonz&aacute;lez. """ "conselho_editorial" => """ &Eacute;verton Nery Carneiro - UNEB<br />\r\n Francisca Geny Lustosa - UFC<br />\r\n Isrhael Mendes da Fonseca - UECE<br />\r\n Pedro Francisco Gonz&aacute;lez - UAC<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE """ "ficha_catalografica" => "5efe030187d54_02072020125337.pdf" "arquivo" => "5f2d6ec937495_07082020121001.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-06-15 12:59:35" "updated_at" => "2022-02-23 11:08:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 52 "edicao_id" => 123 "codigo" => "978-65-86901-04-7\u{2009}" "capa" => "5ef6008654e09_26062020110454.jpg" "titulo" => "E-book VI JOIN" "prefacio" => """ <strong>Investiga&ccedil;&atilde;o, Engajamento e Emancipa&ccedil;&atilde;o Humana</strong><br />\r\n <br />\r\n <strong>Pref&aacute;cio</strong><br />\r\n <br />\r\n &nbsp; &nbsp;H&aacute; v&aacute;rias maneiras de prefaciar um livro e seja quais forem, o que se coloca em curso &eacute; um presentear que acontece em reciprocidade. Algo da esfera em que o presenteado e o presenteador se encontram. Entendo que tanto um como tamb&eacute;m o outro est&atilde;o em cada um, inexistido a possibilidade de t&atilde;o somente um ser presenteador ou ser presenteado. Nessa perspectiva, quem presenteia tamb&eacute;m &eacute; presenteado. H&aacute; o presente de oferecer, h&aacute; tamb&eacute;m o presente em receber.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;H&aacute; v&aacute;rias maneiras de prefaciar um livro e seja quais forem, o que se coloca em curso &eacute; um presentear que acontece em reciproc Acontece aqui uma cerim&ocirc;nia, e esta &eacute; recheada de simplicidade e complexidade. A simplicidade dos envolvidos(as), a complexidade do envolvimento. A simplicidade e a complexidade daqueles que escrevem e tamb&eacute;m dos seus escritos. Escritores (as) e escritos que n&atilde;o est&atilde;o em separado, tanto nas suas simplicidades como tamb&eacute;m nas suas complexidades, e tudo isso reunido num grande presentear.<br />\r\nAcontece aqui uma cerim&ocirc;nia, e esta &eacute; recheada de simplicidade e complexidade. A simplicidade dos envolvidos(as), a complexidade do envolvimento. A &nbsp; &nbsp;Assim nos remetemos &agrave; obra Investiga&ccedil;&atilde;o, Engajamento e Emancipa&ccedil;&atilde;o Humana, uma obra que trata da vida na vida. Faz isso ao abordar a seara acad&ecirc;mica, sendo este um espa&ccedil;o cr&iacute;tico-reflexivo em que a doxa (opini&atilde;o) carece de supera&ccedil;&atilde;o via a episteme (conhecimento). Este par n&atilde;o &eacute; trabalhado isoladamente nos textos deste livro, mas articulados pelo caminho da supera&ccedil;&atilde;o dial&eacute;tica dessa constru&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;Assim nos remetemos &agrave; obra Investiga&ccedil;&atilde;o, Engajamento e Emancipa&ccedil;&atilde;o Humana, uma obra que trata da vida na vida. F &nbsp; &nbsp;O prefaciar &eacute; um convite a uma rela&ccedil;&atilde;o amorosa. Pref&aacute;cio e texto s&atilde;o futuros amantes, desses que se deixam ocupar por in&uacute;meros leitores(as), que, com seus escafandros, mergulham no texto sem qualquer pretexto. Vamos fazer um exerc&iacute;cio livre no pref&aacute;cio deste livro, em que livre-livro esteja em parceria com livro-livre.&nbsp; &nbsp; Presenteador e presenteado(a) em um s&oacute;, estando livres! Eis uma rela&ccedil;&atilde;o de amor, em que Eros se faz presente de forma intensa, num presentear de um texto que aponta para uma imagem constru&iacute;da no encontro.