AS AÇÕES DE VANDALISMO PODEM TRAZER REPERCUSSÕES NEGATIVAS PARA OS ESTUDANTES E OS DEMAIS ATORES SOCIAIS DO AMBIENTE ESCOLAR E A PRÓPRIA ESTRUTURA DA ESCOLA. MAS, QUAIS SIGNIFICADOS QUE OS ESTUDANTES ATRIBUEM AO VANDALISMO? ATÉ QUE PONTO O VANDALISMO PODE ESTAR IMPLICADO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ADOLESCENTES? DIANTE DISSO, O PRESENTE ESTUDO TEVE O OBJETIVO DE PROMOVER ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO FRENTE ÀS AÇÕES DE VANDALISMO NA ESCOLA, POR MEIO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO. DE FORMA ESPECÍFICA BUSCOU-SE: 1) AMPLIAR O CONHECIMENTO FRENTE ÀS CONSEQUÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS DAS AÇÕES DE VANDALISMO; 2) VERIFICAR MUDANÇAS NOS SIGNIFICADOS PSICOLÓGICO DO CONCEITO DE VANDALISMO; 3) PROPOR ATIVIDADES DE CUIDADO AMBIENTAL E DE EMPONDERAMENTO DA COMUNIDADE COM BASE NA TEMÁTICA VANDALISMO. PARA TANTO, O PROJETO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO OITAVO ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA, DA CIDADE DE JOÃO PESSOA, COM IDADES VARIANDO ENTRE 14 E 16 ANOS. COMO O PROJETO É DE CARÁTER INTERVENTIVO, AS AÇÕES FORAM REALIZADAS EM TRÊS MOMENTOS-CHAVE, A SABER: 1) LEVANTAMENTO DE DADOS DO GRUPO; 2) AÇÕES INTERVENTIVAS DENTRO DO ESPAÇO DA ESCOLA; E 3) REAPLICAÇÃO DO LEVANTAMENTO DOS SABERES DOS ESTUDANTES FRENTE AO VANDALISMO. OS RESULTADOS INDICARAM QUE AS AÇÕES PROPOSTAS PROMOVERAM CONHECIMENTO PARA OS ESTUDANTES, PROPORCIONANDO UMA PERCEPÇÃO MAIS ADEQUADA SOBRE O VANDALISMO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO GERAL DO APRENDENTE COMO CIDADÃO CONSCIENTE.