A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? UMA AÇÃO INTEGRATIVA DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE TEM COMO OBJETIVO APERFEIÇOAR A FORMAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA POR MEIO DE MÉTODOS PR?TICOS, PERMITINDO A ENTRADA DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA APÓS A SEGUNDA METADE DE SEU CURSO. ESSE PROCESSO DEVE ENGLOBAR, ENTRE OUTRAS QUESTÕES, REGÊNCIA DE SALA DE AULA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS, PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS NA ESCOLA E DE CUNHO ACADÊMICO, ACOMPANHADAS POR UM PROFESSOR PRECEPTOR (PROFISSIONAL QUE JÁ ATUA NA ESCOLA E QUE POSSUI EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ENSINO DO ALUNO DE LICENCIATURA) E ORIENTADA POR UM DOCENTE DA SUA UNIVERSIDADE (INSTITUIÇÃO FORMADORA). A RESIDÊNCIA, EM CONJUNTO COM OS DEMAIS PROGRAMAS DA CAPES, FOCA NO PENSAMENTO DE QUE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA DEVE PROMOVER AOS DISCENTES, HABILIDADES, MEIOS E MÉTODOS QUE LHES POSSIBILITEM REALIZAR UM ENSINO DE QUALIDADE NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (CAPES 2018)
A EDUCAÇÃO FÍSICA POSSUI UM PAPEL FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS TURMAS, POSSIBILITANDO A TRANSMISSÃO DE VALORES ATRAVÉS DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS PELO PROFESSOR DA DISCIPLINA. SEGUNDO GUIMAR?ES ET AL (2001), O PROFESSOR ATUA COMO PONTO DE ORIENTAÇÃO QUE OS ALUNOS DEVEM OBSERVAR, POIS ELE ? O INÍCIO E O FIM DO QUE SE HÁ PARA FAZER. ELE REPRESENTA NÃO S? A AUTORIDADE ADULTA E A NECESSIDADE DE ORDEM E DISCIPLINA, COMO TAMBÉM VALORES DE CONHECIMENTO.