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;O prefaciar &eacute; um convite a uma rela&ccedil;&atilde;o amorosa. Pref&aacute;cio e texto s&atilde;o futuros amantes, desses que se deixam ocupa &nbsp; &nbsp;&Eacute; nesse encontro que reina a pergunta: &ldquo;Quem somos n&oacute;s?&rdquo; Esse &ldquo;n&oacute;s&rdquo; &eacute; um &ldquo;n&oacute;&rdquo;, uma &ldquo;la&ccedil;ada&rdquo;, &eacute; uma cria&ccedil;&atilde;o e sendo assim, nos diz Emmanuel Carneiro Le&atilde;o: &ldquo;Toda cria&ccedil;&atilde;o &eacute; original por ser origin&aacute;ria.&rdquo; Um &ldquo;n&oacute;&rdquo;, um &ldquo;n&oacute;s&rdquo; e v&aacute;rios autoras e autores: eis a originalidade de Investiga&ccedil;&atilde;o, Engajamento e Emancipa&ccedil;&atilde;o Humana, ao pertencer &agrave; dimens&atilde;o do origin&aacute;rio pois entendemos que aponta-se para a perspectiva de que n&atilde;o &eacute; f&aacute;cil conviver com o outro por conta das diferen&ccedil;as e da diversidade existente entre os seres humanos, mas que essa diferen&ccedil;a e diversidade nos tira de um lugar egoc&ecirc;ntrico e nos faz olhar e conviver com o diverso assinalando que viver em sociedade &eacute; ter empatia, e esta &eacute;, na realidade, complexa, pois as rela&ccedil;&otilde;es sociais s&atilde;o balizadas por inst&acirc;ncias reguladoras do conv&iacute;vio social (o Estado) visto que essas diferen&ccedil;as entre pessoas geram conflitos e a doa&ccedil;&atilde;o para o conv&iacute;vio em sociedade passa a ser previsto por leis. O objetivo dessas leis &eacute; o controle de impulsos, visto que o ser humano &eacute; imprevis&iacute;vel, capaz de amar e de odiar e, diante disso, &eacute; necess&aacute;rio a constru&ccedil;&atilde;o de leis. Estas, por sua vez, podem desencadear um efeito demasiadamente repressivo aos desejos humanos, podendo levar &agrave; tristeza, doen&ccedil;as, viol&ecirc;ncias, ang&uacute;stias, suic&iacute;dios ou isolamentos. Qual a alternativa? O equil&iacute;brio entre os desejos e as regras que regem o conv&iacute;vio social. Entretanto, a sociedade nunca facilitou aos indiv&iacute;duos olharem para dentro de si, e assim ao olhar para seu olho interno ser olhado por ele.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;&Eacute; nesse encontro que reina a pergunta: &ldquo;Quem somos n&oacute;s?&rdquo; Esse &ldquo;n&oacute;s&rdquo; &eacute; um &ldquo;n&oacute;&rdquo &nbsp; &nbsp;Fazer esse movimento do olhar &eacute; assumir que o outro n&atilde;o &eacute; o dem&ocirc;nio, que o inferno n&atilde;o est&aacute; l&aacute; fora em um emp&iacute;reo pr&oacute;ximo ou distante, mas possivelmente dentro de cada um de n&oacute;s, ou seja, &eacute; um n&oacute;! Nesse n&oacute;, essa la&ccedil;ada, o ser humano vai se tornando o que &eacute;, fazendo isso a partir de suas escolhas, sendo estes livres (talvez) para escolher os rumos de sua vida.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;Fazer esse movimento do olhar &eacute; assumir que o outro n&atilde;o &eacute; o dem&ocirc;nio, que o inferno n&atilde;o est&aacute; l&aacute; fora &nbsp; &nbsp;A liberdade do ser humano torna-o angustiado diante das possibilidades de escolha; de livres que s&atilde;o, eles criam mecanismos para achar que n&atilde;o s&atilde;o t&atilde;o livres por conta do outro que para ele limita sua liberdade. Ao passo que n&atilde;o podemos controlar as decis&otilde;es do outro, n&atilde;o podendo tamb&eacute;m controlar a vis&atilde;o que o outro tem de n&oacute;s. Este outro torna-se o nosso inferno. N&atilde;o devemos esquecer que esse outro habita em n&oacute;s: eis outro n&oacute;! Entre um n&oacute; e outro, s&atilde;o muitos n&oacute;s...