RESUMO
DIANTE DA PROBLEMÁTICA QUE ACARRETA A SITUAÇÃO QUE REGE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA), GERALMENTE É COMPREENDIDO COMO UMA METODOLOGIA AVALIATIVA COM OS BENEFÍCIOS EM QUE CADA INDIVÍDUO POSSA DESEMPENHAR UM PAPEL PARTICIPATIVO COMO MEMBRO ESSENCIAL DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, CONHECIMENTOS, HABILIDADES, ATITUDES E COMPETÊNCIAS VOLTADAS PARA A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. DESSA FORMA MOSTRA-SE ALGUNS DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS GERADOS PELOS DANOS CRIADOS, SOBRETUDO O DESENVOLVIMENTO PARA UM SISTEMA DE VIDA QUE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO ADOTOU, NA QUAL A ‘SOBREVIVÊNCIA’ DO HOMEM PROMOVE VÁRIAS MAZELAS AMBIENTAIS, EM VIRTUDE NA UTILIZAÇÃO EXAGERADA DOS RECURSOS NATURAIS. ESSE DESCONTROLE EXAGERADO PRIORIZOU UMA SITUAÇÃO DE CRISE INSUSTENTÁVEL PARA O MEIO AMBIENTE. O PRESENTE ESTUDO, TEM COMO OBJETIVO LIGAR E ESTABELECER A RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E QUESTÕES ABORDADA FREQUENTEMENTE EM NOSSO COTIDIANO, COMUMENTE DIVULGADA COMO ALERTA NA MÍDIA. AS QUESTÕES AMBIENTAIS PRECISAM DE UMA NOVA CONCEPÇÃO DE CONSCIÊNCIA E NECESSITAM DE NOVOS ESTUDOS DAS CIÊNCIAS QUE PERMITAM A CONSTRUÇÃO DE SABERES EM CONJUNTO, POR MEIO NOVAS TRANSFORMAÇÕES E DA EXPLORAÇÃO DOS LIMITES COM AS FRONTEIRAS QUE, SIMULTANEAMENTE, APARTAM E APROXIMAM AS DISCIPLINAS RELEVANTES AOS RECURSOS NATURAIS. O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OCORRE A PARTIR DE UM ESTUDO CIENTÍFICO QUE SATISFAÇA AS NECESSIDADES DO MOMENTO QUE PODE NÃO SUPORTAR ESSAS AÇÕES, SEM COMPROMETER A CAPACIDADE DOS DESCASOS PARA AS GERAÇÕES FUTURAS, POIS O SABER AMBIENTAL EMERGE DE UMA REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PRÓPRIA VIDA HUMANA NA TERRA. PODE-SE INFERIR QUE CONSEGUIR UM SISTEMA SUSTENTÁVEL SÓ SERÁ POSSÍVEL MEDIANTE A MEIOS E COMPROMETIMENTO COM O FUTURO DE SOBREVIVÊNCIA ESPÉCIES ATRAVÉS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. DEVE-SE BUSCAR E PROCURANDO UMA EVOLUÇÃO INTELECTUAL DO SER HUMANO, ALÉM DE INSTAURAR A EA, CADA SOCIEDADE DEVE TER MEIOS PARA IMPLANTAR O COMPROMETIMENTO PARA SE ENTENDER REALMENTE SOBRE O QUE É SUSTENTABILIDADE.