O RIO MORNO NASCE EM CAMARAGIBE E CORTA BAIRROS PERIFÉRICOS DA ZONA NORTE DO RECIFE. DEVIDO À UM PROCESSO INTENSO DE URBANIZAÇÃO DESENCADEADO, SOBRETUDO, EM SEU TRECHO INFERIOR, O CURSO D´ÁGUA ENCONTRA-SE BASTANTE DEGRADADO, INDICANDO GRAVES PROBLEMAS URBANOS E SOCIOAMBIENTAIS, GERADOS, A PRIORI, PELA POBREZA. NO BAIRRO DE LINHA DO TIRO, CORTADO PELO RIO, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SURGE COMO UMA ALTERNATIVA PARA A MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NEGATIVOS A PARTIR DE UMA COMPREENSÃO MAIS GERAL DOS PROBLEMAS QUE OS CERCAM E DO ESPAÇO DE VIVÊNCIA DOS EDUCANDOS. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA COMPREENDER O PROCESSO DE DEGRADAÇÃO DO RIO MORNO CONSIDERANDO A URBANIZAÇÃO DESORDENADA NAS SUAS ADJACÊNCIAS COMO A PRINCIPAL CONSEQUÊNCIA, ALÉM DE BUSCAR ENTENDER COMO A EDUCAÇÃO, MEDIANTE O ENSINO DA GEOGRAFIA, PODE CONTRIBUIR NA REDUÇÃO DA DEGRADAÇÃO, LEVANDO PARA O ESPAÇO ESCOLAR A REALIDADE DO BAIRRO ONDE A ESCOLA ESTÁ INSERIDA. O ESTUDO É RESULTADO DE UMA AÇÃO REALIZADA NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO PADRE NÉRCIO RODRIGUES, EM LINHA DO TIRO, SENDO POSSÍVEL ANALISAR A RELAÇÃO DOS EDUCANDOS COM O RIO E O ENGAJAMENTO QUE VEM SENDO CONSTRUÍDO ACERCA DAS QUESTÕES AMBIENTAIS. ADEMAIS, FOI REALIZADA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ENGLOBANDO OS TEMAS DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, ENFATIZANDO AS BUSCAS EM ESTUDOS SOBRE A SUB-BACIA DO RIO MORNO, ALÉM DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FOCANDO NO ENSINO DA GEOGRAFIA. O ESTUDO PROPÕE UMA MAIOR COMPREENSÃO DO ESPAÇO DE VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES, REFLETINDO QUANTO AOS PROBLEMAS, CONFLITOS E CONTRADIÇÕES EXISTENTES NELE QUE RESULTAM NA DEGRADAÇÃO RIO MORNO.