A NECESSIDADE DE DISCUTIR TEMAS RELACIONADOS AO MEIO AMBIENTE BUSCANDO A SUSTENTABILIDADE, TEM SE TORNADO FREQUENTE E NECESSÁRIO PARA O AVANÇO DE MELHORIAS NO ASPECTO AMBIENTAL ATRAVÉS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL. NESSE CONTEXTO, O AMBIENTE ESCOLAR PROPORCIONOU VERIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS DISCENTES SOBRE O GÁS CARBÔNICO INTERCONECTADO INICIALMENTE COM A TEORIA, E A AULA EXPERIMENTAL, CONTUDO, VIABILIZOU AÇÕES IMPORTANTES COMO DEBATES, ESTUDOS, ATIVIDADES SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS, TAIS COMO, POLUIÇÃO DO AR, AUMENTO DA TEMPERATURA E PRODUÇÃO DO OXIGÊNIO. O CONTATO COM O EXPERIMENTO FOMENTOU UM AUMENTO NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, COM UMA CONSIDERÁVEL MELHORA NO APRENDIZADO DOS CONCEITOS E DESPERTOU A CRIATIVIDADE PARA CRIAÇÃO DE EXPERIMENTOS, FRENTE IMPORTÂNCIA DO GÁS CARBÔNICO PARA A NATUREZA, E OS RISCOS QUE SUA EMISSÃO EM EXCESSO PROVOCA. NESSE SENTIDO FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA SOBRE O CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS SOBRE O GÁS CARBÔNICO, FOI APLICADO QUESTIONÁRIOS EM UMA TURMA DO 6º DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE-PB. A AULA PRÁTICA EXPERIMENTAL PRODUZINDO CO2 DESPERTOU O INTERESSE POSSIBILITANDO QUESTIONAMENTOS E DISCUSSÕES PRODUTIVAS NA ESCOLA. DIANTE DOS RESULTADOS, A AULA PRÁTICA EXPERIMENTAL DO GÁS CARBÔNICO É UMA FERRAMENTA DIDÁTICA IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ESTE MECANISMO SENSIBILIZA OS ESTUDANTES SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS QUE OCORREM FREQUENTEMENTE, COMO TAMBÉM AUXILIAR NO ENSINO DE FORMA TEÓRICO-PRÁTICA, TENDO EM VISTA, QUE OS TORNARÃO CIDADÃOS BEM INFORMADOS E SENSIBILIZADOS COM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, POIS POSSIBILITA MUDANÇAS DE HÁBITOS E ATITUDES PERANTE A EMISSÃO DE CO2.