Artigo Anais I CONIMAS e III CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

ARTE RUPESTRE: O DIÁLOGO GEOGRÁFICO ENTRE A AUSTRÁLIA E O SEMIÁRIDO BRASILEIRO ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO DO CARIRI PARAIBANO

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, RECURSOS DIDÁTICOS, SEMIÁRIDO Comunicação Oral (CO) AT 07: Educação e Comunicação
0 of 0
"2019-11-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 63226 "edicao_id" => 114 "trabalho_id" => 317 "inscrito_id" => 1292 "titulo" => "ARTE RUPESTRE: O DIÁLOGO GEOGRÁFICO ENTRE A AUSTRÁLIA E O SEMIÁRIDO BRASILEIRO ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO DO CARIRI PARAIBANOARTE RUPESTRE: O DIÁLOGO GEOGRÁFICO ENTRE A AUSTRÁLIA E O SEMIÁRIDO BRASILEIRO ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA AS ESCOLAS D" "resumo" => "A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NAS ESCOLAS DO CAMPO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESPAÇO GEOGRÁFICO, OU SEJA, O MUNDO E SUAS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS. CONTUDO, PARA QUE O ENSINO DE GEOGRAFIA SEJA PROVEITOSO, DEVEM-SE CONSIDERAR AS NECESSIDADES DOS ALUNOS E O SEU DIA A DIA, POIS É FAZENDO A RELAÇÃO COM O MEIO EM QUE CONVIVEM QUE É POSSÍVEL SE TER UM ENSINO DE QUALIDADE NA GEOGRAFIA. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO, TEM POR OBJETIVO APRESENTAR A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE UM RECURSO DIDÁTICO INTITULADO “ARTE RUPESTRE: O DIÁLOGO GEOGRÁFICO ENTRE A AUSTRÁLIA E O SEMIÁRIDO BRASILEIRO”. ESSE RECURSO DIDÁTICO FOI PRODUZIDO NO ÂMBITO DO PROJETO DE EXTENSÃO REALIZADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL MARIA BALBINA, LOCALIZADA NO DISTRITO DE SANTA LUZIA MUNICÍPIO DE SERRA BRANCA - PB. PARA EXECUÇÃO DESSA PESQUISA, UTILIZAMOS OS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO, QUE FOI DIVIDIDA EM MOMENTOS DE CAPACITAÇÕES/PRODUÇÕES E EXPERIMENTAÇÃO NOS CONTEXTOS ACADÊMICO E ESCOLAR. A PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO FOI REALIZADO NA SALA DE AULA, ENVOLVENDO OS UNIVERSITÁRIOS, ALUNOS E A PROFESSORA TITULAR. VERIFICAMOS QUE O RECURSO DIDÁTICO PRODUZIDO FOI DE GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS TROUXE DE UMA FORMA CONCRETA E CONTEXTUALIZADA O ENSINO SOBRE AS ROCHAS SEDIMENTARES, METAMÓRFICAS E MAGMÁTICAS, QUE SERIAM VISUALIZADAS APENAS POR IMAGENS DO LIVRO DIDÁTICO DE UMA FORMA DISTANTE DA REALIDADE. DESTA FORMA, IDENTIFICAMOS O QUANTO FOI VÁLIDO A CONTRIBUIÇÃO DE PRODUZIR COM OS PRÓPRIOS ALUNOS ESSE RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DESTES, CONTRIBUINDO PARA UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DE QUALIDADE PARA AS ESCOLAS DO CAMPO.A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NAS ESCOLAS DO CAMPO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESPAÇO GEOGRÁFICO, OU SEJA, O MUNDO E" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, RECURSOS DIDÁTICOS, SEMIÁRIDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA41_ID1292_15102019114833.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 11:45:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANO CUSTODIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FABIANO CUSTÓDIO" "autor_email" => "fabiano.geografia@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPIA GRANDE - UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019" "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png" "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 63226 "edicao_id" => 114 "trabalho_id" => 317 "inscrito_id" => 1292 "titulo" => "ARTE RUPESTRE: O DIÁLOGO GEOGRÁFICO ENTRE A AUSTRÁLIA E O SEMIÁRIDO BRASILEIRO ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO DO CARIRI PARAIBANOARTE RUPESTRE: O DIÁLOGO GEOGRÁFICO ENTRE A AUSTRÁLIA E O SEMIÁRIDO BRASILEIRO ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA AS ESCOLAS D" "resumo" => "A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NAS ESCOLAS DO CAMPO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESPAÇO GEOGRÁFICO, OU SEJA, O MUNDO E SUAS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS. CONTUDO, PARA QUE O ENSINO DE GEOGRAFIA SEJA PROVEITOSO, DEVEM-SE CONSIDERAR AS NECESSIDADES DOS ALUNOS E O SEU DIA A DIA, POIS É FAZENDO A RELAÇÃO COM O MEIO EM QUE CONVIVEM QUE É POSSÍVEL SE TER UM ENSINO DE QUALIDADE NA GEOGRAFIA. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO, TEM POR OBJETIVO APRESENTAR A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE UM RECURSO DIDÁTICO INTITULADO “ARTE RUPESTRE: O DIÁLOGO GEOGRÁFICO ENTRE A AUSTRÁLIA E O SEMIÁRIDO BRASILEIRO”. ESSE RECURSO DIDÁTICO FOI PRODUZIDO NO ÂMBITO DO PROJETO DE EXTENSÃO REALIZADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL MARIA BALBINA, LOCALIZADA NO DISTRITO DE SANTA LUZIA MUNICÍPIO DE SERRA BRANCA - PB. PARA EXECUÇÃO DESSA PESQUISA, UTILIZAMOS OS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO, QUE FOI DIVIDIDA EM MOMENTOS DE CAPACITAÇÕES/PRODUÇÕES E EXPERIMENTAÇÃO NOS CONTEXTOS ACADÊMICO E ESCOLAR. A PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO FOI REALIZADO NA SALA DE AULA, ENVOLVENDO OS UNIVERSITÁRIOS, ALUNOS E A PROFESSORA TITULAR. VERIFICAMOS QUE O RECURSO DIDÁTICO PRODUZIDO FOI DE GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS TROUXE DE UMA FORMA CONCRETA E CONTEXTUALIZADA O ENSINO SOBRE AS ROCHAS SEDIMENTARES, METAMÓRFICAS E MAGMÁTICAS, QUE SERIAM VISUALIZADAS APENAS POR IMAGENS DO LIVRO DIDÁTICO DE UMA FORMA DISTANTE DA REALIDADE. DESTA FORMA, IDENTIFICAMOS O QUANTO FOI VÁLIDO A CONTRIBUIÇÃO DE PRODUZIR COM OS PRÓPRIOS ALUNOS ESSE RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DESTES, CONTRIBUINDO PARA UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DE QUALIDADE PARA AS ESCOLAS DO CAMPO.A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NAS ESCOLAS DO CAMPO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESPAÇO GEOGRÁFICO, OU SEJA, O MUNDO E" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, RECURSOS DIDÁTICOS, SEMIÁRIDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA41_ID1292_15102019114833.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 11:45:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANO CUSTODIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FABIANO CUSTÓDIO" "autor_email" => "fabiano.geografia@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPIA GRANDE - UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019" "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png" "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 20 de novembro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NAS ESCOLAS DO CAMPO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESPAÇO GEOGRÁFICO, OU SEJA, O MUNDO E SUAS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS. CONTUDO, PARA QUE O ENSINO DE GEOGRAFIA SEJA PROVEITOSO, DEVEM-SE CONSIDERAR AS NECESSIDADES DOS ALUNOS E O SEU DIA A DIA, POIS É FAZENDO A RELAÇÃO COM O MEIO EM QUE CONVIVEM QUE É POSSÍVEL SE TER UM ENSINO DE QUALIDADE NA GEOGRAFIA. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO, TEM POR OBJETIVO APRESENTAR A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE UM RECURSO DIDÁTICO INTITULADO “ARTE RUPESTRE: O DIÁLOGO GEOGRÁFICO ENTRE A AUSTRÁLIA E O SEMIÁRIDO BRASILEIRO”. ESSE RECURSO DIDÁTICO FOI PRODUZIDO NO ÂMBITO DO PROJETO DE EXTENSÃO REALIZADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL MARIA BALBINA, LOCALIZADA NO DISTRITO DE SANTA LUZIA MUNICÍPIO DE SERRA BRANCA - PB. PARA EXECUÇÃO DESSA PESQUISA, UTILIZAMOS OS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO, QUE FOI DIVIDIDA EM MOMENTOS DE CAPACITAÇÕES/PRODUÇÕES E EXPERIMENTAÇÃO NOS CONTEXTOS ACADÊMICO E ESCOLAR. A PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO FOI REALIZADO NA SALA DE AULA, ENVOLVENDO OS UNIVERSITÁRIOS, ALUNOS E A PROFESSORA TITULAR. VERIFICAMOS QUE O RECURSO DIDÁTICO PRODUZIDO FOI DE GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS TROUXE DE UMA FORMA CONCRETA E CONTEXTUALIZADA O ENSINO SOBRE AS ROCHAS SEDIMENTARES, METAMÓRFICAS E MAGMÁTICAS, QUE SERIAM VISUALIZADAS APENAS POR IMAGENS DO LIVRO DIDÁTICO DE UMA FORMA DISTANTE DA REALIDADE. DESTA FORMA, IDENTIFICAMOS O QUANTO FOI VÁLIDO A CONTRIBUIÇÃO DE PRODUZIR COM OS PRÓPRIOS ALUNOS ESSE RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DESTES, CONTRIBUINDO PARA UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DE QUALIDADE PARA AS ESCOLAS DO CAMPO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.