<br />\r\n&nbsp; &nbsp;A liberdade do ser humano torna-o angustiado diante das possibilidades de escolha; de livres que s&atilde;o, eles criam mecanismos para achar que n Na possibilidade de constru&ccedil;&atilde;o desse caminho, num sentido de caminhar em dire&ccedil;&atilde;o ao horizonte, nada mais, &eacute; que autores e autoras que nos assinalam caminhos acerca do conv&iacute;vio em sociedade, trabalhando a dimens&atilde;o da investiga&ccedil;&atilde;o, do engajamento e da emancipa&ccedil;&atilde;o humana apontando ainda que n&atilde;o h&aacute; em lugar nenhum, regras absolutas de comportamentos para a vida em sociedade e que aquele que reduz tudo em um s&oacute; aspecto, assume uma postura autorit&aacute;ria, exigindo que todos pensem igual, n&atilde;o deixando margem para as particularidades, singularidades, desejos e impulsos. Esse jeito autorit&aacute;rio de vida em sociedade abre margem para a inferioriza&ccedil;&atilde;o do outro em nome de uma dimens&atilde;o &uacute;nica da vida. Assim, podemos dizer: &ldquo;Ele n&atilde;o!&rdquo; e &ldquo;N&oacute;s sim!&rdquo;. Diante da constru&ccedil;&atilde;o da ideia da superioridade do &ldquo;ele&rdquo; sobre o &ldquo;n&oacute;s&rdquo; o conflito oriundo desse pensamento impede a conviv&ecirc;ncia, n&atilde;o havendo mais capacidade de di&aacute;logo, ocasionando a viol&ecirc;ncia e a &ldquo;derrota da civiliza&ccedil;&atilde;o&rdquo;.<br />\r\nNa possibilidade de constru&ccedil;&atilde;o desse caminho, num sentido de caminhar em dire&ccedil;&atilde;o ao horizonte, nada mais, &eacute; que autores e aut &nbsp; &nbsp;A civiliza&ccedil;&atilde;o &eacute; derrotada pelo fascismo e este n&atilde;o &eacute; um fen&ocirc;meno ligado a apenas um tempo hist&oacute;rico, assim sendo, ele pode estar presente por a&iacute;, j&aacute; que tornou-se institucional, misturando de forma confusa caracter&iacute;sticas pol&iacute;ticas, econ&ocirc;micas e religiosas, e, para o seu desenvolvimento, s&oacute; precisa de solo f&eacute;rtil para que se instale com sua idolatria ao culto, &agrave;s tradi&ccedil;&otilde;es, &agrave;s tend&ecirc;ncias reacion&aacute;rias, &agrave; indisposi&ccedil;&atilde;o aos novos saberes, ao avan&ccedil;o do conhecimento, &agrave; recusa a modernidade, &agrave; recusa a uma vis&atilde;o racionalista do mundo, defendendo o irrefletido e a n&atilde;o criticidade. O fascismo se fortalece em momentos de crise econ&ocirc;mica e de inseguran&ccedil;a que atingem a classe m&eacute;dia. A partir desse momento, criam-se inimigos que s&atilde;o a causa da crise e devem ser destru&iacute;dos, entre esses inimigos est&atilde;o: imigrantes, desfavorecidos, etnias, ideologias, LGBT&rsquo;s e estrangeiros. A descren&ccedil;a leva &agrave; barb&aacute;rie, ou seja, diante do descr&eacute;dito de grande parte da sociedade em rela&ccedil;&atilde;o aos valores democr&aacute;ticos, que s&atilde;o destru&iacute;dos pelo fascismo, o que pode sobrar &eacute; a selvageria. O &ldquo;ele&rdquo; destruindo o &ldquo;n&oacute;s&rdquo;, pois o fascista n&atilde;o s&oacute; mora ao lado, como tamb&eacute;m est&aacute; dentro de n&oacute;s! &Eacute; preciso que nos curemos de n&oacute;s mesmos, se isso for poss&iacute;vel.