Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Palavra-chaves: PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL, EDUCAÇÃO BÁSICA Pôster (PO) GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
0 of 0
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64593 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 44 "inscrito_id" => 440 "titulo" => "O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "resumo" => "O PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID), QUE CONTA COM FOMENTO DA CAPES, ? ATUALMENTE UM SIGNIFICATIVO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ÂMBITO NACIONAL QUE ENVOLVE DIVERSOS CURSOS DE LICENCIATURAS E DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SUPERIOR. CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA SOCIAL E ACADÊMICA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO REFERIDO PROGRAMA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS E EX-BOLSISTAS DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DA UEPB C?MPUS III. PARA TANTO, DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO ESTE ESTUDO ? DE NATUREZA QUALITATIVA E FORAM UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS: A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, E ENTREVISTAS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO COM OS CINCO BOLSISTAS (DOS VINTE E QUATRO QUE PARTICIPAM DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA/CH/UEPB) DO NOVO PIBID QUE ATUAM NO PROGRAMA DESDE 2018 ATÉ OS DIAS ATUAIS E OUTROS QUATRO DE VERS?ES ANTERIORES DO PIBID DE PEDAGOGIA. FORAM CONSULTADOS: O SITE DA CAPES E ESTUDOS DE AUTORES, TAIS COMO GERHARDT E SILVEIRA (2009), SILVA (2015), BARROSO (2019): , PIMENTA E LIMA (2004) E LIMA (2006). OS RESULTADOS DESTA PESQUISA MOSTRAM QUE ESTE PROGRAMA FAZ SIGNIFICATIVA DIFEREN?A NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES E TEM IMPACTO POSITIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS. ALÉM DISSO, COLABORA COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.O PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID), QUE CONTA COM FOMENTO DA CAPES, ? ATUALMENTE UM SIGNIFICATIVO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ÂMBITO" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID440_08102019215345.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA REGINA FERNANDES BENICIO" "autor_nome_curto" => "DEBORA" "autor_email" => "debora_rfb@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64593 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 44 "inscrito_id" => 440 "titulo" => "O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "resumo" => "O PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID), QUE CONTA COM FOMENTO DA CAPES, ? ATUALMENTE UM SIGNIFICATIVO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ÂMBITO NACIONAL QUE ENVOLVE DIVERSOS CURSOS DE LICENCIATURAS E DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SUPERIOR. CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA SOCIAL E ACADÊMICA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO REFERIDO PROGRAMA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS E EX-BOLSISTAS DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DA UEPB C?MPUS III. PARA TANTO, DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO ESTE ESTUDO ? DE NATUREZA QUALITATIVA E FORAM UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS: A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, E ENTREVISTAS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO COM OS CINCO BOLSISTAS (DOS VINTE E QUATRO QUE PARTICIPAM DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA/CH/UEPB) DO NOVO PIBID QUE ATUAM NO PROGRAMA DESDE 2018 ATÉ OS DIAS ATUAIS E OUTROS QUATRO DE VERS?ES ANTERIORES DO PIBID DE PEDAGOGIA. FORAM CONSULTADOS: O SITE DA CAPES E ESTUDOS DE AUTORES, TAIS COMO GERHARDT E SILVEIRA (2009), SILVA (2015), BARROSO (2019): , PIMENTA E LIMA (2004) E LIMA (2006). OS RESULTADOS DESTA PESQUISA MOSTRAM QUE ESTE PROGRAMA FAZ SIGNIFICATIVA DIFEREN?A NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES E TEM IMPACTO POSITIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS. ALÉM DISSO, COLABORA COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.O PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID), QUE CONTA COM FOMENTO DA CAPES, ? ATUALMENTE UM SIGNIFICATIVO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ÂMBITO" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID440_08102019215345.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA REGINA FERNANDES BENICIO" "autor_nome_curto" => "DEBORA" "autor_email" => "debora_rfb@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID), QUE CONTA COM FOMENTO DA CAPES, ? ATUALMENTE UM SIGNIFICATIVO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ÂMBITO NACIONAL QUE ENVOLVE DIVERSOS CURSOS DE LICENCIATURAS E DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SUPERIOR. CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA SOCIAL E ACADÊMICA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO REFERIDO PROGRAMA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS E EX-BOLSISTAS DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DA UEPB C?MPUS III. PARA TANTO, DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO ESTE ESTUDO ? DE NATUREZA QUALITATIVA E FORAM UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS: A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, E ENTREVISTAS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO COM OS CINCO BOLSISTAS (DOS VINTE E QUATRO QUE PARTICIPAM DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA/CH/UEPB) DO NOVO PIBID QUE ATUAM NO PROGRAMA DESDE 2018 ATÉ OS DIAS ATUAIS E OUTROS QUATRO DE VERS?ES ANTERIORES DO PIBID DE PEDAGOGIA. FORAM CONSULTADOS: O SITE DA CAPES E ESTUDOS DE AUTORES, TAIS COMO GERHARDT E SILVEIRA (2009), SILVA (2015), BARROSO (2019): , PIMENTA E LIMA (2004) E LIMA (2006). OS RESULTADOS DESTA PESQUISA MOSTRAM QUE ESTE PROGRAMA FAZ SIGNIFICATIVA DIFEREN?A NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES E TEM IMPACTO POSITIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS. ALÉM DISSO, COLABORA COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.