ESTE TRABALHO, TEM POR OBJETIVO GERAL DESENVOLVER UMA ABORDAGEM ? RESPEITO DA FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA E DE SUAS DIFICULDADES EM ALFABETIZAR. TENDO COMO OBJETIVOS ESPEC?FICOS, COMPREENDER COMO LIDA COM EVENTUAIS DIFICULDADES E OBSERVAR QUE PROVIDÊNCIAS O (A)S PROFESSORES (A)S ALFABETIZADORES (A)S TOMAM A PARTIR DO SURGIMENTO DAS MESMAS. ENTRETANTO, ESSE ESTUDO CENTRA-SE NUMA PESQUISA QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA, DO TIPO DE PESQUISA QUE ENVOLVE UMA ENTREVISTA COM UMA PROFESSORA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE AROEIRAS-PB, ONDE PROCURAMOS COMPREENDER QUAIS AS REFLEXÕES QUE A MESMA TEM SOBRE O QUE VEM A SER ?ALFABETIZAÇÃO?, E QUAIS AS DIFICULDADES QUE ENCONTRA PARA ALFABETIZAR, JÁ QUE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DO INDIV?DUO ? BASTANTE COMPLEXO, E QUE EXIGE UMA MAIOR ATENÇÃO E DEDICAÇÃO DO (A) PROFESSOR (A) PARA QUE ASSIM O MESMO SEJA INSERIDO NO MUNDO DA LEITURA. COMO APORTE TEÓRICO, FORAM UTILIZADAS AS CONTRIBUIÇÕES DE KLEIMAN (2001) PARA UMA COMPREENSÃO MAIS APROFUNDADA SOBRE A TEMÁTICA ALFABETIZAÇÃO; CARVALHO (S.D) QUE POSSIBILITOU UMA COMPREENSÃO SOBRE OS PERFIS DE EDUCADORES, E AS COLABORAÇÕES DE BRAGAGNOLO (S.D) QUE RESSALTA A IMPORTÂNCIA DE SE ATENTAR PARA OS DIFERENTES CONTEXTOS, COM OS QUAIS OS PROFESSORES LIDAM COTIDIANAMENTE. ENTRETANTO, A PARTIR DESSA PESQUISA FOI POSSÍVEL CONSTATAR A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS (AS) PROFESSORES (AS) E QUE BUSQUE ATENDER AS NECESSIDADES DOS ALUNOS DE ACORDO COM SUAS PARTICULARIDADES, PROMOVENDO ASSIM A INCLUSÃO DE TODOS NO ÂMBITO DA SALA DE AULA, INDEPENDENTE DE SUAS DIFICULDADES E CRIANDO SUBS?DIOS PARA ISSO.