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;A civiliza&ccedil;&atilde;o &eacute; derrotada pelo fascismo e este n&atilde;o &eacute; um fen&ocirc;meno ligado a apenas um tempo hist&oacute;rico &nbsp; &nbsp;Prefaciar (n&atilde;o) &eacute; preciso e ao aventurar-se pelas palavras que buscam nos insuflar a aprender a pensar partindo de outro lugar; que nos mobiliza a aprender a escutar em um mundo ensurdecido; que nos provoca a caminhar contra os ventos dos totalitarismos e assim, pois, podemos nos libertar fazendo uma travessia, e nela assumir um pensar, um jeito de orientar aquele que deseja atravessar o horizonte aberto, que &eacute; perigoso e pode efetivar um perder-se no canto do infinito, no canto doce e indeterminado das sereias que n&atilde;o cantam tal qual as baleias.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;Prefaciar (n&atilde;o) &eacute; preciso e ao aventurar-se pelas palavras que buscam nos insuflar a aprender a pensar partindo de outro lugar; que n &nbsp; &nbsp;Parab&eacute;ns, escritoras e escritores, pela produ&ccedil;&atilde;o textual, pelo per&iacute;metro aberto, que &eacute; perigoso! Parab&eacute;ns pela travessia, pois somente se atravessa o encanto do mar aberto ao se estar aprisionado no mastro dos arrabaldes, das ideias, nas cordas dos limites, nas fronteiras do n&atilde;o pensado, pois s&oacute; &eacute; poss&iacute;vel pensar sobre o que n&atilde;o foi pensado. Esse &eacute; seu exerc&iacute;cio: investigar, engajar-se e trabalhar na promo&ccedil;&atilde;o m&uacute;tua da emancipa&ccedil;&atilde;o humana.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;Parab&eacute;ns, escritoras e escritores, pela produ&ccedil;&atilde;o textual, pelo per&iacute;metro aberto, que &eacute; perigoso! Parab&eacute;ns <br />\r\n <strong>Salvador, maio de 2020<br />\r\n Prof. Dr. &Eacute;verton Nery Carneiro (UNEB)</strong> """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ &Eacute;verton Nery Carneiro,<br />\r\n Francisca Geny Lustosa,<br />\r\n Pedro Francisco Gonz&aacute;lez. """ "conselho_editorial" => """ &Eacute;verton Nery Carneiro - UNEB<br />\r\n Francisca Geny Lustosa - UFC<br />\r\n Isrhael Mendes da Fonseca - UECE<br />\r\n Pedro Francisco Gonz&aacute;lez - UAC<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE """ "ficha_catalografica" => "5efe030187d54_02072020125337.pdf" "arquivo" => "5f2d6ec937495_07082020121001.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-06-15 12:59:35" "updated_at" => "2022-02-23 11:08:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 12 de junho de 2020

Resumo

JOAQUIM MANUEL DE MACEDO CONSAGROU-SE COMO ROMANCISTA E TEATRÓLOGO NO SEGUNDO REINADO. NO ENTANTO, A CARREIRA LITERÁRIA NÃO IMPEDIU QUE ELE SE DEDICASSE À DOCÊNCIA, À PESQUISA HISTÓRICA E AO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL EM UM MOMENTO CRUCIAL PARA A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA BRASILEIRA, O ESTABELECIMENTO DE DIRETRIZES EDUCACIONAIS NO PAÍS E O ADVENTO DE UM MERCADO EDITORIAL, PREOCUPADO, TAMBÉM, COM A DIFUSÃO DE MANUAIS DIDÁTICOS. NESSE SENTIDO, ESTE ARTIGO BUSCA RECUPERAR A TRAJETÓRIA DO FAMIGERADO “ESCRITOR DE ITABORAÍ” COMO PROFESSOR E, A PARTIR DELA, PENSAR O LUGAR SOCIAL DA DOCÊNCIA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.