O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NAS SALAS DE AULA COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, ABORDANDO ELEMENTOS REFERENTES A CRIATIVIDADE, ENSINO E A INSPIRAÇÃO ARTÍSTICA QUE SÃO EXPOSTAS AOS ESTUDANTES. AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SÃO SEQUÊNCIAS DE PICTOGRAFIAS QUE POSSUEM UMA NARRATIVA ATRAVÉS DE BALÕES DE FALA. EXISTEM DIVERSOS TIPOS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, SENDO CADA UM PARTICULAR DE SUA REGIÃO DE ORIGEM, COMO AS COMICS DOS EUA, OS MANGÁS DO JAPÃO, AS HQS DO BRASIL. TRABALHA-SE TAMBÉM COM A UTILIZAÇÃO DE ANIMAÇÕES FEITAS ADAPTANDO-SE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ONDE TRABALHANDO COM UMA IMERSÃO AINDA MAIOR DEVIDO A INSERÇÃO DE MOVIMENTO CONTÍNUO E A SONOPLASTIA, CONSEQUENTEMENTE TRAZENDO UMA NOVA FORMA DE APRENDIZAGEM. DENTRO DESTA LÓGICA, O ARTIGO TRABALHA COM ELEMENTOS QUE PODEM SER CONSIDERADOS FUNDAMENTAIS PARA UM APRENDIZADO DIFERENCIADO EM SALA DE AULA, POIS ELE INSERE NOVAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS QUE PODEM SER TRABALHADOS E DEBATIDOS POR PROFESSORES E ALUNOS, ALÉM DE QUE AO TRABALHAR COM QUADRINHOS TRABALHAMOS COM OUTROS ELEMENTOS, COMO INTERPRETAÇÃO, DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO, CRIATIVIDADE. PRETENDE-SE ENTÃO QUE COM A INSERÇÃO DE QUADRINHOS EM SALA DE AULA TRAGA UM ENVOLVIMENTO MAIOR DOS ALUNOS EM SALA DE AULA, E UM PRAZER MAIOR EM LER E APRENDER.