AS “BICHAS” RESISTEM E REINVENTAM A ESCOLA – Á MEDIDA DO POSSÍVEL: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE EXPERIÊNCIAS ESCOLARES LGBT EM FORTALEZA/CE.
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64041 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 43 "inscrito_id" => 1026 "titulo" => "AS “BICHAS” RESISTEM E REINVENTAM A ESCOLA – Á MEDIDA DO POSSÍVEL: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE EXPERIÊNCIAS ESCOLARES LGBT EM FORTALEZA/CE." "resumo" => "FRUTO DO DIÁLOGO TEÓRICO-METODOLÓGICO ENTRE A ANTROPOLOGIA E A EDUCAÇÃO, ESSA PESQUISA, DE CARÁTER QUALITATIVO E DE PERSPECTIVA ETNOGRÁFICA TAL QUAL PENSADA POR PEIRANO (2014), FOI REALIZADA EM 2017 EM ESCOLAS PÚBLICAS DA PERIFERIA DE FORTALEZA. A INTENÇÃO DO TEXTO É EXPLORAR A MISCELÂNEA DE EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES LGBT QUE TOMAM LUGAR NO SEIO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES INVESTIGADAS, COMPREENDENDO A RELAÇÃO QUE ESTABELECEM COM O UNIVERSO ESCOLAR E ANALISANDO COMO TAIS JOVENS EXPERIMENTAM O TEMPO DA ESCOLA. APESAR DE O DISCURSO OFICIAL ESCOLAR PARTIR DE UMA SUPOSTA IGUALDADE DE TRATAMENTO E MODOS SIMILARES DE VIVER A ESCOLA, A PESQUISA VERIFICOU A SEXUALIDADE COMO POTENTE MARCADOR SOCIAL DA DIFERENÇA, OBSERVANDO COMO A HUMILHAÇÃO, INVISIBILIDADE E AUSÊNCIA DE RECONHECIMENTO MARCAM FORTEMENTE OS JOVENS INTERLOCUTORES. APESAR DISSO, A EXISTÊNCIA – E RESISTÊNCIA – DE UMA JUVENTUDE DESCOLADA DAS NORMAS HEGEMÔNICAS DO GÊNERO (BUTLER, 2012) ABALA AS ESTRUTURAS DOS ESPAÇOS ESCOLARES QUE DESEJAM PRODUZIR CORPOS E SUBJETIVIDADES “NORMAIS” (LOURO, 2000; FOUCAULT, 1988). ASSIM, APESAR DAS TENTATIVAS DE APAGAMENTO E ANIQUILAMENTO DAS EXISTÊNCIAS E SUBJETIVIDADES DESVIADAS, ESTAS CONTINUAM A EXISTIR, RESISTINDO À VIOLÊNCIA PERPETRADA, CRIANDO FISSURAS NA HETERONORMA QUE REGE OS ESPAÇOS ESCOLARES. SE A ESCOLA OS FAZ ACREDITAR, COTIDIANAMENTE, QUE ALI NÃO HÁ ESPAÇO PARA SUAS AFETIVIDADES E EXISTÊNCIAS, AS “BICHAS” ENFRENTAM – DE DIFERENTES FORMAS E INTENSIDADES – AS INÚMERAS FORMAS DE OPRESSÃO ENGENDRADAS NAS ESCOLAS E RESISTEM, MESMO QUE NAS BORDAS, À ORDEM ESTABELECIDA, VISANDO APROVEITAR AS VANTAGENS SOCIAIS QUE A EXPERIÊNCIA ESCOLAR FORMAL TRAZ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "JUVENTUDE LGBT, EXPERIÊNCIAS ESCOLARES, GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA30_ID1026_07082019202834.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RICARDO MARQUES BRAGA" "autor_nome_curto" => "RICARDO BRAGA" "autor_email" => "ricardo_sociologia@hotmai" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64041 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 43 "inscrito_id" => 1026 "titulo" => "AS “BICHAS” RESISTEM E REINVENTAM A ESCOLA – Á MEDIDA DO POSSÍVEL: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE EXPERIÊNCIAS ESCOLARES LGBT EM FORTALEZA/CE." "resumo" => "FRUTO DO DIÁLOGO TEÓRICO-METODOLÓGICO ENTRE A ANTROPOLOGIA E A EDUCAÇÃO, ESSA PESQUISA, DE CARÁTER QUALITATIVO E DE PERSPECTIVA ETNOGRÁFICA TAL QUAL PENSADA POR PEIRANO (2014), FOI REALIZADA EM 2017 EM ESCOLAS PÚBLICAS DA PERIFERIA DE FORTALEZA. A INTENÇÃO DO TEXTO É EXPLORAR A MISCELÂNEA DE EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES LGBT QUE TOMAM LUGAR NO SEIO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES INVESTIGADAS, COMPREENDENDO A RELAÇÃO QUE ESTABELECEM COM O UNIVERSO ESCOLAR E ANALISANDO COMO TAIS JOVENS EXPERIMENTAM O TEMPO DA ESCOLA. APESAR DE O DISCURSO OFICIAL ESCOLAR PARTIR DE UMA SUPOSTA IGUALDADE DE TRATAMENTO E MODOS SIMILARES DE VIVER A ESCOLA, A PESQUISA VERIFICOU A SEXUALIDADE COMO POTENTE MARCADOR SOCIAL DA DIFERENÇA, OBSERVANDO COMO A HUMILHAÇÃO, INVISIBILIDADE E AUSÊNCIA DE RECONHECIMENTO MARCAM FORTEMENTE OS JOVENS INTERLOCUTORES. APESAR DISSO, A EXISTÊNCIA – E RESISTÊNCIA – DE UMA JUVENTUDE DESCOLADA DAS NORMAS HEGEMÔNICAS DO GÊNERO (BUTLER, 2012) ABALA AS ESTRUTURAS DOS ESPAÇOS ESCOLARES QUE DESEJAM PRODUZIR CORPOS E SUBJETIVIDADES “NORMAIS” (LOURO, 2000; FOUCAULT, 1988). ASSIM, APESAR DAS TENTATIVAS DE APAGAMENTO E ANIQUILAMENTO DAS EXISTÊNCIAS E SUBJETIVIDADES DESVIADAS, ESTAS CONTINUAM A EXISTIR, RESISTINDO À VIOLÊNCIA PERPETRADA, CRIANDO FISSURAS NA HETERONORMA QUE REGE OS ESPAÇOS ESCOLARES. SE A ESCOLA OS FAZ ACREDITAR, COTIDIANAMENTE, QUE ALI NÃO HÁ ESPAÇO PARA SUAS AFETIVIDADES E EXISTÊNCIAS, AS “BICHAS” ENFRENTAM – DE DIFERENTES FORMAS E INTENSIDADES – AS INÚMERAS FORMAS DE OPRESSÃO ENGENDRADAS NAS ESCOLAS E RESISTEM, MESMO QUE NAS BORDAS, À ORDEM ESTABELECIDA, VISANDO APROVEITAR AS VANTAGENS SOCIAIS QUE A EXPERIÊNCIA ESCOLAR FORMAL TRAZ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "JUVENTUDE LGBT, EXPERIÊNCIAS ESCOLARES, GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA30_ID1026_07082019202834.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RICARDO MARQUES BRAGA" "autor_nome_curto" => "RICARDO BRAGA" "autor_email" => "ricardo_sociologia@hotmai" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }