A LGBTIFOBIA PRESENTE NO INTERIOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO GONÇALO – RJ.
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64010 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 111 "inscrito_id" => 573 "titulo" => "A LGBTIFOBIA PRESENTE NO INTERIOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO GONÇALO – RJ." "resumo" => "ESTE TRABALHO DE PESQUISA FOI DESENVOLVIDO EM UM COLÉGIO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO, NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO. BASEIA-SE EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO É A PESQUISA NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS (ALVES 2002). PARA A ANÁLISE DOS DADOS E LEITURA DAS NARRATIVAS DOS SUJEITOS FOI UTILIZADO O PARADIGMA INDICIÁRIO DE CARLO GINZBURG (1989). OBSERVOU-SE QUE XS ALUNXS LGBTIS, SOFREM PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS NA ESCOLA QUE SE CONFIGURAM COMO LGBTIFÓBICAS, POR PARTE DE OUTRXS ALUNXS, PROFESSORXS E FUNCIONÁRIXS E TAMBÉM POR UMA DAS COORDENADORAS, POIS A MESMA SE REFERE A ELXS EM TOM OFENSIVO. COMO CONCLUSÃO LEVANTAMOS COMO PISTA QUE A MAIOR RECEPTIVIDADE DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR COM RELAÇÃO A PESQUISA PARA ESTAR ARROLADA AO DESCONHECIMENTO DA DIREÇÃO EM RELAÇÃO À TEMÁTICA DA TRANSGENERIDADE E A COMPLEXIDADE QUE A ENVOLVE, JÁ QUE O COLÉGIO RECEBEU ESTUDANTXS TRANSGÊNERXS. OUTRO INDÍCIO TAMBÉM COLHIDO, PORÉM, A PARTIR DO MÉTODO DE OBSERVAÇÃO, FORAM AS ATITUDES LESBOFÓBICAS DE UM INSPETOR QUE CHAMA A ATENÇÃO DE UM CASAL DE LÉSBICAS ABRAÇADAS NO PÁTIO, MAS DESCONSIDERA UM CASAL HETEROSSEXUAL ABRAÇADOS PRÓXIMO A ELE, NÃO CHAMANDO A ATENÇÃO DESTE CASAL. SENDO ASSIM, PODEMOS PERCEBER PISTAS, INDÍCIOS E SINAIS DE PRÁTICAS HOMOFÓBICAS E LESBOFÓBICAS OCORRENDO NA ESCOLA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "PRÁTICAS, LGBTIFOBIA, DISCRIMINAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA30_ID573_21082019230811.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENAN CORRÊA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RENAN CORRÊA" "autor_email" => "naner_rj@hotmail.com" "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64010 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 111 "inscrito_id" => 573 "titulo" => "A LGBTIFOBIA PRESENTE NO INTERIOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO GONÇALO – RJ." "resumo" => "ESTE TRABALHO DE PESQUISA FOI DESENVOLVIDO EM UM COLÉGIO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO, NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO. BASEIA-SE EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO É A PESQUISA NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS (ALVES 2002). PARA A ANÁLISE DOS DADOS E LEITURA DAS NARRATIVAS DOS SUJEITOS FOI UTILIZADO O PARADIGMA INDICIÁRIO DE CARLO GINZBURG (1989). OBSERVOU-SE QUE XS ALUNXS LGBTIS, SOFREM PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS NA ESCOLA QUE SE CONFIGURAM COMO LGBTIFÓBICAS, POR PARTE DE OUTRXS ALUNXS, PROFESSORXS E FUNCIONÁRIXS E TAMBÉM POR UMA DAS COORDENADORAS, POIS A MESMA SE REFERE A ELXS EM TOM OFENSIVO. COMO CONCLUSÃO LEVANTAMOS COMO PISTA QUE A MAIOR RECEPTIVIDADE DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR COM RELAÇÃO A PESQUISA PARA ESTAR ARROLADA AO DESCONHECIMENTO DA DIREÇÃO EM RELAÇÃO À TEMÁTICA DA TRANSGENERIDADE E A COMPLEXIDADE QUE A ENVOLVE, JÁ QUE O COLÉGIO RECEBEU ESTUDANTXS TRANSGÊNERXS. OUTRO INDÍCIO TAMBÉM COLHIDO, PORÉM, A PARTIR DO MÉTODO DE OBSERVAÇÃO, FORAM AS ATITUDES LESBOFÓBICAS DE UM INSPETOR QUE CHAMA A ATENÇÃO DE UM CASAL DE LÉSBICAS ABRAÇADAS NO PÁTIO, MAS DESCONSIDERA UM CASAL HETEROSSEXUAL ABRAÇADOS PRÓXIMO A ELE, NÃO CHAMANDO A ATENÇÃO DESTE CASAL. SENDO ASSIM, PODEMOS PERCEBER PISTAS, INDÍCIOS E SINAIS DE PRÁTICAS HOMOFÓBICAS E LESBOFÓBICAS OCORRENDO NA ESCOLA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "PRÁTICAS, LGBTIFOBIA, DISCRIMINAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA30_ID573_21082019230811.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENAN CORRÊA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RENAN CORRÊA" "autor_email" => "naner_rj@hotmail.com" "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }