Artigo Anais I CONIMAS e III CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

A MAQUETE COMO PRÉ-TEXTO PARA A RENOVAÇÃO DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA: A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NA DIMENSÃO INTERSUBJETIVA DO ENREDAMENTO DE PESSOAS

Palavra-chaves: GEOGRAFIA DA PARAÍBA, EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, ENREDAR, MAQUETE, MAQUETE Comunicação Oral (CO) AT 07: Educação e Comunicação
"2019-11-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 63074
    "edicao_id" => 114
    "trabalho_id" => 692
    "inscrito_id" => 1216
    "titulo" => "A MAQUETE COMO PRÉ-TEXTO PARA A RENOVAÇÃO DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA: A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NA DIMENSÃO INTERSUBJETIVA DO ENREDAMENTO DE PESSOAS"
    "resumo" => "ACOMPANHAMOS DURANTE AS ÚLTIMAS DÉCADAS, O EXAURIR DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA ENQUANTO TEMÁTICA PRESENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ATUALMENTE, AS AULAS DE GEOGRAFIA DA PARAÍBA, ENCONTRAM-SE RESUMIDAS A ESFERA DAS ESCOLAS PÚBLICAS. APÓS A INSTITUIÇÃO DO ENEM, EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO  COMO REFERÊNCIA DE ENTRADA EM UNIVERSIDADES E FACULDADES NO PAÍS, O ENSINO DESSES CONTEÚDOS QUE EVIDENCIAM O LOCAL, PERDEU A JUSTIFICATIVA INSTITUCIONAL, POR NÃO ESTÁ MAIS DIRETAMENTE PRESENTE EM SUAS PROVAS.  EDUCANDOS E PROFESSORES NO QUE TANGE A PREPARAÇÃO PARA O ENEM, POSSUEM NA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA ELEMENTOS MAIS QUE SUFICIENTES PARA A MANUTENÇÃO DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA, ENQUANTO REFLEXÃO NECESSÁRIA À FORMAÇÃO GEOGRÁFICA QUE SE BUSCA IMPLEMENTAR, ESPECIALMENTE, NA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESTE SENTIDO, DEFENDEMOS O USO DA ESCALA GEOGRÁFICA NAS DISCUSSÕES DE TEMÁTICAS, PARTINDO DO LOCAL, PASSANDO PELO REGIONAL E NACIONAL, ATÉ O GLOBAL. PARA TANTO, O PROJETO DE EXTENSÃO “UMA VIAGEM INTERDISCIPLINAR PELOS CAMINHOS DA PARAÍBA” DESENVOLVIDO NO CAMPUS DO IFPB CAMPINA GRANDE PROPÕEM UMA EXPERIÊNCIA DE AÇÃO-REFLEXÃO VISANDO ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DO ESTADO E DA REALIZAÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS(AS) DO CAMPUS E DA REDE PÚBLICA ESTADUAL, ENREDAR SUJEITOS EM TORNO DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA. TAL AÇÃO PEDAGÓGICA CONTA AINDA, COM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, CONCILIANDO CONHECIMENTOS EM TRÊS ÁREAS: GEOGRAFIA, HISTÓRIA E BIOLOGIA, POSSIBILITANDO AOS ENVOLVIDOS CONSTRUIR O CONHECIMENTO DE MANEIRA ARTICULADA E GRADATIVA, NO QUAL, A GEOGRAFIA DA PARAÍBA, ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO E DE SUAS PAISAGENS SE APRESENTA COMO O ALICERCE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA DA PARAÍBA, EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, ENREDAR, MAQUETE, MAQUETE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA41_ID1216_02112019215056.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:45:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO CLIMACO XIMENES NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO XIMENES"
    "autor_email" => "ximenesgeografia@gmail.co"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png"
    "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 63074
    "edicao_id" => 114
    "trabalho_id" => 692
    "inscrito_id" => 1216
    "titulo" => "A MAQUETE COMO PRÉ-TEXTO PARA A RENOVAÇÃO DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA: A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NA DIMENSÃO INTERSUBJETIVA DO ENREDAMENTO DE PESSOAS"
    "resumo" => "ACOMPANHAMOS DURANTE AS ÚLTIMAS DÉCADAS, O EXAURIR DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA ENQUANTO TEMÁTICA PRESENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ATUALMENTE, AS AULAS DE GEOGRAFIA DA PARAÍBA, ENCONTRAM-SE RESUMIDAS A ESFERA DAS ESCOLAS PÚBLICAS. APÓS A INSTITUIÇÃO DO ENEM, EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO  COMO REFERÊNCIA DE ENTRADA EM UNIVERSIDADES E FACULDADES NO PAÍS, O ENSINO DESSES CONTEÚDOS QUE EVIDENCIAM O LOCAL, PERDEU A JUSTIFICATIVA INSTITUCIONAL, POR NÃO ESTÁ MAIS DIRETAMENTE PRESENTE EM SUAS PROVAS.  EDUCANDOS E PROFESSORES NO QUE TANGE A PREPARAÇÃO PARA O ENEM, POSSUEM NA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA ELEMENTOS MAIS QUE SUFICIENTES PARA A MANUTENÇÃO DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA, ENQUANTO REFLEXÃO NECESSÁRIA À FORMAÇÃO GEOGRÁFICA QUE SE BUSCA IMPLEMENTAR, ESPECIALMENTE, NA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESTE SENTIDO, DEFENDEMOS O USO DA ESCALA GEOGRÁFICA NAS DISCUSSÕES DE TEMÁTICAS, PARTINDO DO LOCAL, PASSANDO PELO REGIONAL E NACIONAL, ATÉ O GLOBAL. PARA TANTO, O PROJETO DE EXTENSÃO “UMA VIAGEM INTERDISCIPLINAR PELOS CAMINHOS DA PARAÍBA” DESENVOLVIDO NO CAMPUS DO IFPB CAMPINA GRANDE PROPÕEM UMA EXPERIÊNCIA DE AÇÃO-REFLEXÃO VISANDO ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DO ESTADO E DA REALIZAÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS(AS) DO CAMPUS E DA REDE PÚBLICA ESTADUAL, ENREDAR SUJEITOS EM TORNO DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA. TAL AÇÃO PEDAGÓGICA CONTA AINDA, COM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, CONCILIANDO CONHECIMENTOS EM TRÊS ÁREAS: GEOGRAFIA, HISTÓRIA E BIOLOGIA, POSSIBILITANDO AOS ENVOLVIDOS CONSTRUIR O CONHECIMENTO DE MANEIRA ARTICULADA E GRADATIVA, NO QUAL, A GEOGRAFIA DA PARAÍBA, ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO E DE SUAS PAISAGENS SE APRESENTA COMO O ALICERCE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA DA PARAÍBA, EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, ENREDAR, MAQUETE, MAQUETE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA41_ID1216_02112019215056.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:45:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO CLIMACO XIMENES NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO XIMENES"
    "autor_email" => "ximenesgeografia@gmail.co"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png"
    "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de novembro de 2019

Resumo

ACOMPANHAMOS DURANTE AS ÚLTIMAS DÉCADAS, O EXAURIR DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA ENQUANTO TEMÁTICA PRESENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ATUALMENTE, AS AULAS DE GEOGRAFIA DA PARAÍBA, ENCONTRAM-SE RESUMIDAS A ESFERA DAS ESCOLAS PÚBLICAS. APÓS A INSTITUIÇÃO DO ENEM, EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO COMO REFERÊNCIA DE ENTRADA EM UNIVERSIDADES E FACULDADES NO PAÍS, O ENSINO DESSES CONTEÚDOS QUE EVIDENCIAM O LOCAL, PERDEU A JUSTIFICATIVA INSTITUCIONAL, POR NÃO ESTÁ MAIS DIRETAMENTE PRESENTE EM SUAS PROVAS. EDUCANDOS E PROFESSORES NO QUE TANGE A PREPARAÇÃO PARA O ENEM, POSSUEM NA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA ELEMENTOS MAIS QUE SUFICIENTES PARA A MANUTENÇÃO DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA, ENQUANTO REFLEXÃO NECESSÁRIA À FORMAÇÃO GEOGRÁFICA QUE SE BUSCA IMPLEMENTAR, ESPECIALMENTE, NA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESTE SENTIDO, DEFENDEMOS O USO DA ESCALA GEOGRÁFICA NAS DISCUSSÕES DE TEMÁTICAS, PARTINDO DO LOCAL, PASSANDO PELO REGIONAL E NACIONAL, ATÉ O GLOBAL. PARA TANTO, O PROJETO DE EXTENSÃO “UMA VIAGEM INTERDISCIPLINAR PELOS CAMINHOS DA PARAÍBA” DESENVOLVIDO NO CAMPUS DO IFPB CAMPINA GRANDE PROPÕEM UMA EXPERIÊNCIA DE AÇÃO-REFLEXÃO VISANDO ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DO ESTADO E DA REALIZAÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS(AS) DO CAMPUS E DA REDE PÚBLICA ESTADUAL, ENREDAR SUJEITOS EM TORNO DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA. TAL AÇÃO PEDAGÓGICA CONTA AINDA, COM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, CONCILIANDO CONHECIMENTOS EM TRÊS ÁREAS: GEOGRAFIA, HISTÓRIA E BIOLOGIA, POSSIBILITANDO AOS ENVOLVIDOS CONSTRUIR O CONHECIMENTO DE MANEIRA ARTICULADA E GRADATIVA, NO QUAL, A GEOGRAFIA DA PARAÍBA, ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO E DE SUAS PAISAGENS SE APRESENTA COMO O ALICERCE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.