Artigo Anais IV DESFAZENDO GÊNERO

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E JOVENS MULHERES VULNERÁVEIS: DISCRIMINAÇÃO OU SUPERAÇÃO?

Palavra-chaves: JOVENS, DISCRIMINAÇÃO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Comunicação Oral (CO) ST 09: DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: DESAFIOS ATUAIS E INTERLOCUÇÕES COM A CIÊNCIA & TECNOLOGIA (C&T) E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
0 of 0
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64098 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 925 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E JOVENS MULHERES VULNERÁVEIS: DISCRIMINAÇÃO OU SUPERAÇÃO?" "resumo" => "ESTE ARTIGO CONTRIBUI COM AS DISCUSSÕES ACERCA DO DEBATE DE “CORPOS DISSIDENTES, CORPOS RESISTENTES: DO CAOS À LAMA”, TEMA DO SIMPÓSIO TEMÁTICO DO IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO E APRESENTA UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE ALGUNS RESULTADOS DAS PESQUISAS EMPÍRICAS DE TRABALHOS ACADÊMICOS NO QUE TANGE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO COM ENFOQUE NA CATEGORIA SOCIOLÓGICA JUVENTUDES. OS RELATOS DE JOVENS DISCENTES DO SEXO FEMININO EVIDENCIAM UMA DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NA ACADEMIA, NO QUE SE REFERE EM: VENCER O PRECONCEITO POR OPTAREM POR CURSOS DAS “CIÊNCIAS DURAS” CONSIDERADO UM REDUTO MASCULINO; PELA NATURALIZAÇÃO DE QUE AS MULHERES NÃO SÃO CAPAZES DE REALIZAREM CÁLCULOS MATEMÁTICOS; REPRODUZINDO AS FALÁCIAS DE QUE EXISTEM CURSOS DE HOMENS E CURSOS DE MULHERES, DENTRE OUTRAS FORMAS. DESTARTE, RESSALTA-SE QUE ALÉM DAS JOVENS ALUNAS SEREM ORIUNDAS DA CLASSE TRABALHADORA, NAS QUAIS AS OPORTUNIDADES DE MATERIALIZAÇÃO DOS PROJETOS DE VIDA E DA CONDIÇÃO JUVENIL SÃO MAIS ESCASSAS, NÃO RARAS VEZES, AO INGRESSAREM EM CURSOS HEGEMONICAMENTE MASCULINOS PRECISAM “TRANSGREDIR” O STATUS QUO OU SE “AUTOVIOLENTAR” PARA PERMANECEREM ESTUDANDO. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA DESCRITIVA E ANALÍTICA DOS PRINCIPAIS RELATOS DE JOVENS MULHERES QUE CONTRARIAM E RESISTEM AS BARREIRAS QUE SE LHES APRESENTAM DE DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO, À LUZ DA TEORIA DA SOCIOLOGIA DO TRABALHO FRANCESA, COM BASE MARXISTA E, DE AUTORES E DOCUMENTOS QUE DIALOGUEM COM AS JUVENTUDES. ASSIM, ESPERA-SE QUE AS DISCUSSÕES SOBRE A PRÁTICA DE REPRODUÇÃO DE DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA POSSAM PROPORCIONAR MAIOR VISIBILIDADE, UMA VEZ QUE PODEM OCORRER DE FORMA SUTIL E, MAIOR RESISTÊNCIA NO ENFRENTAMENTO POR PARTE DAS VÍTIMAS.ESTE ARTIGO CONTRIBUI COM AS DISCUSSÕES ACERCA DO DEBATE DE “CORPOS DISSIDENTES, CORPOS RESISTENTES: DO CAOS À LAMA”, TEMA DO SIMPÓSIO TEMÁTICO DO IV SEMINÁRIO " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 09: DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: DESAFIOS ATUAIS E INTERLOCUÇÕES COM A CIÊNCIA & TECNOLOGIA (C&T) E A EDUCAÇÃO PROFISSIONALST 09: DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: DESAFIOS ATUAIS E INTERLOCUÇÕES COM A CIÊNCIA & TECNOLOGIA (C&T) E A EDUCAÇÃO PROFIS" "palavra_chave" => "JOVENS, DISCRIMINAÇÃO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA27_ID925_10072019203439.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLORIA CRISTINA PEREIRA GOMIDES GOMES" "autor_nome_curto" => "GLÓRIA GOMIDES" "autor_email" => "gcgomes25@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64098 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 925 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E JOVENS MULHERES VULNERÁVEIS: DISCRIMINAÇÃO OU SUPERAÇÃO?" "resumo" => "ESTE ARTIGO CONTRIBUI COM AS DISCUSSÕES ACERCA DO DEBATE DE “CORPOS DISSIDENTES, CORPOS RESISTENTES: DO CAOS À LAMA”, TEMA DO SIMPÓSIO TEMÁTICO DO IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO E APRESENTA UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE ALGUNS RESULTADOS DAS PESQUISAS EMPÍRICAS DE TRABALHOS ACADÊMICOS NO QUE TANGE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO COM ENFOQUE NA CATEGORIA SOCIOLÓGICA JUVENTUDES. OS RELATOS DE JOVENS DISCENTES DO SEXO FEMININO EVIDENCIAM UMA DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NA