NO PRESENTE TRABALHO, PRETENDEMOS DISCUTIR, A PARTIR DE NOSSA EXPERIÊNCIA COM O PIBID-UEPB (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA) E DE UM REFERENCIAL TEÓRICO AUXILIAR, OS ENTRAVES E A IMPORTÂNCIA DA SUPERAÇÃO DESTES, PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03 NA PRÁTICA DOCENTE DA DISCIPLINA HISTÓRIA. PARA ALCANÇAR OS RESULTADOS, SOMADO AS ANOTAÇÕES DAQUILO QUE FORA OBSERVADO NAS AULAS DE HISTÓRIA DAS ESCOLAS QUE CIRCULAMOS, ELABORAMOS UM QUESTIONÁRIO SOBRE AS IMPRESSÕES DAS (OS) PROFESSORAS (ES) SUPERVISORAS (ES) AO QUE SE REFERIA AO ENSINO ?TNICO-RACIAL E ? LEI QUE OBRIGA SUA APLICAÇÃO NO CONTEÚDO ESCOLAR. BUSCAMOS COM ELE, ENFATIZAR A NECESSIDADE HISTÓRICA DA PRESENÇA DAS QUESTÕES ?TNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO E NA PRÁTICA EDUCACIONAL, E DENTRO DESTE CEN?RIO, O VALOR DO PIBID PARA PROMOÇÃO DE UM PROCESSO DE ROMPIMENTO COM OS CAMINHOS COMUNS TOMADOS NA TRAJETÓRIA DO LICENCIADO. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS E.M.E.F. HENRIQUE DE ALMEIDA (ITAPOROROCA - PB), CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO (GUARABIRA- PB) E ESCOLA RODRIGUES DE CARVALHO (ARAÇAGI- PB), TANTO NO ENSINO FUNDAMENTAL QUANTO NO ENSINO MÉDIO, ARRECADANDO UMA VARIEDADE PARA NOSSAS OBSERVAÇÕES SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E SUAS POSSIBILIDADES, NO RELATIVO ? CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE ONDE SE RESSIGNIFIQUE OS LUGARES DOS INDIV?DUOS NA SOCIEDADE.