Artigo Anais I CONIMAS e III CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

ALTERNATIVA PARA AULAS PRÁTICAS DE DETERMINAÇÃO DE AMIDO EM MARCAS DE MAIONESE: ESTIMULANDO A INVESTIGAÇÃO PELOS ALUNOS.

Palavra-chaves: LUGOL, ALIMENTOS, TESTE, CONTEXTUALIZAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO Pôster (PO) AT 01: Produção do Conhecimento: Para quê e para quem
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Publicado em 20 de novembro de 2019

Resumo

É COMUM, NAS AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA, PROFESSORES REALIZAREM, COMO FORMA DE DEMONSTRAR A PRESENÇA OU NÃO DE AMIDO, EM ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL, SELECIONAR PREVIAMENTE ALGUNS DESSES ALIMENTOS E MOSTRAR AOS ALUNOS, UTILIZANDO O LUGOL, A MUDANÇA DE COLORAÇÃO DO ALIMENTO PARA ROXO, QUANDO REAGE COM O AMIDO. ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA PESQUISA COM VÁRIAS MARCAS DE MAIONESE, PARA DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS APRENDIDOS EM SALA DE AULA E NOS LABORATÓRIOS, ESTIMULANDO O LADO INVESTIGATIVO DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. FORAM ADQUIRIDAS 14 MARCAS DE MAIONESE, EM FORMA DE SACHÊS. AS AMOSTRAS FORAM LEVADAS AO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL (IFPB) - CAMPUS CAMPINA GRANDE. DE CADA AMOSTRA DO PRODUTO FORAM RETIRADAS DUAS SUBAMOSTRAS A E B E DISPOSTAS SOBRE PLACAS DE PETRI PEQUENAS EM QUE FORAM ADICIONADAS 05 (CINCO) GOTAS DE LUGOL (TINTURA DE IODO A 2%), A FIM DE SE VERIFICAR A PRESENÇA OU NÃO DE AMIDO NO PRODUTO S. DAS 14 MARCAS DE MAIONESE TESTADAS PARA A PRESENÇA DE AMIDO, APENAS UMA, MARCA 4, NÃO APRESENTOU AMIDO. ESSE TRABALHO ESPERA TER CONTRIBUÍDO PARA QUE OS CONHECIMENTOS SISTEMATIZADOS E QUE SÃO TRANSFERIDOS NO AMBIENTE ESCOLAR POSSAM CHEGAR À SOCIEDADE E AJUDAR A ENTENDER A IMPORTÂNCIA DESSES CONHECIMENTOS EM SEU DIA A DIA, BEM COMO CHAMAR A ATENÇÃO DOS CONSUMIDORES DESSES ALIMENTOS PARA POSSÍVEIS FRAUDES NOS ALIMENTOS ADQUIRIDOS PARA SUA DIETA E, DESSA FORMA, TEREM CUIDADOS COM PROBLEMAS DE SAÚDE ADVINDOS DO CONSUMO DESSES ALIMENTOS.

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