ACADEMIA, NO QUE SE REFERE EM: VENCER O PRECONCEITO POR OPTAREM POR CURSOS DAS “CIÊNCIAS DURAS” CONSIDERADO UM REDUTO MASCULINO; PELA NATURALIZAÇÃO DE QUE AS MULHERES NÃO SÃO CAPAZES DE REALIZAREM CÁLCULOS MATEMÁTICOS; REPRODUZINDO AS FALÁCIAS DE QUE EXISTEM CURSOS DE HOMENS E CURSOS DE MULHERES, DENTRE OUTRAS FORMAS. DESTARTE, RESSALTA-SE QUE ALÉM DAS JOVENS ALUNAS SEREM ORIUNDAS DA CLASSE TRABALHADORA, NAS QUAIS AS OPORTUNIDADES DE MATERIALIZAÇÃO DOS PROJETOS DE VIDA E DA CONDIÇÃO JUVENIL SÃO MAIS ESCASSAS, NÃO RARAS VEZES, AO INGRESSAREM EM CURSOS HEGEMONICAMENTE MASCULINOS PRECISAM “TRANSGREDIR” O STATUS QUO OU SE “AUTOVIOLENTAR” PARA PERMANECEREM ESTUDANDO. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA DESCRITIVA E ANALÍTICA DOS PRINCIPAIS RELATOS DE JOVENS MULHERES QUE CONTRARIAM E RESISTEM AS BARREIRAS QUE SE LHES APRESENTAM DE DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO, À LUZ DA TEORIA DA SOCIOLOGIA DO TRABALHO FRANCESA, COM BASE MARXISTA E, DE AUTORES E DOCUMENTOS QUE DIALOGUEM COM AS JUVENTUDES. ASSIM, ESPERA-SE QUE AS DISCUSSÕES SOBRE A PRÁTICA DE REPRODUÇÃO DE DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA POSSAM PROPORCIONAR MAIOR VISIBILIDADE, UMA VEZ QUE PODEM OCORRER DE FORMA SUTIL E, MAIOR RESISTÊNCIA NO ENFRENTAMENTO POR PARTE DAS VÍTIMAS.ESTE ARTIGO CONTRIBUI COM AS DISCUSSÕES ACERCA DO DEBATE DE “CORPOS DISSIDENTES, CORPOS RESISTENTES: DO CAOS À LAMA”, TEMA DO SIMPÓSIO TEMÁTICO DO IV SEMINÁRIO " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 09: DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: DESAFIOS ATUAIS E INTERLOCUÇÕES COM A CIÊNCIA & TECNOLOGIA (C&T) E A EDUCAÇÃO PROFISSIONALST 09: DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: DESAFIOS ATUAIS E INTERLOCUÇÕES COM A CIÊNCIA & TECNOLOGIA (C&T) E A EDUCAÇÃO PROFIS" "palavra_chave" => "JOVENS, DISCRIMINAÇÃO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA27_ID925_10072019203439.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLORIA CRISTINA PEREIRA GOMIDES GOMES" "autor_nome_curto" => "GLÓRIA GOMIDES" "autor_email" => "gcgomes25@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 13 de novembro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO CONTRIBUI COM AS DISCUSSÕES ACERCA DO DEBATE DE “CORPOS DISSIDENTES, CORPOS RESISTENTES: DO CAOS À LAMA”, TEMA DO SIMPÓSIO TEMÁTICO DO IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO E APRESENTA UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE ALGUNS RESULTADOS DAS PESQUISAS EMPÍRICAS DE TRABALHOS ACADÊMICOS NO QUE TANGE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO COM ENFOQUE NA CATEGORIA SOCIOLÓGICA JUVENTUDES. OS RELATOS DE JOVENS DISCENTES DO SEXO FEMININO EVIDENCIAM UMA DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NA ACADEMIA, NO QUE SE REFERE EM: VENCER O PRECONCEITO POR OPTAREM POR CURSOS DAS “CIÊNCIAS DURAS” CONSIDERADO UM REDUTO MASCULINO; PELA NATURALIZAÇÃO DE QUE AS MULHERES NÃO SÃO CAPAZES DE REALIZAREM CÁLCULOS MATEMÁTICOS; REPRODUZINDO AS FALÁCIAS DE QUE EXISTEM CURSOS DE HOMENS E CURSOS DE MULHERES, DENTRE OUTRAS FORMAS. DESTARTE, RESSALTA-SE QUE ALÉM DAS JOVENS ALUNAS SEREM ORIUNDAS DA CLASSE TRABALHADORA, NAS QUAIS AS OPORTUNIDADES DE MATERIALIZAÇÃO DOS PROJETOS DE VIDA E DA CONDIÇÃO JUVENIL SÃO MAIS ESCASSAS, NÃO RARAS VEZES, AO INGRESSAREM EM CURSOS HEGEMONICAMENTE MASCULINOS PRECISAM “TRANSGREDIR” O STATUS QUO OU SE “AUTOVIOLENTAR” PARA PERMANECEREM ESTUDANDO. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA DESCRITIVA E ANALÍTICA DOS PRINCIPAIS RELATOS DE JOVENS MULHERES QUE CONTRARIAM E RESISTEM AS BARREIRAS QUE SE LHES APRESENTAM DE DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO, À LUZ DA TEORIA DA SOCIOLOGIA DO TRABALHO FRANCESA, COM BASE MARXISTA E, DE AUTORES E DOCUMENTOS QUE DIALOGUEM COM AS JUVENTUDES. ASSIM, ESPERA-SE QUE AS DISCUSSÕES SOBRE A PRÁTICA DE REPRODUÇÃO DE DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA POSSAM PROPORCIONAR MAIOR VISIBILIDADE, UMA VEZ QUE PODEM OCORRER DE FORMA SUTIL E, MAIOR RESISTÊNCIA NO ENFRENTAMENTO POR PARTE DAS VÍTIMAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.